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Conduzindo experimentos: os arquivos scripts |
Última atualizaçao: 07/11/2010 |
Os arquivos "scripts" são arquivos "texto" criados manualmente ou automaticamente pelo assistente PercGenScript.
Para maiores detalhes, consulte a ajuda online.
Em geral, o arquivo script é constituído de 4 partes:
[INFORMATION]
AUTHOR=A. Ghio &
C. André
DATE=14/01/2003
TITLE=Paires Minimales
réduites
VERSION=3.0.2.0
[TRIAL_DATA]
TRIAL1=<1) main
2)bain> <bain.wav> <Choix2> <-nasal> <E~>
TRIAL2=<1)bain 2)main> <main.wav> <Choix2>
<+nasal> <E~>
TRIAL3=<1)bal 2)val> <bal.wav>
<Choix1> <+interrompu> <aa>
TRIAL4=<1)val
2)bal> <val.wav> <Choix1> <-interrompu> <aa>
[TRIAL_EVENTS]
X10=BEGIN
X20=DISPLAY_TEXT<#1>
X30=PLAY_SOUND<#2>
X40=GET_INPUT<DELAY 2000>
X50=END
[SETTINGS_GROUP1]
INSTRUCTION_FORMAT=<Pairemin.txt>
*1
TRAINING_ORDER=<1
3 4 6> *2
TRIAL_ORDER=<RANDOM>
*3
TEXT_FORMAT==<FONT
Arial><SIZE 30><BKCOLOR 0x0000FF><TXTCOLOR
0xFFFF00><POSITION HCenter|VCenter> *4
INPUT=<Choix1
CK_1 VK_NUMPAD1 BK_01><Choix2 CK_2 VK_NUMPAD2 BK_02>
*5
CORRECT=<#3>
*6
PAUSE=1000
*7
RESPONSE_FORMAT=<$SUBJECT><$TRIAL><#1><#2><#3><$RESPONSE><$ERROR><#4><#5><$RTIME>
A seção [INFORMATION] contém informações gerais: o(s) nome(s) do(s) autor(es), a data de criação, a versão utilizada, um título...
A seção [TRIAL_DATA] define todos os dados que serão utilizados no experimento, por cada prova executada. Cada linha é dividida em colunas.
A seção [TRIAL_EVENTS] define a ordem de encadeamento dos eventos idênticos em cada prova. A primeira instrução é sempre BEGIN e a última, END.
O
comando da linha X20 permite exibir na tela o conteúdo da 1ª
coluna (#1) do TRIAL_DATA
(ex: no trial n°2,
será exibido o texto "1)bain
2)main").
O comando da linha X30 permite executado o arquivo de som cujo
nome está escrito na 2ª coluna (#2) do TRIAL_DATA
(ex:
no trial n°2, será executado o arquivo "main.wav".
O
comando da linha X40 permite iniciar o registro da resposta do
sujeito, permitindo-lhe um período de resposta de 2000ms.
A seção [SETTINGS_GROUP1] define a configuração geral do experimento (exibição, ordem dos estímulos, meio de registro, formato do arquivo de resposta...).
Ao
início do teste, são exibidas as instruções
contidas num arquivo texto (*1).
Uma
fase de treino pode ser executada e a lista das provas está
definida em *2.
Durante
a fase de teste propriamente dita, a ordem das provas pode ser fixa
ou aleatória (*3).
O
formato de exibição (fonte, corpo etc.) do texto é
caracterizada em *4.
As teclas de resposta são definidas em *5:
pode-se utilizar um teclado padrão (CK_1) ou uma caixa de
respostas/joystick (BK_1).
Em função do tipo de
teste, a noção de resposta correta/incorreta pode ser
mencionada (*6).
No exemplo abaixo, essa informação está presente
na 3ª coluna (#3) do TRIAL_DATA.
Uma
pausa de 1000 ms está prevista entre cada apresentação
de prova (*7).
As
informações que serão escritas no arquivo de
respostas são formatadas em *8.
O que dará por exemplo:
A:
$SUBJECT especifica o código do sujeito.
B: $TRIAL define o
n° da prova.
C: #1 é o conteúdo da 1ª
coluna do TRIAL_DATA
(no exemplo, o
texto exibido).
D: #2 é o conteúdo da 2ª coluna
do TRIAL_DATA
(no exemplo, o
arquivo do estímulo sonoro).
E: #3 é o conteúdo
da 3 coluna do TRIAL_DATA
(no exemplo, a
resposta correta).
F:$RESPONSE é a resposta dada pelo
sujeito.
G:$ERROR especifica se o sujeito respondeu corretamente
ou não. ("ok" se correto, "err" se
errou).
H: #4 é o conteúdo da 4ª coluna do
TRIAL_DATA
(no exemplo, o
traço consonantal testado).
I: #5 é o conteúdo
da 5ª coluna do TRIAL_DATA
(no exemplo, o
contexto vocálico testado).
J: $RTIME é o tempo de
resposta mensurado.
[TRIAL_DATA]
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Imagine um experimento de avaliação em que o sujeito deve avaliar se um som (aaa.wav) é forte ou fraco. É possível variar a intensidade de saída utilizando o comando VOLUME. No exemplo ao lado, por ocasião da prova n°1, o som será emitido normalmente (0 dB); na prova n°2, será emitido a -3dB; na prova n°3, a -6 dB |
[TRIAL_DATA] [TRIAL_EVENTS] |
No experimento ao lado, o sujeito escuta o início dos estímulos sonoros de "bêle" ou "bête". A duração do fragmento inicial (gating) é variável. O início (TIME_BEGIN) e o final (TIME_END) do som podem ser definidos. No exemplo, o início é fixo, mas a posição final é parametrizada na 3ª coluna do TRIAL_DATA. |
[TRIAL_DATA]
[TRIAL_EVENTS] [SETTINGS_GROUP1] |
No exemplo ao lado, o sujeito vê imagens associadas às palavras e deve decidir se a palavra corresponde à imagem. Um som é emitido em feedback para reforçar as boas ou más respostas.
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© Versão brasileira: Rui Rothe-Neves - Laboratório de Fonética, FALE - UFMG, (Apoio: CNPq, Bolsa de Produtividade em Pesquisa - nº 311484/2009-3; CNPq, Modalidade: Auxílio a Pesquisa – nº 506337/2010-3). Edição: Cássia R. O. Ribeiro. |