Shalom!

 

Bem-vindo ao site do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG.

Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG) reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com o objetivo de promover e reunir pesquisas em Estudos Judaicos.

O NEJ é formado pelo “Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/CNPq/2004”, coordenado pela Profª. Drª. Lyslei Nascimento (FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa “Cinema e Holocausto/CNPq/2006”, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazario (EBA/UFMG).

Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários, cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da UFMG.

Em 2005, o NEJ lançou o primeiro livro da série ESTUDOS JUDAICOS intitulado Estudos Judaicos: ensaios sobre literatura e cinema, com textos desenvolvidos por pesquisadores da UFMG e da USP fez parte das comemorações de um ano de criação do Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos na UFMG. Em 2007, o NEJ publica o segundo número da série: Estudos Judaicos: Brasil. Ao dar continuidade ao seu objetivo de divulgar as pesquisas em Estudos Judaicos realizadas na UFMG, esse número traz ensaios sobre obras literárias e artísticas brasileiras que tiveram Israel, os judeus e o Judaísmo como tema.

O DVD Cavalcanti em Israel, editado pelo Prof. Luiz Nazario, em 2006, marcou os dois anos do NEJ e, em 2007, nos seus três anos de existência, o NEJ lançou, via web, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG.

Em 2009, foram lançados Borges e outros rabinos, de Lyslei Nascimento, sobre o Judaísmo na obra de Jorge Luis Borges, e A Bíblia e suas traduções, organizado por Carlos Gohn e Lyslei Nascimento, com ensaios apresentados no Colóquio Internacional “A Bíblia e suas traduções”, que teve lugar na Faculdade de Letras da UFMG, em 2007.

Em 2012, o NEJ publicou Estudos Judaicos: a shoá, o mal e o crime, organizado por Julio Jeha e Lyslei Nascimento, e, em 2014, Estudos Judaicos: Torá, organizado por Gerson Roani e Lyslei Nascimento.

Encontra-se no prelo, com previsão de lançamento em 2017, Estudos Judaicos: Sefarad e Estudos Judaicos: crimes, pecados e monstruosidades.


Profª. Drª. Lyslei Nascimento
Faculdade de Letras da UFMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha – 31270-901
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
www.nej.letras.ufmg.br

Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG - Faculdade de Letras
Universidade Federal de Minas Gerais -
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha - Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP: 31270-901

© 2015, Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG

 

© Copyright 2017 - Setor de Tecnologia da Informação - Faculdade de Letras - UFMG