Ontem, 30 de agosto, foi empossada a nova diretoria da Faculdade de Letras da UFMG eleita no último pleito, a Prof.ª Sueli Maria Coelho no cargo de diretora e o Prof. Georg Otte como vice-diretor. A cerimônia ocorreu virtualmente, às 18h, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CAC/UFMG. Presidida pela reitora da UFMG, Prof.ª Sandra Regina Goulart Almeida, contou ainda com a participação do vice-reitor, Prof. Alessandro Fernandes Moreira e do Prof. Antônio Orlando Oliveira Dourado Lopes, da FALE, que realizou uma saudação à nova diretoria.
Em seu discurso, a diretora empossada Sueli Coelho fez uma homenagem à memória da Prof.ª Graciela Inés Ravetti de Gómes, com a qual assumiu a administração da FALE na posição de vice-diretora na gestão 2018-2022, e veio a terminar o mandato sozinha em razão do falecimento da diretora Prof.ª Graciela, em 23 de março deste ano. “Foi, portanto, movida pela disposição de não me deixar abater pelo vazio da presença alegre e tenaz da Graciela, bem como fortalecida pela solidariedade e pela colaboração de uma equipe excepcional, entre cujos membros incluo os colegas envolvidos na administração central, é que cheguei até aqui”, explica em seu discurso, em agradecimento a todos os colaboradores.
Para o novo mandato, ela enfatizou a manutenção do caráter democrático da gestão, que primará pela união, pelo diálogo e pela defesa da educação e da universidade pública, gratuita e de qualidade, ressaltando que o plano de gestão foi construído a partir da escuta de todos os segmentos da comunidade da FALE, e espera poder cumpri-lo integralmente para que a instituição possa crescer cada vez mais em excelência e ter reconhecida sua importância e qualidade: “Reafirmamos neste ato solene nosso compromisso institucional de zelar sempre para manter a integração na diversidade, doutos que somos de que adversidade nos enriquece, mas a divisão nos enfraquece, de aprimorar nossos canais de comunicação e de escuta, de promover uma gestão democrática e transparente, de combater continuamente em favor de uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.
O vice-diretor empossado Georg Otte, em seu discurso, destacou a importância da instância administrativa para a relação ensino/pesquisa/extensão, que são os pilares da universidade pública: “Para muitos, ela é sinônimo de burocracia, de modo que não faltam aqueles que cultivam certo desprezo por atividades administrativas, por entenderem que elas lidam com assuntos mais prosaicos. Mas o que seria do ensino, da pesquisa e da extensão se não houvesse aqueles que se dispõem a administrá-los, não apenas em sua organização particular, mas também, e principalmente, em suas relações mútuas?”.
Ele lembrou também que ações administrativas são responsáveis por promover políticas inclusivas na universidade, viabilizando a “integração de classes e grupos marginalizados por meio de suas ações de extensão”, e que o fortalecimento da política de integração do tripé ensino/pesquisa/extensão será uma das preocupações que a nova gestão terá ao longo dos próximos 4 anos.
A cerimônia de posse está disponível para visualizações e pode ser conferida no canal do Youtube do CAC-UFMG.
Assessoria de Informação da FALE – 2021
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg