O NELC, Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura, congrega um grupo de professores da Faculdade de Letras, além de profissionais e pesquisadores com formação linguística de diferentes regiões e universidades, que possuem interesse nas interrelações entre a linguagem e os diversos campos da cultura e dos estudos sobre cognição.
A maioria se apoia, em suas pesquisas, em dados empíricos e experimentais, especialmente, mas não exclusivamente, provindos ou orientados por corpora.
Para possibilitar o diálogo entre seus membros e colaboradores em vários níveis (desde profissionais a estudantes de graduação e pós-graduação) são organizadas atividades como:
- eventos de divulgação dase pesquisas do grupo e/ou de trabalhos e metodologias de interesse do grupo;
- encontros de discussão metodológica ou de estudo/aprofundamento;
- palestras sobre temas de campos que tenham interface com os interesses do grupo;
- workshops e cursos de formação.
Histórico
O NELC, fundado em 2006 na FALE, depreende-se do grupo de pesquisa InCógnito do CNPq e tem como objetivo promover pesquisas linguísticas de natureza empírica. Os interesses do núcleo abrangem temas de pesquisa diversos (estudos fonéticos e fonológicos, morfossintáticos, e pragmáticos da fala espontânea, estudos de linguística aplicada, estudos neurolinguísticos, aquisicionais e de linguística cognitiva, estudos de semântica), assim como línguas diversas (português brasileiro, português europeu, espanhol, francês, italiano, inglês, variedades africanas do português, línguas crioulas e de contato). Frente a essa diversidade, as pesquisas promovidas pelo NELC se caracterizam todas por sua natureza empírica e experimental, com ênfase nos estudos baseados em corpora de vária natureza: corpora de fala, corpora longitudinais, corpora audiovisuais, corpora de aprendizes.
O NELC organiza cursos, workshops e eventos de outras naturezas para estimular a discussão científica entre seus membros, visando alcançar, ainda, um diálogo entre pesquisadores mais experientes e pesquisadores "em formação".
O NELC está associado ao LEEL - Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem da UFMG, e a diversos projetos, como o C-ORAL-BRASIL, voltado para o estudo do português brasileiro falado e para a compilação de corpora de fala espontânea, o CorIFA, Corpus do Inglês para Fins Acadêmicos, compilado com o objetivo de fornecer dados da escrita acadêmica de estudantes universitários da UFMG, e o BR-Ius corpus, que está compilando um corpus representativo da linguagem jurídica do Português Brasileiro.