DADOS BIOGRÁFICOS

Dono de múltiplos talentos, o pernambucano nascido em Recife, em 21 de dezembro de 1952, Severino Lepê Correia, mais conhecido por Lepê Correia, é professor, pesquisador da cultura afro, e radialista. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB e Especialista em História pela UFPE. Com importante militância junto ao Movimento Negro, é também integrante do Conselho Consultivo da Revista Palmares – Cultura Afro-Brasileira, editada pela FCP/MinC. Além disso, vem participando de ações de comunicação social direcionadas à promoção e valorização da cultura afro-brasileira, como o Prêmio Palmares de Comunicação – Programas de Rádio e Vídeo, onde atuou como um dos elaboradores do edital público do concurso, o qual premiou dez programas de rádio e sete vídeo-documentários, entre 2004 e 2006. Teve também participação ativa na edição do jornal Djumbay, que significa “acontecimento”, em idioma crioulo. O periódico, fundado em 1993, objetiva atender as necessidades da comunidade negra pernambucana.

Lepê é também cantor e compositor. Integra, juntamente com os músicos Messias (violão e voz), Paulinho (contra-baixo), Bernardino Nunes (percussão), Erbton Rodrigues (agogô e bateria), Ericka Lúcia (vocal) e Iyasanã Lepê (vocal, maraca, carrom e caxixi), Emanuel Santana (violino), Iyadirê Zidanes (maracas e vocal), Paulo Nunes (vocal), o grupo musical “Boca Coletiva”. Lepê integrou-se ao grupo em 1979, dois anos após sua fundação. Fizeram o primeiro show juntos no auditório da FACHO – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. O “Boca Coletiva” promove a divulgação da música afro-latina e afro-brasileira, baseado na pesquisa de nossas raízes ancestrais e no conjunto multiétnico formador do amálgama cultural brasileiro. Além disso, por meio da música, defende a preservação sócio-ecológica-cultural, tendo como centro e atores principais os seres humanos com suas naturezas, dentro da natureza. Participa de festivais, vernissages e lançamentos literários.

Em 1993, Lepê Correia publica seu primeiro livro, Caxinguelê. A obra é um reflexo do comprometimento do autor com sua cultura, com seu povo e com sua história. Através de sua poesia, Lepê reverencia os seus ancestrais, divide as dores e as alegrias com os de sua geração e contribui com a formação dos mais novos ao trazer para seus versos tanto a denúncia e a crítica social quanto a representação do legado cultural dos ancestrais.

Nessa linha de resgate da ancestralidade, lança em 2006 Canoeiros e Curandeiros: resistência negra em Pernambuco Sec. XIX, obra fruto de extensa pesquisa, em que retrata a história política e econômica do Estado e instiga reflexões sobre as tradições humanas. O autor recria a vida de parte da população negra do Recife do século XIX.

Lepê Correia é presença constante na série Cadernos Negros, tendo participado de mais de dez edições da série, colaborando com poemas e contos. Integra ainda diversas outras antologias voltadas para a divulgação da literatura afro-brasileira.

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Caxinguelê. Recife: Edição do autor, 1993. (poemas).

Não Ficção

Curandeiros e canoeiros: resistência negro-urbana em Pernambuco – Século XIX. Recife: Funcultura, 2006.

O Contexto educacional e sua natureza seletiva e discriminatória. In: QUINTAS, Fátima (Org.). O Negro: identidade e cidadania. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995.

Antologias

O negro: identidade e cidadania. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995.

Callallo, vol.18, number 4. Baltimore: The Johns Hopikins University Press, 1995.

Cadernos Negros 19. Organização de Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Sônia Fátima da Conceição. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1996. (poemas).

Cadernos Negros 20. Organização de Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Sônia Fátima da Conceição. São Paulo: Quilombhoje / Editora Anita, 1997. (contos).

Brazil Issue. Vol. 23, No. 1/1997, Department of Romance Languages / University of North Carolina at Greensboro.

Cadernos Negros 21. Organização de Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Sônia Fátima da Conceição. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1998. (poemas).

Cadernos Negros – melhores poemas. Organização do Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1998.

Cadernos Negros 22. Organização do Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1999. (poemas).

Quilombo de palavras. Organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2000.

Cadernos Negros 27. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje / Editora Anita, 2004.

Cadernos Negros 28. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje / Editora Anita, 2005.

O negro em versos: antologia da poesia negra brasileira. Organização de Luiz Carlos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares. São Paulo: Moderna, 2005.

Cadernos Negros, três décadas. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje; SEPPIR, 2008.

O negro em versos. Organização de Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares. São Paulo: Salamandra, 2005.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 3, Contemporaneidade.

Cadernos Negros 33. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2010.

Cadernos Negros 36. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2013.

Cadernos Negros 37. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2014.

Cadernos Negros 38. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2015.

Cadernos Negros 39. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2016.

Cadernos Negros 40. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2017.

Cadernos Negros 41. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2018.


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

Cadernos Negros 19. Organização de Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Sônia Fátima da Conceição. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1996. (poemas).

Cadernos Negros 21. Organização de Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Sônia Fátima da Conceição. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1998. (poemas).

Cadernos Negros – melhores poemas. Organização do Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1998.

Cadernos Negros 22 (Org. Quilombhoje). São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1999.

Cadernos Negros 39. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2016.

O negro em versos: antologia da poesia negra brasileira. Organização de Luiz Carlos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares. São Paulo: Moderna, 2005.

Quilombo de palavras. Organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2000.

WEIS-BONFIM, Patrícia. Lepê Correia. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 3, Contemporaneidade.

WHITE, Steven F. A invenção de um passado sagrado na poesia afro-brasileira contemporânea. In Estudos Afro-asiáticos, Nº 35, julho de 1999, p. 97-110.

 


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