DADOS BIOGRÁFICOS

Aparecida de Jesus Ferreira é professora universitária e escritora. Tem doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de Londres. Como professora Associada da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministra aulas no curso de Letras, Graduação e Mestrado. Em 2018, atuou como professora visitante no King’s College, em Londres, e, em 2020, na Universidade de Bristol, também na Inglaterra. Tem ministrado palestras na área educacional no   Brasil e no exterior. Foi chefe do departamento de Línguas Estrangeiras Modernas na Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, tendo também experiência como professora no ensino fundamental e médio.

Como pesquisadora da questão racial na Educação, tem vários artigos publicados em periódicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. A partir de sua atuação na área de Linguística Aplicada, tem como centro de suas preocupações: formação de professores, prática de ensino, ensino e aprendizagem de línguas, análise de livro didático e desenvolvimento de materiais de ensino, narrativas autobiográficas, letramento racial crítico e os processos de construção de identidades sociais (raça, gênero e classe social).

A autora tem diversos livros publicados, entre individuais e organização de volumes coletivos. Dentre os primeiros, desataca-se o infantil As bonecas negras de Lara (2017), no qual retrata com delicadeza que cada criança possui características e atitudes distintas e, merece sim, possuir brinquedos com os quais se identifique. Aparecida introduz também a ancestralidade, ao inserir as bonecas Abayomi – bonecas de pano que as escravas faziam para seus filhos brincarem. A narrativa também traz a mensagem de que família é onde existe amor, ao introduzir personagens com diferentes configurações familiares, além de quebrar estereótipos de gênero trazendo Sérgio, o amigo de Lara que brinca com bonecas. 

Em entrevista ao blog Pássaro Liberto, a autora fala sobre seu processo de escrita e como foi produzir um livro de literatura infantil, que a princípio, foi pensado em homenagem à sua sobrinha Lara:

“Eu acho que o processo começou por conta das próprias pesquisas que eu faço e eu acho que pela questão de querer mostrar um pouco de como trabalhar com um tema que se relaciona com a questão da diversidade étnico-racial. Eu quis começar a escrever para contar um pouco, para as pessoas terem um contato com relação ao que tem sido trabalhado, ao que tem sido dito, quais pesquisas têm sido feitas com relação a isso. Essas foram escritas um pouco mais acadêmicas e por conta dessas pesquisas acadêmicas eu também quis dialogar com o jovem, adolescente, adulto e criança, que é uma outra modalidade. Que fosse uma coisa de criar mesmo a necessidade das pessoas se colocarem no lugar do outro, de se aproximar do que o outro tem experienciado. Foi assim que eu acho que comecei a pensar nessa escrita um pouco mais livre, porque escrita acadêmica eu já fazia por conta da minha própria profissão, eu fiz um curso de Letras, então tem toda essa questão de já escrever.

Eu sempre gostei muito de ler, eu acho que a leitura é o que me abriu janelas e portas, abriu várias possibilidades. Foi através da leitura que eu descobri, por exemplo, que eu gosto de escrever, foi através da leitura que eu descobri que eu gosto de viajar, foi através da leitura que eu descobri que eu podia sonhar alto, estudar, fazer cursos fora. E por conta da leitura e das vivências de ler um pouco dos trabalhos das outras pessoas foi que eu comecei a me desafiar. “Por que não escrever? Por que não mostrar um pouco dessa experiência que eu tenho visto que pudessem impactar as pessoas de outras formas?” Foi assim que surgiram esses livros que são mais acessíveis às pessoas que não estão dentro da universidade.

As bonecas negras de Lara é um livro que fala bastante sobre a questão de diversidade, fala da questão de pertencimento, da identidade racial, gênero e de classe. Acho que essa é a função. O livro fala sobre ancestralidade e língua. Foi o acesso do livro. Concomitante a esse livro que vieram os outros de narrativas de letramento racial. É colocar mesmo as pessoas com a experiência dos outros. Eu fiz várias narrativas minhas, eu escrevi um livro meu, somente meu, com as minhas narrativas. E outros com narrativas de outras pessoas que contam um pouco dessas experiências para que as pessoas pudessem sentir um pouco.”

Referências

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Entrevista #02: Aparecida de Jesus Ferreira. Entrevista concedida ao Pássaro Liberto, 2019. Disponível em: https://passaroliberto.home.blog/2019/04/03/entrevista-02-aparecida-de-jesus-ferreira/. Acesso em 7 de out. de 2020.

