Foto: Demétrios dos Santos Ferreira / Divulgação.

 

No próximo domingo (08/03), o Dia Internacional da Mulher, Jacira Roque de Oliveira ou Dona Jacira como é mais conhecida, lançará em Belo Horizonte seu primeiro livro intitulado "Café", uma obra publicada pela Editora LiteraRUA. O lançamento acontecerá no Teatro Francisco Nunes às 17 horas e faz parte do Circuito Municipal de Cultura

O livro é uma autobiografia onde a escritora narra suas vivências e seu processo de cura por meio da escrita. 

Leia a matéria completa. 

Com a proposta de dar visibilidade a personalidades afrodescendentes do Brasil, o escritor, compositor e cantor Nei Lopes lançou o livro Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX, pela editora Nova Fronteira.

O livro reúne a trajetória de pessoas afro-brasileiras que são de grande importância para história do país de diversas formas, mas mesmo assim foram apagados e hoje são desconhecidos pelo grande público. O autor buscou reunir nomes do passado e do presente, sobre a obra, ele diz: “É importante salientar o protagonismo negro não com exemplos isolados, sem consequência, mas coletivamente, para dar mais força a essa presença e aumentar a autoestima do povo negro, sobretudo nos mais jovens”. Na obra, perfis de Conceição Evaristo, Cartola, Alzira Rfuno, Mãe Stella de Oxóssi, Maju Coutinho, Martinho da Vila estão presentes. 

Leia matéria e entrevista na integra.

Você sabe quem foi Beatriz Nascimento?

 

“É tempo de falarmos sobre nós mesmos.” Beatriz Nascimento

A memória sobre mestres, intelectuais, heróis, ativistas, cientistas e demais personalidades importantes para o povo negro foi negada a essa população, a exemplo disso, é que só em janeiro de 2003 que foi criada a lei 10.639, hoje 11.635, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e colocou no calendário escolar o dia 20 de novembro como dia nacional da consciência negra.

 

Continue a leitura em: https://noticiapreta.com.br/voce-sabe-quem-foi-beatriz-nascimento/

O escritor, poeta e compositor baiano Lande Onawale lançou seu mais novo livro "Pretices e Milongas" em Salvador neste sábado (30). 

O livro é uma junção poética de composições que trazem como temáticas cânticos e danças oriundos da capoeira, samba e do candomblé. Sobre o processo criativo do livro, o autor fala em entrevista ao site Notícia Preta: “Foi um mergulho nas minhas vivências, e a cada verso escrito revisitava passagens muito importantes de minha formação cultural. No decorrer da criação da obra, os cânticos e adágios ouvidos na família ou em universos como a capoeira, o samba e no candomblé, exigiram uma abordagem mais sensível de minha parte, daí a responsabilidade que falo”.

Leia notícia na íntegra: https://noticiapreta.com.br/livro-pretices-e-milongas-de-lande-onawale-mostra-em-versos-nuances-do-cotidiano-da-populacao-negra/

 

 

O escritor e professor gaúcho, Jeferson Tenório cedeu entrevista ao site O Globo em crítica ao novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo. A entrevista reuniu também outras personalidades ligadas à cultura negra no Brasil. 

Leia a entrevista completa: https://oglobo.globo.com/cultura/personalidades-ligadas-cultura-negra-criticam-escolha-de-novo-presidente-da-fundacao-palmares-24104655

Subcategorias