DADOS BIOGRÁFICOS

Filha de Francisco Caetano da Conceição e Juvelina Pereira da Conceição, Sônia Fátima nasceu em Araraquara-SP em 1951. É formada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Na década de 1970, militou no Movimento Negro, com atuação no Grupo de Teatro do REBU, em São Carlos-SP e na Organização “Participação Universalista pelo Renascimento Humano”. Em 1979, passou a integrar a Fundação Estadual do Menor, onde desenvolve atividades que objetivam recuperar a auto-estima da criança e do adolescente negros. Na década seguinte, atuou também no Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, no Comitê da Criança e do Adolescente Contra a Discriminação, e no  Instituto O Negro.

Iniciou sua carreira literária em 1979, no número 2 dos Cadernos Negros. E em 1983, passou a integrar coletivo Quilombhoje literatura. No ano seguinte, o grupo inicia o projeto “Livro do Autor”, fruto do consenso em torno da necessidade de publicações individuais por parte de seus membros. A participação de Sônia Fátima nos Cadernos se estende por vários anos, tanto publicando contos e poemas, quanto atuando na organização e edição de livros e promoção de eventos.

Em 1991, Sônia Fátima da Conceição publica a novela Marcas sonhos e raízes abordando o clima das organizações negras e reconstruindo pela ficção problemas e dificuldades  vividas em busca da unidade na resistência à discriminação.

A escritora tem seus contos incluídos na antologia Women Righting: afro-brazilian women’s, livro organizado por Míriam Alves e Maria Helena Lima para a editora Mango Publishing, de Londres, Inglaterra, em 1995. Integra também a antologia Finally us: contemporary black brazilian women writers, editada nos Estados Unidos no mesmo ano.

Em seus textos, além de enfocar o preconceito racial, mergulha nas questões de gênero e destaca a condição feminina no universo marcado pela discriminação. Nas palavras da escritora: 

"Mais uma vez tento, a partir daquilo que escrevo, questionar a relação da mulher com esta sociedade, onde é desenvolvida toda uma trama no sentido de firmar a situação de inferioridade, apesar de seu papel dominante para a perpetuação da espécie." (In: Cadernos Negros 10, p. 139).

E prossegue:

Para nós negros, oprimidos e completamente destituídos de valores dentro de uma sociedade racista, que sufocou e ainda sufoca de maneira anti-humana o nosso “eu mais profundo”, não devemos nos limitar a relatar fatos ou ficar questionando de forma reacionária a situação vigente, mas sim buscarmos formas de, entre os nossos, nos encontrarmos e daí partirmos para uma literatura que vise a transformação social, senão ela para os nossos não terá razão de ser. (In: Reflexões sobre a literatura afro-brasileira, p. 88).

 

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Marcas, sonhos e raízes. São Paulo: Ed. da Autora, 1991 (novela).

Não Ficção

Ser negro, povo, gente: “uma situação de urgência”. In: Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Quilombhoje, 1982. 2 ed. São Paulo: Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, 1985.

Antologias

Cadernos negros 2. (org. Cuti). São Paulo: Ed. dos Autores, 1979.

Cadernos negros 4. (org. Cuti). São Paulo: Ed. dos Autores, 1981.

Cadernos negros 6. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1983.

Cadernos negros 8. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1985.

Cadernos negros 9. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1986.

Cadernos negros 10. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1987.

Cadernos negros 11. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1988.

Cadernos negros 12. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1989.

Cadernos negros 16. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1993.

Cadernos negros 17. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. Anita, 1994.

Moving beyond boundaries: international dimension of black women’s writing (edited by Carole Boyce Davies and Molara Ogundipe-Leslie). London: Pluto Press, 1995.

Finally us: contemporary black brazilian women writers (edited by Mirian Alves and Carolyn R. Durham, edição bilingüe português/inglês). Colorado: Three Continet Press, 1995.

Cadernos negros 18. (org. Quilombhoje). São Paulo: Quilombhoje; Ed. Anita, 1995.

Cadernos negros 19. (org. Quilombhoje). São Paulo: Quilombhoje; Ed. Anita, 1996.

Cadernos negros: os melhores contos. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

Cadernos negros 18: contos afro-brasileiros. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje; Editora Anita, 1995.

Cadernos negros: os melhores contos. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

DURHAM, Carolyn R. Sônia Fátima da Conceição’s Literature for Social Change. In: Afro-Hispanic Review. Vol. XI, nº. 1-3, 1992. p. 21-25.

_____.The Beat of a Differente Drum. In: Afro-Hispanic Review. Vol. XIV, nº 2, 1995. p. 21-26.

GONÇALVES, Ana Beatriz Rodrigues. Sônia Fátima da Conceição. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 3, Contemporaneidade..