UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

 

Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica
literafro - Portal da Literatura Afro-

Brasileira

 

(Vinculado ao Projeto Integrado
Afrodescendências: raça/etnia na Cultura Brasileira
)

Período: 2013 – 2014
Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte
Coordenador
Belo Horizonte
Abril 2013

Justificativa

A presente proposta vincula-se ao Projeto Integrado de Pesquisa Afrodescendências: raça/etnia na Cultura Brasileira, apoiado pelo CNPq, reunindo 54 professores doutores pertencentes a 32 Universidades brasileiras e estrangeiras. Em sua primeira etapa, o projeto obteve, entre seus resultados, a edição do volume coletivo de ensaios intitulado Poéticas Afro-brasileiras, organizado pelas professoras Maria Nazareth Soares Fonseca e Maria do Carmo Lana Figueiredo, publicado pela Editora da PUC Minas; e o início da redação do Dossiê da Literatura Afro-brasileira e da Antologia Crítica da Literatura Afro-brasileira. No momento, o projeto está em sua segunda etapa, que prevê, além da conclusão e publicação do Dossiê e da Antologia, a construção do Portal da Literatura Afro-brasileira, sediado na UFMG, e motivo da presente solicitação.

Um dos objetivos primordiais da pesquisa é o resgate acadêmico da produção literária dos brasileiros afrodescendentes. Desde o período colonial, ela se faz presente em praticamente todos os momentos relevantes de nossas letras, mas sem obter o mesmo reconhecimento conferido às obras produzidas pela elite branca. Por exemplo: uma consulta, por ligeira que seja, aos manuais de História da Literatura Brasileira evidencia a ausência de nomes como os de Maria Firmina dos Reis, primeira descendente de escravos a publicar um romance no Brasil, Úrsula (São Luiz- MA, 1859); ou de Bruno de Menezes, poeta negro autor de uma produção vanguardista na década de 1920 e, praticamente, o introdutor do modernismo na região amazônica; ou ainda de Carolina Maria de Jesus, cujo memorialismo e poesia só recentemente começaram a obter um relativo reconhecimento por parte da crítica. E mesmo publicações que procuram tornar mais conhecida a produção literária dos afrodescendentes, como, por exemplo, os Cadernos Negros, de São Paulo, que têm uma periodicidade comprovada, ficam fora do mercado editorial.

Inúmeros são os exemplos a serem lembrados. O levantamento realizado até o momento e com resultados parciais arrolados no Dossiê da Literatura Afro-brasileira, contém 263 nomes, configurando dois grupos: primeiramente, autores com alguma regularidade em suas publicações, num total de 155 nomes; e um segundo grupo, de autores propriamente bissextos, chegando a 108 nomes. Na continuidade da pesquisa, outros produtores literários certamente serão resgatados.

A construção do Portal irá contribuir para superar o apagamento histórico da afrodescendência em nossa literatura, fato que provoca:

  • A ausência de um corpus estabelecido para a literatura afro-brasileira no passado e no presente;
  • A inexistência de uma história específica dessas manifestações, bem como de uma recepção crítica atualizada focalizando tal produção;
  • O desconhecimento público daí decorrente, que vitima a maior parte dos escritores e artistas em questão;
  • A insuficiência de pesquisas a respeito do tema e, em especial, focalizando autores remanescentes de escravos (nos mais diferentes níveis) que, todavia, não assumem a marca identitária afro-descendente e produzem uma escrita alienada de suas origens étnico-culturais;
  • Um grande vazio em termos da presença de nossa produção literária afro-descendente na Internet, apesar da existência de pequenos sites, colocados no ar muitas vezes em condições precárias;
  • A necessidade de ampliar a reflexão brasileira a propósito das questões teóricas e teórico-práticas sobre a produção cultural de brasileiros afrodescendentes;
  • A necessidade premente de se abordar de forma crítica a presença afro, em seus diversos matizes, na literatura e cultura brasileira como um todo, sobretudo no momento presente, que demanda a inclusão dos estudos afro-brasileiros nos currículos escolares de todo o país;

O Projeto tem como suporte acadêmico e científico o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA, da Faculdade de Letras da UFMG. O Núcleo congrega professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da UFMG, da PUC Minas e também de outras Instituições de Ensino Superior, empenhados em pesquisar as relações sociais vinculadas ao campo das construções identitárias, com destaque para a investigação das formulações discursivas envolvidas nesse processo.

 

Objetivo Geral

Propiciar a alunos do curso de Letras a participação em projeto integrado de pesquisa ora em curso na UFMG, com o propósito de despertar sua aptidão e criatividade e de estimular a assimilação de métodos e técnicas científicas, no processo de construção do Portal da Literatura Afro-brasileira.

