Orgãos Complementares

Centro de Estudos Literários e Culturais - Acervo dos Escritores Mineiros
É um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil, generosamente doados à UFMG por seus familiares e herdeiros. Em suas salas – concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores – encontram-se exemplares raros e autografados de obras do modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural – esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento. Localizado no 3º andar da Biblioteca Universitária, no campus Pampulha da UFMG, possui sistemas de iluminação, ventilação e segurança apropriados que, junto com o trabalho de bibliotecários e técnicos especializados, garantem a boa conservação e o manuseio correto do material. Conta também com sala de reuniões e infra-estrutura operacional para pesquisadores. Presta atendimento a visitantes, órgãos oficiais, culturais e de imprensa, permitindo consulta no local, com acesso ao banco de dados da UFMG.
Telefone:
(31) 3409-4624  / Fax: (31) 3409-6029
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Centro de Estudos Portugueses
O Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG foi criado no Departamento de Letras Vernáculas em abril de 1978, por iniciativa conjugada do então cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Dr. José Roque Vieira Abranches Jordão e do professor Wilton Cardoso de Sousa, da Faculdade de Letras da UFMG, com o apoio do Prof. Eduardo Osório Cisalpino, à época Reitor da UFMG. A primeira diretora do CESP foi a professora Lélia Parreira Duarte e o primeiro Conselho de Administração do Centro contou com os professores Wilton Cardoso de Souza, Ítalo Mudado (que foi o primeiro editor do Boletim do CESP, atualmente Revista do CESP), Valmiki Vilela Guimarães e Ana Maria de Almeida.
Telefone:
(031) 3409-5134  / Fax: (031) 3409-5120
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


FaLang translation system by Faboba