Governo Federal

Modo Impressão | Voltar      

Institucional


Histórico

Diretores da FALE

70 Anos do Curso de Letras na UFMG

Cursos

Organograma

Regimento Interno

Relatórios Anuais de Atividade

Memória


 

 

HISTÓRICO

A Faculdade de Letras da UFMG (FALE) foi fundada em 26 de novembro de 1968, resultado do desmembramento da área de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras determinado pela Reforma Universitária Federal, no âmbito da qual foi aprovado o projeto da nova estrutura da UFMG pelo Decreto Lei 62.317 de 28/02/1968.

Em 23 de novembro de 1968, o então Reitor, Gerson Brito de Melo Boson, indicou a Profa. Ângela Vaz Leão Diretora pro tempore da Faculdade de Letras, com a incumbência de instalar a Congregação, propor a estrutura departamental e providenciar a eleição da lista tríplice para o provimento efetivo da Diretoria.

Em 26 de novembro de 1968, instalou-se solenemente a Congregação da Faculdade de Letras e já nesta primeira reunião foi eleita a lista tríplice para a nomeação do Diretor efetivo.

Em 28 de fevereiro de 1969, a Profa. Ângela Vaz Leão, integrante da referida lista tríplice, foi nomeada a primeira Diretora da Faculdade de Letras. Enquanto área da Faculdade de Filosofia, Letras já funcionou no Colégio Marconi, no Instituto de Educação (até 1948), no Edifício Acaiaca e no prédio da rua Carangola. Enquanto Faculdade de Letras, funcionou na Rua Carangola (5 º, 6ºe 7º andares) e, a partir de 1983, funciona em seu prédio próprio no Campus da UFMG. Quando de sua fundação, a Faculdade de Letras era estruturada em quatro departamentos: Departamento de Letras Vernáculas, Departamento de Letras Clássicas, Departamento de Letras Românicas e Departamento de Letras Germânicas.

Em 25 de outubro de 1978, deu-se o desmembramento do Departamento de Letras Vernáculas, com a criação do Departamento de Lingüística e Teoria Literária. Mais uma mudança na estrutura departamental da Faculdade de Letras foi implantada em 26 de outubro de 1988, com o desmembramento do Departamento de Lingüística e Teoria Literária em dois departamentos: Departamento de Lingüística e Departamento de Semiótica e Teoria da Literatura. Em 4 de maio de 1995, foi alterado o nome do Departamento de Letras Germânicas para Departamento de Letras Anglo-Germânicas, mantendo-se inalterada a sua constituição.

Em 7 de novembro 2002, foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFMG o Regimento da Faculdade de Letras( Resolução 12/2002) que aboliu a estrutura departamental no âmbito da Unidade. Essa nova estrutura, inédita no âmbito das IFES brasileiras, foi concebida a partir da aprovação do novo Estatuto da UFMG, em vigor desde 5 de julho de 1999, que faculta as suas unidades acadêmicas a opção por estruturas diferentes da estrutura departamental.

A nova estrutura da Faculdade de Letras foi implantada em 14 de março de 2003.

Voltar ao menu


 

 

DIRETORES

Ângela Vaz Leão
Wilton Cardoso de Souza (Vice-Diretor)

Iria Maria Renault de Castro e Silva
Maria Luiza Ramos (Vice-Diretora)

Eunice Dutra Galéry
Cleonice Pais Mourão (Vice-Diretora)

Johnny José Mafra
Maria da Conceição Magalhães Vaz de Melo (Vice-Diretora)

Maria da Conceição Magalhães Vaz de Melo
Vanda de Oliveira Bittencourt (Vice-Diretora)

Melânia Silva Aguiar
Maria Lúcia Brandão Freire de Mello (Vice-Diretora)

Jacyntho José Lins Brandão
Maria Eneida Victor de Faria (Vice-Diretora)

Rosângela Borges Lima
Prosolina Alves Marra (Vice-Diretora)

Eliana Amarante de Mendonça Mendes
Veronika D.E.B. Benn-Ibler (Vice-Diretora)
(mandato 26/05/98 a 25/05/2002)

Eliana Amarante de Mendonça Mendes
Veronika D.E.B. Benn-Ibler (Vice-Diretora)
(mandato 26/05/2002 a 25/05/2006)

Jacyntho José Brandão
Wander Emediato de Souza (Vice-Diretor)
(mandato 26/05/2006 a 25/05/2010)

Prof. Luiz Francisco Dias (Diretor)
Profa. Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet (Vice-Diretora)
Mandato: 05/05/2010 a 04/05/2014

 

 

Voltar ao menu


 

 

CURSOS

A Faculdade de Letras oferece cursos em nível de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Em nível de Graduação, a FALE oferece 12 habilitações nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, nos turnos diurno e noturno. .
Detalhes:
Colegiado de Graduação

Contamos com dois Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos ( mestrado, doutorado e especialização em Inglês) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (mestrado e doutorado) As aulas de Pós-Graduação são oferecidas no turno da tarde.
Informações:
Poslin
Poslit

Através de seu Centro de Extensão (CENEX), a Faculdade de Letras oferece para a comunidade, intra- e extra-muros, cursos de extensão de línguas estrangeiras modernas – alemão, italiano, inglês, francês, espanhol e japonês – além dos cursos de línguas clássicas – grego e Latim – e português para estrangeiros.
Informações:
Cenex

 

Voltar ao menu


 

 

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES ANUAIS

2006

2007

2008

 

Voltar ao menu


 

 


Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP: 31270-901