NELAP - Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas

 

 

  1. Descrição dos objetivos do Nelap:

 

Histórico:
O Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) foi fundado por professores da Faculdade de Letras, com atuação no Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes, em 1999.  Assim, pesquisadores oriundos da Faculdade de Letras, da Escola de Belas Artes e da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveram um Projeto de Pesquisa intitulado A PALAVRA E A IMAGEM DIÁLOGOS E TRANSPOSIÇÕES. Paulatinamente, o NELAP vem agregando também pesquisadores de outras instituições.

 

Objetivos:

O NELAP tem como objetivo principal ser um espaço de reflexão dos pesquisadores e artistas que pretendem avançar nas considerações teóricas e nas atividades práticas relativas às relações intersemióticas entre as Letras e as Artes Performáticas.

Além de realizar projetos (de pesquisa e de criação artística) integrados sobre as interfaces entre Letras e Artes Performáticas (Teatro, Cinema, Artes Visuais, Vídeo, Música, Dança, dentre outras), congregando pesquisadores e artistas em projetos individuais ou coletivos; incentivar a exploração das várias interfaces entre linguagens artísticas, produções multimídias e o trabalho acadêmico; estabelecer relações e intercâmbios entre pesquisadores, artistas e centros de estudo no Brasil e no exterior; oferecer subsídios teórico-metodológicos para as áreas de estudo e atuação contempladas pelo NELAP; contribuir para o desenvolvimento de atividades de produção artística e crítica nesses áreas; formar um acervo documental sobre os assuntos e temas tratados e afins.

Projetos individuais e coletivos concluídos e em desenvolvi-mento:

1. A performance do cânone musical:
estado atual, possibilidades e paralelos. Autor: Flávio Barbeitas (Escola de Música da UFMG). O projeto tem por objetivo discutir o conceito de “performance musical” e também refletir sobre o impacto da tecnologia sobre esse conceito.

2. Novas perspectivas de atuação profissional:
recepção, produção de linguagens e literaturas no contexto das atuais reescritas e recriações mediáticas: leitura e produção de naturezas diversas. Autora: Thaïs Nogueira Diniz. O projeto propõe-se a ser suporte técnico (uso de novas tecnologias) e teórico para as discussões sobre performance à partir da adaptação, da reescrita e da recriação de textos produzidos para cinema e vídeo.

3. A crítica como possível fator modelador das recentes adaptações fílmicas de Shakespeare. Autora: Thaïs Nogueira Diniz. Esse projeto objetiva avaliar os critérios do processo de adaptação e de valorização de textos de Shakespeare, considerando esses processos realizados a partir de performances: do texto para o cinema, da crítica para o cinema.

4. Artes performáticas e aquisição da norma culta. Autora: Evelyne Dogliani Madureira. Objetiva-se avaliar o papel da arte performática à serviço do treinamento do desempenho lingüístico em aulas de português.


5. O mercado de signos do cone sul. Autora: Maria Antonieta Pereira (FALE/UFMG) O projeto parte do conceito de performance enquanto natureza do objeto e visa a descrição e compreensão dos processos que transformam o objeto literário em objeto cultural.

6. Inscrições no arquivo: tatuagens na memória. Autoras: Lyslei de Souza Nascimento (FALE/COLTEC/UFMG) e Maria Angélica Melendi (Escola Guignard/UEMG). Esse projeto examina a performance a partir da inscrição da memória e da identidade através de inscrições sobre corpos (tatuagens, cicatrizes) e a concepção do artista como arquivista e do museu como máquina performática.

7. Mayombe: performance e laboratório. Autores: Jane D’Arc da Silva (Faculdades Integradas Newton de Paiva), Marcos Antônio Alexandre (FALE/UFMG) e Sara del Carmen Rojo de la Rosa (FALE/UFMG). Discussão sobre a performance como resgate de comportamentos gregários a partir de encenações propostas pelo grupo de teatro Mayombe.

