O escritor, poeta e compositor baiano Lande Onawale lançou seu mais novo livro "Pretices e Milongas" em Salvador neste sábado (30). 

O livro é uma junção poética de composições que trazem como temáticas cânticos e danças oriundos da capoeira, samba e do candomblé. Sobre o processo criativo do livro, o autor fala em entrevista ao site Notícia Preta: “Foi um mergulho nas minhas vivências, e a cada verso escrito revisitava passagens muito importantes de minha formação cultural. No decorrer da criação da obra, os cânticos e adágios ouvidos na família ou em universos como a capoeira, o samba e no candomblé, exigiram uma abordagem mais sensível de minha parte, daí a responsabilidade que falo”.

Leia notícia na íntegra: https://noticiapreta.com.br/livro-pretices-e-milongas-de-lande-onawale-mostra-em-versos-nuances-do-cotidiano-da-populacao-negra/

 

 

O escritor e professor gaúcho, Jeferson Tenório cedeu entrevista ao site O Globo em crítica ao novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo. A entrevista reuniu também outras personalidades ligadas à cultura negra no Brasil. 

Leia a entrevista completa: https://oglobo.globo.com/cultura/personalidades-ligadas-cultura-negra-criticam-escolha-de-novo-presidente-da-fundacao-palmares-24104655

Nesta última quinta-feira (21/11) a escritora Geni Guimarães abandonou de seu período de vinte anos sem publicar, ao lançar seu novo livro "O pênalti".

O livro, publicado pela Editora Malê, conta a história dos irmãos Kamau e Kaiodê, apaixonados por futebol, que vivenciam um momento desafiador na narrativa. A escritora traz a imagem de uma família negra que se apoia e ama, quebrando assim certas imagens previamente construídas na literatura brasileira. 

Leia a matéria completa: https://www.editoramale.com/single-post/2019/11/19/Geni-Guimar%C3%A3es-lan%C3%A7a-o-livro-%E2%80%98O-p%C3%AAnalti%E2%80%99-pela-Editora-Mal%C3%AA

No mês da Consciência Negra, a revista Quatro Cinco Um nos brinda com uma edição que traz na capa e em poster, para os assinantes, uma discussão sobre literatura negra. Ainda nesta edição se comemora os 180 anos de Machado de Assis e a questão da verdadeira cor da pele deste autor será exaltada e exposta nas páginas da revista. Disponibilizamos um podcast da revista para aguçar seus sentidos.

Subcategorias