Agenda do centenário de nascimento de Henriqueta Lisboa

Ano de 2001

19 de abril - Criação da Comissão especial de comemoração do centenário de nascimento da poeta Henriqueta Lisboa pelo decreto nº 41606 do governo do Estado de Minas Gerais.

10 de julho - Sessão solene no Centro de Referência do Professor - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com apresentação do Coral "Pequenos Cantores da Serra" do Centro Educacional Prof. Estevão Pinto e apresentação da Escola Estadual Padre João Botelho. Leituras de textos de Henriqueta por Ítalo Mudado e Melânia Silva de Aguiar.

11 e 12 de julho - Oficina: "Produção de Textos - Henriqueta Lisboa"- com Ronald Claver Camargo.

12 de julho - Sessão solene na Academia Mineira de Letras – Conferência do acadêmico Fábio Lucas e entrega dos prêmios aos laureados no concurso Prêmio de Poesia Centenário de Henriqueta Lisboa.

17 de julho - Abertura da exposição itinerante "Aquela paisagem ninguém a viu como eu" e lançamento do livro Henriqueta Lisboa – poesia traduzida, organizado por Reinaldo Marques e Maria Eneida Victor Farias Recital de poesias traduzidas pela poeta, com participação de Maria Eneida Victor Farias, Ítalo Mudado e Dado Prates (flautista).

(Essa exposição, organizada e coordenada pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, com o apoio do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG e o patrocínio do Ministério da Cultura, tem a curadoria de Eneida Maria de Souza e Paulo Schmidt. Trata-se de mostra itinerante que está sendo levada a Brasília, Porto Alegre, Rio e São Paulo, e aos seguintes municípios mineiros, dentre outros: Araxá, Bandeira do Sul, Barbacena, Bom Despacho, Cambuí, Campanha, Campo Belo, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Grão Mogol, João Pinheiro, Lambari, Leandro Ferreira, Mariana, Mar de Espanha, Montes Claros, Ouro Preto, Patrocínio, Pitangui, São João del Rei, Sacramento, Três Corações, Uberaba.)

19 de julho - Sessão comemorativa da Academia Feminina Mineira de Letras. Palestras de Elizabeth Rennó, Lívia Paulini e Cely Vilhena Falabella.

20 de julho - Abertura da exposição itinerante no Festival de Inverno de São João del Rei. Palestra de Reinaldo Marques.

21 de julho - Realização do Encontro Regional de Bibliotecas e Sessão solene em Lambari, terra natal de Henriqueta Lisboa. Abertura da exposição itinerante. Apresentação artística das escolas em homenagem à poeta ( APAE – Lambari; Centro Educacional de Lazer; Centro Educacional Jardim Colorido; Escola Estadual João Nunes Ferreira; Escola Estadual João de Almeida Lisboa; Escola Municipal Maria Rita Lisboa Pereira Santoro; Escola Municipal Dr, João Bráulio Júnior.) Apresentação dos Seresteiros da ARUS.

28 de julho - Abertura da exposição itinerante no Festival de Inverno de Ouro Preto e homenagem especial a Henriqueta Lisboa e Murilo Mendes, coordenada por Helton Gonçalves de Sousa com participação, em mesa-redonda, de Arnaldo Bacha de Almeida, Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda. Performances de leitura lírica de textos dos homenageados. Realização UNI-BH.

12 de agosto, às 18 h - Leitura de poemas de Henriqueta Lisboa por Adyr d’Assumpção na Serraria Souza Pinto.

13 de agosto às 20h - Palestra sobre Henriqueta Lisboa por Reinaldo Marques, no II Salão do Livro de Minas Gerais, na Serraria Souza Pinto.

13 a 15 de agosto, das 8h às 10h - Oficinas de poesia e artes plásticas: "O menino poeta" com Maria da Graça Rios e Eliana Taborda, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

13 a 18 de agosto, em horários variados, - "Leitura de poemas de Henriqueta Lisboa para crianças", por Francisco Aníbal, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e na Serraria Souza Pinto.