8. A letra e a cena: a encenação do texto não-dramático. Autor: Antônio Barreto Hildebrando (EBA/UFMG) O objetivo desse projeto é analisar os modos, os objetivos e os resultados da inserção do texto não-dramático como elemento verbal na criação cênica (performática).

9. Educação ex-cêntrica: processos coletivos de produção simbólica e as novas redes de conhecimento. Autora: Maria Inês de Almeida (FALE/UFMG) Este projeto visa à construção de conhecimento coletivo a partir da noção de performance através do uso da tecnologia enquanto aquisição de competências e habilidades no ensino superior de comunidades indígenas mineiras.

10. O filme como performance: representações da vida sonhada no cinema de Andy Warhol & Paul Morrissey. Autor: Luiz Nazário (Escola de Belas Artes/UFMG) O objetivo desse projeto é analisar o filme-performance dos anos 60, realizado a partir das experiências contra-culturais dos anos 50 em que se abordava, de forma travestida, o glamour de Hollywood.

 
11. Literatura - performance - corpo. Autoras: Graciela Ravetti (FALE/UFMG) e Denise Araújo Pedrón (TU/UFMG) Os objetivos do projeto são: estudar as possibilidades de produtividade teórica do conceito de escrita performática nas culturas argentina e brasileira e elaborar um estudo sobre a recuperação por Grotowski do método formulado por Stanislavski, relacionando-o com o teatro contemporâneo.

 

 

 

  1. Atividades realizadas em 2002:


1. Symposium: Sarau de Poesia e Filosofia. Coordenação: Profa. Tereza Virgínia Barbosa. Data: 30/4 a 26/05/2000. Participação: Profa. Maria Antonieta Pereira com palestra sobre Carlos Drummond de Andrade (30/4) e Coordenação do Sarau Especial na Sexta:Novos Talentos (26/5). Local: Centro Loyola de Espiritualidade, Fé e Cultura.


2. Diálogo entre as artes:

1)      Performance de alunos do Curso de Artes Cênicas, a partir de poemas de professores e alunos do Curso de Letras. Performers: Clayton Ricardo, Paula Rodríguez, Tatiana Lenna e Tereza Lobo. Poetas: Luís Alberto Santos, Sônia Queiroz, Vera Casa Nova (Professores); Evaldo Balbino da Silva e Gustavo Cerqueira Guimarães (Alunos); Comentário: Profa. Lyslei de Souza Nascimento.

2)      Exibição do curta-metragem A hora vagabunda, de Rafael Conde;

3)      Palestra: “As relações entre literatura e música na obra de Mário de Andrade”, com a Profa. Eneida Maria de Souza. Apresentação artística: Roniere Silva Menezes (Aluno da Pós-Graduação em Letras da UFMG); 4)  Expo- sição: “Poesia-objeto”, de Bruno Zenóbio (Aluno da Graduação da Faculdade de Letras/UFMG). Local: Faculdade de Letras/UFMG. Período: 30/4 a 26/5/2000.

 

3. I Colóquio Shakespeare. In love com Shakespeare in love. Dia 12/06/2000. Local: Teatro Universitário/UFMG.Coordenação: Profa.Tereza Virgínia Barbosa (FALE/NELAP), Profa. Eliana Lourenço de Lima (FALE), Profa. Maria Beatriz Braga (EBA), Prof. Fernando Linhares (TU).Conferência “Shakespeare no cinema” com Profa. Thaïs Flores Nogueira Diniz (FALE/NELAP). Intervenções: Variações sobre a cena do Balcão de Romeu e Julieta, com alunos do Curso de Artes Cênicas. Orientação: Prof. Antônio Hildebrando.

 

4. Seminário Pasolini: 25 anos de ausência. Local: Cine Clube da UFMG. Período: 12/03 a 23/03/2001. Organização: Maria Antonieta Pereira, Luiz Nazário, Heitor Capuzzo, Érika Savernini e Gustavo Guimarães.

