Três dias depois tudo aquilo perdeu sentido. Saíram pelas ruas bandos de oficiais precedidos de matracas anunciando o decreto de Abolição, vasculhou-se o campo e a beira-mar. Uma parte dos cativos ouviu e não acreditou, outra achou que não valia a pena largar o sofrido mas seguro. A negrada de Alencar Sampaio e de outros engenhos situados no teatro da guerra andava há muito, aliás, sem peia nem regra, e a eletrificação dos castigos não fora além do Recife. Largou somente a canga o doméstico, o de ganho, o artífice, o mula de convento, o depositado em hipoteca; o que era olhos ou cadeira, ou barco ou saco-de-pancada, ou joão-bobo ou buraco-de-meter, às vezes tudo isso junto, do seu próprio dono, o recebido em herança e o arrematado com enorme dificuldade por preço de ocasião. 

Somaram pouco mais de trinta mil, aí incluídos velhos, gotosos, bulbosos, hidrópicos, dementes, tísicos, mancos, endemoninhados, sonados de mosca, atrabiliosos, desbiliados, sem pedaços e com pedaços demais, negros-elefantes, negros-morcegos, negros-lesmas e até negros-leões-marinhos. Com eles não se faria um exército nem em um lustro, uma década, uma centúria, mas o pior é que nem com os fortes, os sãos, os de canela fina e tórax de jaguar se conseguiu alguma coisa - se estavam livres por que se meteriam em brigas de ioiôs, se podiam acordar às nove, por que acordariam com os galos? 

- O que estraga o preto é a bananeira - descobre de repente o Ditador, olhando as magras listas de voluntários para o batalhão de Henriques. 

Determinou, em consequência, a dissolução imediata de todos os corpos de exército. Cada homem acima de quinze anos, independente da cor, da condição jurídica e social, passava a ser uma unidade convocável e promovível. Provisoriamente deixavam de existir todas as patentes, os oficiais superiores ficavam equalizados como capitães, os subalternos de carreira como sargentos, a partir de hoje é que se veria, brancos e pretos, crioulos e boçais, nascidos livres e ex-escravos seriam misturados em regimentos e batalhões por faubourg, no caso da cidade, por freguesia, no da roça. Disputariam postos e comissões, tendo como primeiro critério a dedicação às armas. Ficavam abertos aos negros e cabras, mamelucos e curibocas - ça va sans dire -, o coronelato e o generalato nas milícias e na linha, com os respectivos encargos e mordomias. O Ditador assinaria de próprio punho as promoções além de major, assistido por uma comissão quatripartite, pois quatro são as raças principais abaixo do Equador. 

(Crônica de indomáveis delírios, p. 74-75) 

 

 

 

(...) Tínhamos um exército, estavam do nosso lado os negros do Mulumdu, as potências invisíveis da Siciliana e de Santa Maria encarada num selvagem de orelhas de morcego, acima de tudo tínhamos o General, trazido de Santa Helena graças a um tesouro batavo há duzentos anos escondido – sem falar no povo, nosso garante e fanal. Mas esses, o que tinham, quem estava por eles, de quem lamentam o abandono? É provável que só esteja recitando, como Cristo na cruz. Breve chegará a minha vez, entrará o oficial e o carmelita – ali está, as costas redondas, a cara enfiada na imagem da Senhora da Piedade como um amante em cicio. 

Alderico se levanta e resolutamente caminha até o oficial: 

— Comece por mim que sou mais velho. 

— Nome. 

— Alderico das Virgens de Souza. 

— Apelido. 

— Não tenho. 

— No primeiro termo declarou que também o conheciam por Assenim. 

— Foi há muitos anos. 

— Idade. 

— Quarenta e seis. 

— Religião - o funcionário espera um instante a resposta vem. — Perguntei sua religião. 

— Nenhuma das que estão aí. Pretos e pardos fundarão no futuro a Igreja Morena de Pernambuco. 

Uma corrente galvânica percorre o carmelita: 

— Filho!... Que lhe adianta blasfemar? A hora é chegada. 

— Religião nenhuma, corvo bastardo! - E para o oficial: - Escreva! 

Em religião só há uma verdade: homem caiado é o diabo! Satã é branco!  

— O Diabo não tem cor, filho, não atormente seu coração, por favor, por favor!  

Não pude saber como terminaram aqueles quatro, como os arrancaram do cafofo para o oratório, onde passaram a última noite, se chegaram ao cadafalso altivos, se borrados, ensopados certamente iam, que a chuva fria, rara em Pernambuco, caía desde a véspera.  

(Crônicas de indomáveis delírios, p. 100)