13 a 18 de agosto - Exposição itinerante na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

14 a 17 de agosto das 8h30m às 12h - Oficina: "A poesia feminina brasileira: Henriqueta e Cecília", com Bartholomeu Campos de Queirós, no Centro Cultural da UFMG.

14 de agosto às 17h30 - Abertura da 14ª Mostra do Gabinete de Arte e homenagem à poeta Henriqueta Lisboa pela Prefeitura de Belo Horizonte no Salão Nobre da Prefeitura.

20 a 23 de agosto, das 8h às 11h - Curso: "A poesia de Henriqueta Lisboa", com Bernadete Patrus Pothakos, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

22 de agosto – Mesa-redonda: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura na Faculdade de Letras da UFMG.

23 de agosto - Abertura da exposição itinerante e sessão de homenagem a Henriqueta Lisboa, em Campanha, MG.

30 de agosto - Lançamento de Henriqueta Lisboa: presença e luz, ensaio trilíngüe: português, inglês e húngaro, de Lívia Paulini, na Academia Mineira de Letras.

13 de setembro - Conferência de Fábio Lucas sobre Henriqueta Lisboa, na Academia Paulista de Letras.

20 a 29 de setembro - Exposição itinerante. Exposição "Autógrafos de Henriqueta Lisboa" Recital de poemas de Henriqueta Lisboa por alunos da Escola Estadual "São Francisco de Assis". Apresentação do espetáculo "Cristal sem jaça: a poesia de Henriqueta Lisboa", roteiro e direção de Osvaldo André de Mello, em Divinópolis, MG.

29 a 31 de outubro - Seminário em homenagem a Henriqueta Lisboa e Cecília Meireles, patrocínio do Liceu Literário Português, do Real Gabinete Português de Leitura, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação de Maximiano de Carvalho e Silva e Gilda Santos, no Rio de Janeiro.

29 de outubro a 1º de novembro - Seminário em homenagem a Henriqueta Lisboa e Murilo Mendes na PUC - Minas, sob a coordenação de Audemaro Taranto Goulart e Melânia Silva de Aguiar.

Outubro - Lançamento do site de Henriqueta Lisboa, produção da Versão Brasileira Vídeo e Multimídia.

Outubro - Lançamento dos números da Revista da Academia Brasileira de Letras e da Revista da Academia Mineira de Letras, contendo artigos de Fábio Lucas sobre Henriqueta Lisboa.

Outubro - Lançamento do livro Henriqueta Lisboa: melhores poemas, organizado por Fábio Lucas para a Editora Global de São Paulo.

Outubro - Lançamento de Literatura em movimento, edição especial comemorativa do centenário de nascimento de Henriqueta Lisboa, publicação da Academia Feminina Mineira de Letras.

Novembro - Lançamento do CD da Coleção Poesia Falada: Henriqueta Lisboa por Affonso Romano de Sant’Anna, Ítalo Mudado e Henriqueta Lisboa. Produção de Paulinho Lima. Selo Luz da Cidade, Rio de Janeiro.

6 de dezembro – Apresentação do espetáculo "Cristal sem jaça: a poesia de Henriqueta Lisboa", roteiro e direção de Osvaldo André de Mello, no Espaço Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Publicação do Suplemento Literário, da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, dedicado ao centenário de Henriqueta Lisboa.

Sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Exposição de manuscritos na Biblioteca Nacional.

 

 

Desde agosto realizam-se atividades em homenagem ao centenário em diversas Escolas e Faculdades, como por exemplo: Escola Municipal "Henriqueta Lisboa" de Belo Horizonte; Colégio Loyola de Belo Horizonte, Colégio São Vicente de Paula do Rio de Janeiro, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Sion de Campanha, MG.

 

Desde fevereiro tem sido veiculada, com regularidade, matéria sobre Henriqueta em jornais e revistas, televisão e rádio.