5. Projeto de Extensão: Diálogos entre Literatura e Cinema do Grupo de Pesquisa "A tela e o Texto: literatura e trocas culturais no Cone Sul", coordenado pela Profa. Maria Antonieta Pereira. Local: Colégio Técnico da UFMG. Período: 17/03 a 08/04/2000. Organização: Maria Antonieta Pereira (FALE/UFMG) e Lyslei Nascimento (FALE/COLTEC/UFMG). Participantes: Amilcar Figueiroa Peres dos Santos (pesquisador/aluno da graduação da FALE/UFMG) com o trabalho: "A grande arte e a sétima arte: uma (re)leitura de Rubem Fonseca. Luciene Rosseto de Oliveira (pesquisadora/aluna da graduação da FALE/UFMG), com o trabalho "Viagem:metáfora do olhar e do exílio, em Uma história de família e Terra estrangeira". João Guilherme Dias (pesquisador/aluno da graduação da FALE/UFMG), com o trabalho "O poder da imagem na obra de Silviano Santiago". Profa. Maria Antonieta Pereira, com o trabalho: A intrusa, de Jorge Luis Borges.

6. Projeto de Extensão: Diálogos entre Literatura e outras Artes. Local: Colégio Técnico da UFMG. Período: 24 a 27/04/2001. Organização: Maria Antonieta Pereira e Lyslei de Souza Nascimento. Participação: (24/04): 1) Abertura  Maria Antonieta Pereira. 2)Relato da Coordenadora do Projeto "Graciliano Ramos e imagens de exatidão: literatura e cinema", do Programa de Vocação Científica da PRPq/Coltec/UFMG, Lyslei de Souza Nascimento.3) Sessão comentada do filme Vidas Secas, (1963) de Nelson Pereira dos Santos.(25/04): 1) Exibição do filme Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão, leitura de trechos do Sermão de Quarta-Feira de Cinzas, do Padre Antônio Vieira e apresentação do trabalho: "A voz visível", pelo pesquisador, aluno da graduação da FALE/UFMG, Gilson José dos Santos.(26/04): Apresentação dos videoclipes: A minha alma, de O Rappa, Amor I love you, de Marisa Monte, Livro, de Caetano Veloso e trechos do romance O primo Basílio, de Eça de Queirós. Apresentação do trabalho: "Ver a música", pela pesquisadora, aluna da graduação da (FALE/UFMG), Thayse Leal. (27/04): Exibição dos vídeopoemas: "Quarteto de sopros", "País" e "Pepsi Machine", de Álvaro Garcia, e "If" e "Cadê o tempo", de Aggêo Simões. Apresentação do trabalho: "Imagem, performance e texto na vídeopoesia", pela pesquisadora, aluna da graduação da FALE/UFMG, Adriana Fraga (28/04).

7. Seminário “A tela e o texto: literatura e tecnologia”, com Arlindo Machado (PUC/SP). Local: Faculdade de Letras. Data: 8/05/2001. Organização: Maria Antonieta Pereira, César Guimarães e Maria Zilda F. Cury.

