Conduzindo experimentos: os arquivos scripts

Última atualizaçao: 07/11/2010

Os arquivos "scripts" são arquivos "texto" criados manualmente ou automaticamente pelo assistente PercGenScript.

Para maiores detalhes, consulte a ajuda online.

Princípios gerais

Em geral, o arquivo script é constituído de 4 partes:

[INFORMATION]

AUTHOR=A. Ghio & C. André
DATE=14/01/2003
TITLE=Paires Minimales réduites
VERSION=3.0.2.0

[TRIAL_DATA]

TRIAL1=<1) main 2)bain> <bain.wav> <Choix2> <-nasal> <E~>
TRIAL2=<1)bain 2)main> <main.wav> <Choix2> <+nasal> <E~>
TRIAL3=<1)bal 2)val> <bal.wav> <Choix1> <+interrompu> <aa>
TRIAL4=<1)val 2)bal> <val.wav> <Choix1> <-interrompu> <aa>

[TRIAL_EVENTS]

X10=BEGIN
X20=DISPLAY_TEXT<#1>
X30=PLAY_SOUND<#2>
X40=GET_INPUT<DELAY 2000>
X50=END

[SETTINGS_GROUP1]

INSTRUCTION_FORMAT=<Pairemin.txt> *1
TRAINING_ORDER=<1 3 4 6>
*2
TRIAL_ORDER=<RANDOM>
*3
TEXT_FORMAT==<FONT Arial><SIZE 30><BKCOLOR 0x0000FF><TXTCOLOR 0xFFFF00><POSITION HCenter|VCenter>
*4
INPUT=<Choix1 CK_1 VK_NUMPAD1 BK_01><Choix2 CK_2 VK_NUMPAD2 BK_02>
*5
CORRECT=<#3>
*6
PAUSE=1000
*7
RESPONSE_FORMAT=<$SUBJECT><$TRIAL><#1><#2><#3><$RESPONSE><$ERROR><#4><#5><$RTIME>



A seção [INFORMATION] contém informações gerais: o(s) nome(s) do(s) autor(es), a data de criação, a versão utilizada, um título...

A seção [TRIAL_DATA] define todos os dados que serão utilizados no experimento, por cada prova executada. Cada linha é dividida em colunas.

A seção [TRIAL_EVENTS] define a ordem de encadeamento dos eventos idênticos em cada prova. A primeira instrução é sempre BEGIN e a última, END.

O comando da linha X20 permite exibir na tela o conteúdo da 1ª coluna (#1) do TRIAL_DATA (ex: no trial n°2, será exibido o texto "1)bain 2)main").
O comando da linha X30 permite executado o arquivo de som cujo nome está escrito na 2ª coluna (#2) do
TRIAL_DATA (ex: no trial n°2, será executado o arquivo "main.wav".
O comando da linha X40 permite iniciar o registro da resposta do sujeito, permitindo-lhe um período de resposta de 2000ms.

A seção [SETTINGS_GROUP1] define a configuração geral do experimento (exibição, ordem dos estímulos, meio de registro, formato do arquivo de resposta...).

Ao início do teste, são exibidas as instruções contidas num arquivo texto (*1).
Uma fase de treino pode ser executada e a lista das provas está definida em
*2.
Durante a fase de teste propriamente dita, a ordem das provas pode ser fixa ou aleatória (
*3).
O formato de exibição (fonte, corpo etc.) do texto é caracterizada em
*4.
As teclas de resposta são definidas em
*5: pode-se utilizar um teclado padrão (CK_1) ou uma caixa de respostas/joystick (BK_1).
Em função do tipo de teste, a noção de resposta correta/incorreta pode ser mencionada (
*6). No exemplo abaixo, essa informação está presente na 3ª coluna (#3) do TRIAL_DATA.
Uma pausa de 1000 ms está prevista entre cada apresentação de prova (
*7).
As informações que serão escritas no arquivo de respostas são formatadas em
*8. O que dará por exemplo:

A: $SUBJECT especifica o código do sujeito.
B: $TRIAL define o n° da prova.
C: #1 é o conteúdo da 1ª coluna do
TRIAL_DATA (no exemplo, o texto exibido).
D: #2 é o conteúdo da 2ª coluna do
TRIAL_DATA (no exemplo, o arquivo do estímulo sonoro).
E: #3 é o conteúdo da 3 coluna do
TRIAL_DATA (no exemplo, a resposta correta).
F:$RESPONSE é a resposta dada pelo sujeito.
G:$ERROR especifica se o sujeito respondeu corretamente ou não. ("ok" se correto, "err" se errou).
H: #4 é o conteúdo da 4ª coluna do
TRIAL_DATA (no exemplo, o traço consonantal testado).
I: #5 é o conteúdo da 5ª coluna do
TRIAL_DATA (no exemplo, o contexto vocálico testado).
J: $RTIME é o tempo de resposta mensurado.

Exemplo de script para variar a intensidade sonora do estímulo

[TRIAL_DATA]
TRIAL1=<0>
TRIAL2=<-3>
TRIAL3=<-6>


[TRIAL_EVENTS]
X10=BEGIN
X20=DISPLAY_TEXT <1)Fort 2)Faible>
X30=PLAY_SOUND <aaa.wav><VOLUME #1>
X40=GET_INPUT
X50=END

Imagine um experimento de avaliação em que o sujeito deve avaliar se um som (aaa.wav) é forte ou fraco. É possível variar a intensidade de saída utilizando o comando VOLUME. No exemplo ao lado, por ocasião da prova n°1, o som será emitido normalmente (0 dB); na prova n°2, será emitido a -3dB; na prova n°3, a -6 dB



Exemplo de script para gating

[TRIAL_DATA]
TRIAL1=<bêle><bele.wav><200>
TRIAL2=<bêle><bele.wav><250>
TRIAL3=<bêle><bele.wav><275>
TRIAL4=<bête><bette.wav><200>
TRIAL5=<bête><bette.wav><250>

[TRIAL_EVENTS]
X10=BEGIN
X20=DISPLAY_TEXT<1) bêle 2) bête>
X30=PLAY_SOUND<#2><TIME_BEGIN 0><TIME_END #3>
X40=GET_INPUT<DELAY 2000>
X50=END

No experimento ao lado, o sujeito escuta o início dos estímulos sonoros de "bêle" ou "bête". A duração do fragmento inicial (gating) é variável. O início (TIME_BEGIN) e o final (TIME_END) do som podem ser definidos. No exemplo, o início é fixo, mas a posição final é parametrizada na 3ª coluna do TRIAL_DATA.



Exemplo de script com feedback

[TRIAL_DATA]
TRIAL1=<catre><faute><catre.bmp>
TRIAL2=<glace><faute><glace.bmp>
TRIAL3=<horloche><faute><horloche.bmp>
TRIAL4=<sourus><faute><sourus.bmp>

[TRIAL_EVENTS]
X10=BEGIN
X20=DISPLAY_FILEBMP<#3>
X40=GET_INPUT<DELAY 3000>
X50=END

[SETTINGS_GROUP1]

SOUND_FEEDBACK=<POSITIVE clap.wav><NEGATIVE glass.wav>

No exemplo ao lado, o sujeito vê imagens associadas às palavras e deve decidir se a palavra corresponde à imagem. Um som é emitido em feedback para reforçar as boas ou más respostas.




© Versão brasileira: Rui Rothe-Neves - Laboratório de Fonética, FALE - UFMG, (Apoio: CNPq, Bolsa de Produtividade em Pesquisa - nº 311484/2009-3; CNPq, Modalidade: Auxílio a Pesquisa – nº 506337/2010-3). Edição: Cássia R. O. Ribeiro.