Newsletter 29 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2018

Nossa primeira edição de 2018 coincide com a inauguração do novo Portal literafro, que entrou no ar em meados de fevereiro, com um novo lay out, com mais praticidade para a navegação e a pesquisa, e muito mais conteúdo.
Como não poderia deixar de ser, literafro novidades 29 destaca em primeiro lugar a publicação de Cadernos Negros 40, atestado inequívoco da força criadora da vertente afro da literatura brasileira. O volume de 375 páginas recebe as considerações de Eduardo de Assis Duarte. E mais: Maria Firmina dos Reis retorna finalmente às livrarias com o volume de poesias Cantos à Beira-mar, seguido do conto “Gupeva”, ambos resenhados pela pesquisadora Jéssica Catharine; Fausto Antônio, inicia o ano com o volume duplo No reino da carapinha / Memórias dos meus carvoeiros, narrativas destinadas ao público infantojuvenil analisadas por Fernanda Figueiredo e Laura Oliveira; Elio Ferreira nos traz Poesia negra, vigoroso estudo crítico sobre Solano Trindade e Langston Hughes, objeto das reflexões do crítico Roland Walter; e o poeta Aciomar de Oliveira tem seu ensaio crítico Entre o dilema e o silenciamento, abordando Lima Barreto e João do Rio, resenhado por Harion Custódio. Boa leitura!

 

Cadernos Negros 40

Marco importante de uma trajetória vitoriosa iniciada em 1978, em plena ditadura civil-militar, a série Cadernos Negros chega à sua quadragésima edição com um portentoso volume reunindo contos de 42 autores – 21 homens e 21 mulheres. Estão presentes nomes conhecidos como Márcio Barbosa, Miriam Alves, Cuti, Esmeralda Ribeiro, Sacolinha, Lepê Correia e Cristiane Sobral, unidos a uma plêiade de jovens que faz dos Cadernos ponto de confluência de pelo menos três gerações. Marcado pela diversidade de temas e procedimentos construtivos, o livro é objeto da leitura atenta de Eduardo de Assis Duarte.

 

Leia mais      

  

 

Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis, primeira autora de um romance abolicionista em língua portuguesa, vem recebendo tardiamente a atenção que merece da crítica. Cantos à beira-mar, volume de poesias esgotado há décadas, acaba de ganhar nova edição, organizada pela pesquisadora Dilercy Adler e acompanhada do conto indianista “Gupeva”. É um alento para os leitores e pesquisadores dos primórdios de nossas letras. O volume é resenhado por Jéssica Catharine, estudiosa da escritora maranhense.

                       

                            Leia mais

 

Fausto Antônio

Poeta, dramaturgo, ficcionista, crítico – muitas são as facetas desse criador incansável que vem a ser Fausto Antônio. Seu trabalho mais recente reúne duas narrativas voltadas para o público infantojuvenil – No reino da carapinha e Memórias dos meus carvoeiros – reunidas de forma criativa num só volume. Memória, ancestralidade e enfoque crítico da condição afrodescendente convivem com uma linguagem leve e fluente destinada a cativar jovens de todas as idades. As narrativas recebem a leitura das pesquisadoras Fernanda Figueiredo e Laura Oliveira.

                                                                                         

                                                                  Leia mais/ Leia mais   

 

Elio Ferreira de Souza

Conhecido também como poeta e performer, o piauiense Elio Ferreira de Souza cultiva também a pesquisa e a crítica, sendo um dos responsáveis pelo regate dos escritos de Esperança Garcia, pioneira da escrita feminina no Brasil. Seu trabalho mais recente - Poesia negra - faz instigante exercício de literatura comparada ao cotejar a produção do brasileiro Solano Trindade com a do estadunidense Langston Hughes. O alentado volume de 305 páginas é objeto das reflexões do crítico Roland Walter.

                           Leia mais

 

Aciomar de Oliveira

Poeta com incursões pela prosa infantojuvenil e pela crítica, Aciomar de Oliveira traz a público Entre o dilema e o silenciamento, volume resultante de sua pesquisa de Mestrado. O autor aborda a produção cronística de dois monumentos de nossa literatura de inícios do século XX: Lima Barreto e João do Rio, que têm seus textos estudados a partir das relações entre etnicidade, memória e poder. O novo livro é analisado pelo pesquisador Harion Custódio.

 

                                                                                    Leia mais