8. I Seminário “Letra, Cena e Performance”. Local: Faculdade de Letras da UFMG. Data: 5/6/2001. Organização: Antonio Hildebrando, Deisa Chamahum, Lyslei Nascimento e Maria Antonieta Pereira. Conferência: “Questões da performance musical: uma perspectiva histórica” com o Prof. Rubens Russomanno Ricciardi (USP). Jornal em Cena coordenado por Antonio Hildebrando e encenado por alunos da pesquisa “A letra e a cena-encenação do texto não-dramático”, do Curso de Artes Cênicas da EBA/UFMG. Mesas redondas: 1 Letra, teatro e música: Coordenadora: Solange Ribeiro (FALE), Participação: Antonio Hildebrando: “A encenação do texto não-dramático: conceitos e processos; Maria Zilda F. Cury: “O teatro musical em Belo Horizonte nos anos 20”; Flávio Barbeitas: “A pergunta pela performance na música”; Graciela Ravetti: “ Escrita performática e história literária”; Leda Martins: “Performances da oralitura”; Solange Ribeiro: “Música, performance e o texto literário”. 2 Letra, cinema e vídeo. Coordenadora: Lyslei Nascimento. Exibição do curta-metragem Músika, de Rafael Conde / Comentário: Maria Antonieta Pereira: “O mercado de signos do Cone Sul”. Exibição do curta-metragem Sexo-verdade, de Luiz Nazário / Comentário: Thaïs Diniz. Exibição do documentário: A escola indígena em Minas”, realizado pelas tribos Pataxó, Xacriabá e Caxixó, de Minas Gerais / Comentário: Maria Inês de Almeida: “Educação ex-cêntrica”. Participação: Luiz Nazário: “O filme como performance: o cinema de Andy Warhol e Paul Morrissey”. 3 Letra, artes visuais e ensino. Coordenadora: Jane D´Arc. Participação: Maria Luiza Ramos: “A performance nas artes visuais”; Marcos Antonio Alexandre: “Mayombe: performance e laboratórios de teatro”; Evelyne Dogliani: “Artes performáticas e aquisição da norma culta”; Maria Angélica Melendi: “Performances secretas: ritual e registro como procedimentos da arte contemporânea”; Jane D´Arc: “Corpo atoral”. Apoio: Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários da FALE/UFMG (PosLit).

9. Mesa-Redonda: Teatro e Tradução. Local: Faculdade de Letras da UFMG. Data: 19/08/2001. Organização: Maria Antonieta Pereira e Sara Rojo. Participação: Prof. Dr. Nel Diago (Universidade     /Espanha): "Teatro espanhol contemporâneo", Profa. Sara Rojo (FALE/UFMG): "Teatro italiano contemporâneo"; e Deisa Chamahum (PosLin/FALE/UFMG): A performance do tradutor em O livro de cabeceira, de Peter Greenaway.

10. Curso: Imagens do feminino e do masculino na literatura e no cinema e literatura chicana. Local: Faculdade de Letras/UFMG. Data: 7 a 9/11/2001, ministrado pelo Prof. David Foster (Arizona University). Apoio: PósLit. e MAV (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA/UFMG. Promoção: NELAP.

11. II Seminário “Letra, Cena e Performance”. Local: Faculdade de Letras da UFMG. Data: 22/11/2001. Organização: Graciela Ravetti, Lyslei Nascimento, Maria Antonieta Pereira e Sara Rojo. Mesa-redonda: Performance e Desempenho com: Denize Zenicola (UNIRIO), Graciela Ravetti (UFMG), João Gabriel (UNB) e Maria Antonieta Pereira (UFMG). Apoio: PosLit.

12. Defesa de dissertação de Mestrado: "O conto em vídeo: rastros da literatura em outro sistema semiótico", de Viviane Madureira Zica Vasconcelos. Dia 27/02/02. Orientadora: Profa. Maria Antonieta Pereira.

13. Conferência: "El Archivo y el Repertório: estudios de performance en latinoamerica", com a Profa. Dra. Diana Taylor (New York University/USA). Local: Faculdade de Letras, Auditório 1007. Data: 18/02/2002. Horário: 15:00 horas.

14. CINEMA NA UFMG JOVEM: Animação expressionista leva para as telas os delírios da engenharia genética. II Semana do Conhecimento da UFMG. Coordenador do Projeto: Prof. Luiz Nazário. Data: 21 a 23/02/02.

 

  1. atividades previstas para 2003:

 

1.                  Publicação e lançamento do livro O Corpo em performance, resultado das pesquisas desenvolvidas pelo NELAP de 1999 a 2002, prevista para maio;

 

2.                  Chamada aos pesquisadores para o projeto coletivo do NELAP para o biênio 2003-2004;

 

3.                  Seminário sobre Arte e Performance: Faculdade de Letras / Escola de Belas Artes / UFMG.

 

 

 

Copyright 2003, Faculdade de Letras/UFMG - Todos os direitos reservados
Designed by Fabiano Salazar