Home page

  A questão central que se coloca neste congresso internacional é a seguinte: em que medida as representações sobre as distâncias e proximidades (de natureza linguística, espacial, cultural, interacional, transacional), verificadas no início, durante e ao final de uma formação/ação pedagógica na(s) língua(s), podem influenciar o desenvolvimento de competências, a concepção da alteridade, a motivação e o sentimento de eficiência de alunos, professores e formadores?

  Esse Congresso é organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Belo Horizonte, Brasil) com o apoio de seus parceiros* franceses e brasileiros do projeto DIPROlínguas (programa CAPES-COFECUB)º e da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais (APFMG).  

* O projeto DIPROlínguas (2018-2021) conta com a parceria de nove universidades** : Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil, coord.), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil), Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba, Brasil), Université Grenoble Alpes (UGA, França), Université Lumière Lyon 2 (ULL2, França), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil), Universidade de São Paulo (USP, Brasil), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, Brasil), Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Brasil).

º O presente congresso é organizado com apoio da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil, no âmbito do Programa Capes/Cofecub.

** em 21/12/2018, se juntou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil).

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP: 31270-901
(31) 3409-5101 dir@letras.ufmg.br

© Copyright 2024 - Setor de Tecnologia da Informação - Faculdade de Letras - UFMG