Foto: Ana Istschuk.


PUBLICAÇÕES

Obra individual - Ficção

As bonecas negras de Lara. Ilustrador: Élio Chaves. Ponta Grossa: ABC Projetos, 2017.

Tradução - Ficção

Lara’s Black Dolls. Ilustrador: Élio Chaves. Ponta Grossa: Editora Estúdio Texto – Série Ciranda, 2019.

Não ficção

Race/ethnicity in the Brazilian context. In: Institute of Education, University of London. (Org.). PhD Essays: Literature Surveys and Other Anxieties. 1ed. Londres: Institute of Education University of London, 2005, v., p. 1-208.

Formação de professores e algumas práticas para o respeito à diversidade em sala de aula. In: Aparecida de Jesus Ferreira; Maria Ceres Pereira, Lourdes Kaminski Alves. (Org.). Pró-Afro: Pesquisa, Releitura e Formação. Cascavel: Edunioeste, 2006.

Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês. 2. ed. Cascavel: Editora Assoeste, 2006.

Formação de professores de língua inglesa e o prepara para o exercício do letramento crítico em sala de aula em prol das práticas sociais: um olhar acerca de raça/etnia. Cascavel: Línguas & Letras, v. 7, n. 12, p. 171-187. 2006.

What has race/ethnicity got to do with EFL teaching? Linguagem & Ensino, v.10, n.1, jan./jun. 2007, p. 211-233.

EAB – Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Pesquisas e Relatos de Experiências. Cascavel, PR: Unioeste, 2008.

Formação de Professores de Línguas: Gêneros Textuais em Práticas Sociais – Diversidade e Cidadania. Cascavel, PR: Unioeste, 2008.

Formação de Professores de Línguas: Investigações e Intervenções. Cascavel, Edunioeste, 2009.

PEAB: Projeto de Estudos Afro-Brasileiros – Uma Retrospectiva da História do PEAB. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Cascavel: PEAB: Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, pesquisas e relatos de experiências. 1ed. Unioeste, 2008, v. 1, p. 19-32.

Diversidade Étnico-Racial: Histórias de Professores de Línguas. In: João Telles. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de línguas – dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas – São Paulo: Pontes Editores, 2009, v., p. 99-111.

Implementação de Estratégias Antirracistas com professores de Língua Inglesa em Serviço: Alguns limites, implicações e possibilidades. In: Aparecida Feola Sella. (Org.). Percorrendo Estudos Linguísticos e Práticas Escolares. Cascavel: Edunioeste, 2010, v., p. 27-39.

Histórias de Professores de Línguas e Experiências com Racismo: uma reflexão para a formação de professores. Revista Espéculo, v.43, Novembro 2009 - Fevereiro 2010, p. Online.  

Percepções de professores de línguas sobre o processo de produção de materiais de ensino. Nova York: LLJournal – CUNY – LL Journal, v. 6, 2011.

Reflexões para um ensino igualitário e inclusivo de raça/etnia em linguagem. In: Clarice Von Borstel; Terezinha da Conceição da Costa-Hubes. (Org.). Linguagem, cultura e ensino. 1ed. Cascavel: Edunioeste, 2011, v. 1, p. 67-78.

Addressing Race/Ethnicity in Brazilian Schools: A Critical Race Theory Perspective. Seattle – USA: CreateSpace, 2011, v. 1, p. 419.

Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.

Identidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. In: Linguística Aplicada, v.51. 2012.

Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. In: Revista de Educação Pública (UFMT), v. 1, p. 275-288, 2012.

Identidades Sociais de Raça/Etnia em sala de aula de língua inglesa. In: Aparecida de Jesus Ferreira (Org.). Identidades Sociais de Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade: Práticas Pedagógicas em sala de aula de Línguas e Formação de Professores/as.1ed. Campinas: Pontes Editores, 2012, v. 1, p. 19-50.

Identidades Sociais de Raça no Livro Didático de Inglês Mais Vendido no Brasil. Identidade e Subjetividade: Configurações Contemporâneas. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 99-116.

Formação de Professores: O que os professores contam de histórias e experiências com o racismo. In: Rosângela Célia Faustino; Lúcio Tadeu Mota. (Org.). Cultura e Diversidade Cultural: Questões para a Educação. 1ª ed. Maringá: EDUEM – Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 1, p. 81-112.

Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe nos Livros Didáticos de Língua Estrangeira na Perspectiva da Linguística Aplicada. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). As Políticas do Livro Didático e Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Livros Didáticos. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 91-120.

Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas. In: Revista da ABPN, v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014. 

Teorizando Relações Étnico-Raciais no Brasil. In: Jamil Cabral Sierra; Marcos Claudio Signorelli. (Org.). Diversidade e educação: intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia. 1ed. Matinhos: UFPR Litoral, 2014, v. 1, p. 83-103.

Letramento digital na formação de professores de língua inglesa. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri. (Org.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. 1ª ed. Maringa: EDUEM, 2014, p. 85-112.

Autobiographical narratives of race and racism in Brazil: Critical Race Theory and language education. In: Revista Muitas Vozes. Ponta Grossa, v.4, n.1, p. 79-100, 2015.

Narrativas Autobiográficas de Professoras/es de Línguas na Universidade: Letramento Racial Crítico e Teoria Racial Critica. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 127-160.

As Políticas do Livro Didático e Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Livros Didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade: Perspectivas Contemporâneas. 1. ed. Ponta Grossa: EDUPEPG, 2014. v. 1, p.180.

Um olhar interdisciplinar acerca de identidades sociais de raça, gênero e sexualidade. Campinas: Pontes, 2014.

Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

Letramento Racial Critico Através de Narrativas Autobiográficas: Com atividades Reflexivas. Ponta Grossa, PR: Editora Estúdio Texto, 2015.

Racismo no Brasil? É coisa da sua cabeça: Histórias de racismo e empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais. Ponta Grossa, PR: Editora Estúdio Texto, 2017.

Racism: Does it really exist in Brazil? Stories of racism and empowerment in the family, school and other social environments. Ponta Grossa, PR: Editora Estúdio Texto, 2017.

Sociais Identities of Race in Language Education: With Reflective Questions. Ponta Grossa, PR: Editora Estúdio Texto, 2017.

Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem: Com Atividades Reflexivas. Ponta Grossa, PR: Editora Estúdio Texto, 2017.

Educação Linguística Crítica e Identidades Sociais de Raça. In: Rosane Rocha Pessoa; Viviane Peres Viana Silvestre; Walkyria Monte Mór. (Org.). Perspectivas Crítica de Educação Linguística no Brasil: Trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias (os) de Inglês. 1ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, v. 1, p. 41-48.

Social Identities Of Black Females In English Language Textbooks Used In Brazil And Cameroon: Intersectionalities Of Race, Gender, Social Class And Critical Racial Literacy. In: Revista X, v. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.


CRÍTICA

 


TEXTOS SELECIONADOS

 


FONTES DE CONSULTA

URZÊDA-FREITAS, M. T. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. In: Trabalhos Em Linguística Aplicada. Campinas: Editorial Comissão, vol. 51, n. 1, 2016, p. 77 – 98.

CAMARGO, Mábia. Atlântico negro paiol: como estão sendo conduzidas as questões de raça e etnia nas aulas de língua inglesa?. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012, 171.

MELO, Glenda Cristina Valim. O lugar da raça na sala de aula de inglês. In: Revista da ABPN, vol. 7, n. 17, 2015, p. 65 – 81.

SOUTA, M. Quando me dei conta de que era negra(o)/branca (o)?: um estudo a partir de relatos autobiográficos de estudantes adolescentes. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017, p. 234.

SANTOS, Gabriel Nascimento. Do limão faço uma limonada: estratégias de resistência de professores negros de língua inglesa. Tese (Doutorado em Estudo Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020, p. 225.

SILVA, Daniela dos Santos; BARBOSA, Lucia. Contribuições possíveis do ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) como tratamento da questão da diversidade racial. In: Letramento Racial Crítico, Livro Didático e Interseccionalidades. Uniletras, Ponta Grossa, vol. 41, n. 2, jul/dez. 2019, p. 214 – 241.


 LINKS

Site da autora.

Aparecida de Jesus Ferreira – Escavador.

Resenha “As bonecas negras de Lara” de Aparecida de Jesus Ferreira

Entrevista #02: Aparecida de Jesus Ferreira – Pássaro Liberto