O Grupo de Trabalho de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL realizará, nos dias 29 e 30 de maio de 2025, o Colóquio "No Princípio da literatura está o mito: do arcaico ao contemporâneo", iniciativa organizada pelos professores da FALE Georg Otte e Lyslei Nascimento, com o apoio do Pós-Lit - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG.

O evento, resultado das pesquisas desenvolvidas pelo GT no biênio 2023-2025, acontecerá no Auditório Bicalho, que fica no 1º andar da FAFICH - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Os(as) interessados(as) devem realizar suas inscrições para participação como ouvintes na página do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL (aba lateral "Colóquio 'No princípio da literatura está o mito: do arcaico ao contemporâneo'). Haverá emissão de certificados aos inscritos.

 

 

Sobre o Colóquio
O projeto teve início no triênio 2020-20203 - e ampliado para o biênio 2023-2025 -, e resultou na antologia "No princípio está o mito: do arcaico ao contemporâneo", publicada em 2024. 

Tendo em vista a afirmativa de Jorge Luis Borges, “en el princípio de la literatura está el myto, y asimismo en el fin", o mito pode ser concebido como sinônimo de “palavra”, “discurso”, “narrativa” (e até de “mentira”). Com a diversidade de seus significados, não deixa dúvidas quanto ao seu papel fundador na literatura. Quando Sócrates, no II livro da República, aproxima os mitos à mentira e exige sua censura, o parentesco entre mito e literatura se revela, também, pelo lado negativo, isto é, pela crítica dos aspectos supostamente fantasiosos que atentariam contra o postulado de verdade ou dos bons costumes. As cenas violentas da Teogonia, de Hesíodo, chocavam os leitores da Grécia clássica, assim como o Cântico dos cânticos chocava os leitores da Bíblia pelo seu erotismo, fazendo com que se optasse por uma leitura alegórica. 

Com Dante, porém, o “sentido alegórico” foi muito além de um mero ato de censura, pois marcou um processo de recepção das narrativas míticas que não parou com o iluminismo do século XVIII, quando se achava que a razão iria acabar de vez com as fabulações do mito. O romantismo não apenas retomou o interesse pelos mitos, mas o ampliou pelas narrativas nórdicas e asiáticas, mostrando que a literatura moderna não apenas se alimenta de mitos, mas, pelo seu caráter alegórico, é, ela mesma, da ordem do mítico.

O século XX, após se aproximar das ciências em suas vertentes realista e naturalista, ratifica, de certa maneira, o fracasso da razão quando promove uma verdadeira renascença do mito, tanto na prosa quanto no teatro. Além disso, a Filosofia, a Antropologia e a Teoria da Literatura, entre outras disciplinas, abandonam as doutrinas positivistas do século XIX, contribuindo não apenas para uma valorização do pensamento mítico (Cassirer), como também para a emancipação das culturas ditas “primitivas” (Lévi-Strauss). 

Nesse sentido, as comunicações que serão apresentadas analisam, nas literaturas contempladas (alemã, anglo-americana, israelense, italiana, japonesa, latino-americana, portuguesa), a presença do mito em suas múltiplas acepções e, a partir dessa constatação, problematizar a permanência ou não de sua enunciação na contemporaneidade.


Programação

29/05 – Quinta-feira

Manhã
09h30 - Georg Otte | UFMG: "A teoria do mito como teoria da literatura" (Coordenação)
10h - Nancy Rozenchan | USP: "O mito da Akedá na poesia hebraica"
10h30 - Karla Petel | UFRJ: "O mito de Sansão em Mel de leão, de David Grossman"
11h - Alessandra Conde | UFPA: "O desejo e o bode-expiatório em José, de Leonor Scliar-Cabral, e em “A esposa do eunuco”, de Deana Barroqueiro"
11h30 - Lyslei Nascimento | UFMG: "Lázaro e o corpo espraiado do mito"
12h - Debates

 
Tarde
14h - Neide Nagae | USP: "Contrastes do mito em Kenzaburō Ōe" (Coordenação)
14h30 - Maria Silvia Guimarães | Pós-Lit/UFMG: "Mito e reescrita em Lafcadio Hearn e Jorge Luis Borges"
15h - Mail Marques de Azevedo | UNIANDRADE: "O potencial mítico de Sonhos de uma noite de Verão"
15h30 - Gracia Gonçalves | UFV: "Uma história a contrapelo em Cidade da vitória, de Salman Rushdie"
16h - Debates

 
30/05 – Sexta-feira

09h30 - Claudia Maia | CEFET-MG: "Ciência e mito em Italo Calvino" (Coordenação)
10h - Claudia Mauro | UNESP: "Edith Bruck e a herança de Sísifo"
10h30 - Filipe Menezes | UFMG: "O centauro na obra de Primo Levi"
11h - André de Souza Pinto | Pós-Lit/UFMG: "Os mitos, os duplos e o sobrenatural em Edgar Allan Poe"
11h30 - Debates

 

Para mais informações e dúvidas, acesse o site http://www.letras.ufmg.br/estrangeirasanpoll/ ou envie e-mails para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg

FaLang translation system by Faboba