Jornada Dante 700 anos

EVENTO:

Para celebrar os 700 anos da morte de Dante Alighieri, a Faculdade de Letras da UFMG realizará a Jornada Dante 700 anos no dia 25 de março. O evento on-line reunirá vídeos de palestras, entrevistas, seminários e leituras da obra do escritor, produzidos por pesquisadores convidados, bem como por estudantes e professores da Fale. Com o objetivo principal de promover a divulgação das obras e da fortuna crítica de Dante - poeta, político, linguista e filósofo - para um público não apenas acadêmico, os vídeos permanecerão disponíveis no canal do Youtube do curso de Italiano da Faculdade de Letras após a Jornada.

 

O POETA:

Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265 e morreu em Ravenna em 1321. Foi poeta e político, e a atividade política levou-o ao exílio em 1302. Suas obras mais conhecidas, além da Comédia, considerada uma das grandes obras da literatura universal, são: De Vulgari Eloquentia, sobre as línguas vulgares da Itália; Vita Nova, em que narra em sonetos e em prosa a história do seu amor por Beatriz; De Monarchia, em latim, em que defende suas ideias políticas; Le Rime, coletânea de poemas; Il convivio, tratado filosófico.

 

DANTE NA FALE:

A realização do evento, que se insere entre as celebrações mundiais do Dantedì, dia dedicado ao poeta, foi inspirada também pela pintura do painel no saguão da Faculdade de Letras por Piero Bagnariol, Bernardo Amaral e Leonardo Noronha, durante a XX Semana da Língua Italiana no Mundo (13 a 15 de outubro de 2020), com o patrocínio do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

 

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO: 25 de março de 2021, on-line

 

PÚBLICO-ALVO: graduandos e pós-graduandos em Letras e áreas afins, professores e demais interessados na temática.

 

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP: 31270-901
(31) 3409-5101 dir@letras.ufmg.br

© Copyright 2021 - Setor de Tecnologia da Informação - Faculdade de Letras - UFMG