 

Detalhamento

Enquanto ferramenta pedagógica e de democratização do conhecimento, o projeto do Portal prevê a exibição de um site para cada autor, com a seguinte configuração: informações biográficas, inclusive com fotos e ilustrações; dados biobibliográficos; textos da recepção crítica, tais como artigos e outros; indicação de locais e fontes de pesquisa; antologia de textos interativa e em permanente atualização. O Portal deverá, ainda, possuir conexão direta com os autores vivos, possibilitando o contato destes com leitores do país e do Exterior, bem como chats para discussão on line. Caberá aos bolsistas se responsabilizarem pela coleta de materiais biobibliográficos dos autores e, também, de textos da recepção crítica e de demais materiais iconográficos e outros.

 

Metodologia

Referencial Teórico-crítico

O presente projeto fundamenta sua perspectiva de abordagem num referencial teórico interdisciplinar, calcado em contribuições da História, da Sociologia, da Antropologia e dos Estudos Culturais. Compreende o conceito de afrodescendência como “construção identitária”, a partir das formulações contemporâneas da questão das identidades, levadas a cabo por autores como Homi Bhabha, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Edward Said, Muniz Sodré, Kabengele Munanga, entre outros.

Nesse sentido, trabalha-se com o conceito de raça a partir de uma mediatização de caráter antropológico, daí seu acoplamento ao conceito de etnia. Entende-se raça não no sentido consagrado pelo cientificismo do século XIX, mas como conceito, sobretudo sociocultural, especialmente em se tratando do caso brasileiro, onde a idéia de raça funciona muito mais como operador ideológico delimitador de espaços sociais e formulador de atitudes de exclusão.

A partir desses pressupostos, durante o processo de elaboração dos materiais a serem exibidos no Portal, pesquisadores e bolsistas estarão a todo o tempo dialogando com as Histórias da Literatura Brasileira, com Antologias e demais obras de referência hoje existentes no país a respeito de nossa produção literária.

Tomados os textos e os objetos de arte como legados do patrimônio cultural, as relações teóricas propostas ajudam a construir inter-relações mais concretas entre campos de conhecimento antes demarcados por fronteiras mais rígidas. Os “lugares de memória”, espaços híbridos, assumem, nessas inter-relações, dimensões mais fluidas, pois acolhem sentidos que, sendo específicos de políticas de patrimônio cultural, são também mercadológicos.

Para dar conta dessas relações, num primeiro momento, o projeto recorrerá também à reflexão produzida por Pierre Nora, Marc Augé, Stuart Hall, Andreas Huyssen, Néstor Canclini, Beatriz Sarlo, Muniz Sodré, Kabengele Munanga e Milton Santos, o que ajudará a definir as direções a serem privilegiadas.

Procedimentos de condução da pesquisa

As atividades serão acompanhadas e monitoradas através de: 1) reuniões plenárias do NEIA para debate de tópicos teóricos e metodológicos comuns, preferencialmente com a presença de especialistas ou consultores externos convidados a colaborar no desenvolvimento do projeto; 2) reuniões específicas para discussão das atividades em andamento, acompanhamento do cronograma e do cumprimento das metas; 3) reuniões específicas para a análise de resultados. Observação: destinadas especificamente aos bolsistas de Iniciação Científica, tais reuniões deverão contar também com a presença de alunos de graduação e pós-graduação vinculados às atividades do NEIA ou envolvidos como auxiliares voluntários da pesquisa .

Atividades

O trabalho dos dois bolsistas estará centrado nos autores com maior regularidade de publicações, num total de 155 nomes.

Cota 1

Conforme especificado no Plano de Orientação de Iniciação Científica, o trabalho do Bolsista alocado na Cota 1, abrangerá a pesquisa dos autores alocados entre os números 1 e 77 da relação de 155 nomes.

Cota 2

Conforme especificado no Plano de Orientação de Iniciação Científica, o trabalho do Bolsista alocado na Cota 2, abrangerá a pesquisa dos autores alocados entre os números 78 e 155 da relação de 155 nomes.

 

Bibliografia

Manuais, Dicionários e Enciclopédias

AMORA, Antônio Soares. Classicismo e Romantismo no Brasil. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, Comissão de Literatura, 1966.

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COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Distribuidora de Livros Escolares Ltda., 1990.

Dicionário Histórico Geográfico e etnográfico do Brasil

 

Enciclopédia Brasileira Mérito – 4 vols.

Enciclopédia e Dicionário Internacional.

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MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira. (1855-1877) Vol. III. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1977.

MENEZES, Raimundo de. Dicionário Literário Brasileiro.

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OLIVEIRA, António Lopes de. Escritoras brasileiras, galegas e portuguesas.

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ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira. 7 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, Brasília: MEC-INL, 1980. 5 vols.

SILVA, Inocêncio Francisco da. Diccionário Bibliográfico Portuguez.

Complemento

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