Este número de nosso Informativo é fruto de trabalho em home office, com reuniões à distância entre os colaboradores do projeto, a quem agradecemos de coração. Na hora do recolhimento, nada melhor que a leitura e o trabalho com a literatura para abrandar o medo e o fastio. Trazemos nesta edição 5 indicações de relevo: a coletânea Poesia + (antologia 1985-2019), de Edimilson de Almeida Pereira, apresentada pelo crítico Gustavo Silveira Ribeiro; o romance Estela sem Deus, do autor-revelação Jeferson Tenório, resenhado por Alen Silva; o volume de contos De rua, de Júlio Dias e Plínio Camillo, que recebe a leitura atenta de Ariele Santos; o volume ensaístico Ominíbú – maternidade negra em Um defeito de cor, da pesquisadora Fabiana Silva, objeto das reflexões críticas de Nazareth Fonseca; e, ainda, o estudo  Intelectuais negras: prosa negro-brasileira contemporânea, de Mirian Cristina dos Santos, que recebe a leitura atenta de Jéssica Oliveira. Mais do que nunca, boa leitura!

 

Edimilson de Almeida Pereira

Um dos mais destacados intelectuais contemporâneos, com dezenas de títulos publicados incluindo poesia, crítica literária e estudos antropológicos, Edimilson de Almeida Pereira brinda seus leitores com mais um lançamento. Desta vez, com a coletânea Poesia +, uma antologia que abarca momentos distintos de sua produção entre 1985 e 2019. O novo livro recebe as considerações sempre pertinentes do crítico Gustavo Silveira Ribeiro.

Leia Mais

 

 

 Jeferson Tenório 

Jovem revelação do romance afro-brasileiro contemporâneo, Jeferson Tenório já por duas vezes recebeu o Prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha de Escritores, sendo a última pelo celebrado Estela sem Deus, no qual novamente percorre o universo dos desvalidos e subalternos, desta vez com foco na voz narrativa negra e adolescente. O resultado é uma narrativa sensível e envolvente, que motiva as reflexões de Alen Silva.

Leia Mais

 

 

 

Júlio Dias e Plínio Camillo

Fruto de experiências vividas em anos de trabalho social com menores em situação de abandono, as narrativas presentes em De rua impactam não só pelo teor documental que apresentam, mas sobretudo pela forma com que Júlio Dias e Plínio Camillo retrabalham as histórias, transformando-as em enredos tocantes e realmente memoráveis. Um verdadeiro mergulho na humanidade de crianças e adolescentes que muitos fingem não ver. Os contos de Camillo e Dias recebem a apreciação de Ariele Santos.

Leia Mais

 

 

Fabiana Carneiro da Silva

Uma vez transformada em ficção, a História tem revelados muitos de seus ângulos esquecidos ou proibidos, sendo justamente o que ocorre nas páginas do romance de Ana Maria Gonçalves. Ominíbú: maternidade negra em Um defeito de cor, da pesquisadora Fabiana Carneiro da Silva, volta-se para a leitura da construção romanesca no intuito de iluminar aspectos esquecidos do cotidiano da escravização, sobretudo no tocante às agruras vividas pela mulher negra. Nesta edição, Ominíbú motiva a leitura crítica da pesquisadora Nazareth Fonseca.

Leia Mais

 

  

Miriam Cristina dos Santos

Miriam Alves, Conceição Evaristo e Cristiane Sobral são escritoras já consagradas, com uma consistente produção nas últimas décadas, seja na poesia, na ficção ou na dramaturgia. Em Intelectuais negras, prosa negro-brasileira contemporânea, Miriam Cristina dos Santos realiza verdadeiro mergulho na densidade própria aos escritos das autoras, e traz inegável contribuição à crítica de Alves, Evaristo e Sobral. O livro é resenhado por Jéssica Oliveira.

Leia Mais