[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Tópicos de Teoria da Literatura

Profa. Maria Ester Maciel Borges

2 o. semestre de 2007- 2 a. e 4a - noite

 

 

 

Título da Disciplina: O romance contemporâneo

 

 

I. Ementa

 

 

Estudo das principais tendências da literatura contemporânea, a partir da análise de seis romances: Dois irmãos, de Milton Hatoum; Desonra, de J.M.Coetzee; Timbuktu, de Paul Auster; Bartlebly e companhia, de Enrique Villa-Matas; O papagaio de Flaubert, de Julian Barnes; O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria de Rezende. O propósito é investigar as diferentes estratégias narrativas usadas pelos autores, o processo de construção dos personagens e os jogos de subjetividade presentes nas obras, tendo em vista o contexto cultural do presente.

 

 

II. PROGRAMA

 

 

  1. Um pouco de teoria: aspectos constitutivos do romance
  2. Incursões na contemporaneidade: propostas de Italo Calvino e Ricardo Piglia
  3. Estratégias narrativas de Milton Hatoum: a teia dramática em Dois irmãos
  4. Os paradoxos da ficção: Desonra, de J.M.Coetzee
  5. Os jogos da subjetividade em Paul Auster: o olhar canino de Timbuktu
  6. O romance nos (des) limites do gênero: Bartleby e companhia, de Enrique Villa-Matas e O papagaio de Flaubert, de Julian Barnes
  7. A vida nas margens: realismo e poesia em O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende.

 

           

III. CRONOGRAMA

 

 

      Agosto:  6 dias letivos (08, 13, 20, 22, 27, 29)

 

 

  • Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia.
  • Teoria do romance
  • Incursões na contemporaneidade: propostas de Calvino e Piglia

 

Textos:

 

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance. Questões de literatura e de estética, pp. 397-428.

BARTHES, Roland. A preparação do romance – vol.1, pp.19-46.

FUENTES, Carlos. O romance morreu? In: Geografia do romance, pp. 9-33.

FORSTER, E.M. A arte da ficção. In: Aspectos do romance, pp. 213-218.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio.

PIGLIA, Ricardo, "Una propuesta para el nuevo milenio", Margens/Márgenes, p. 3.

 

DVD: HATOUM, Milton. Gêneros literários / O foco narrativo. A construção do romance

 

 

       Setembro: 8 dias letivos (03, 05, 10, 12, 17, 19, 24, 26)

 

 

  • A questão do foco narrativo
  • O tempo do romance
  • Os personagens
  • Estratégias narrativas de Milton Hatoum: a teia dramática em Dois irmãos

 

Textos:

 

LEITE, Lígia Chiappini Morais. O foco narrativo.

FORSTER, E.M. Pessoas. In: Aspectos do romance, pp.69-104.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: A personagem de ficção, 51-80.

DOURADO, Autran. Personagem, composição, estrutura. In: Uma poética de romance – matéria de carpintaria, pp. 92-105.

BRANDÃO, Luis Alberto. Vozes estranhas. O imaginário lingüístico: Milton Hatoum. In: Grafias da identidade, pp.111-134.

BARRETO, Francismar et alii. Entrevista com Milton Hatoum. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, pp. 140-147.

 

DVD: HATOUM, Milton. O tempo narrativo / os personagens. A construção do romance

 

Romance: HATOUM, Milton. Dois irmãos.

 

Entre vistas e vozes: encontro com a escritora Letícia Malard

 

 

 

     Outubro: 10 dias letivos (01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31)

 

 

  • Os jogos da subjetividade em Paul Auster: o olhar canino de Timbuktu
  • Os paradoxos da ficção: Desonra e A vida dos animais , de J.M.Coetzee

 

Textos:

 

ECO, Umberto. Bosques possíveis. Seis passeios pelo bosque da ficção, pp. 81-102.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou.

BRANDÃO, Luis Alberto. O imaginário espacial: Paul Auster. Grafias da identidade, pp.35-66.

HERRON, Tom.The dog man: becoming animal in Coetzee's disgrace.

 

Romances:

 

COETZEE, J.M. Desonra (Disgrace).

AUSTER, Paul. Timbuktu.

 

Entre vistas e vozes: encontro com o escritor Carlos Herculano Lopes

 

 

 

      Novembro: 6  dias letivos (05, 07, 12, 14, 19, 21) 

 

 

  • O romance nos (des) limites do gênero: Bartleby e companhia, de Enrique Villa-Matas, e O papagaio de Flaubert, de Julian Barnes.
  • A vida nas margens: realismo e poesia em O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende.

 

Textos:

 

COMPAGNON, Antoine. O mundo. O demônio da teoria: literatura e senso comum, pp. 97-138.

BARTHES, Roland. A escritura do romance. Novos ensaios críticos, pp. 133-139.

BARTHES, Roland. Escrever a leitura. O rumor da língua, pp. 40-52.

  

Romances:

 

REZENDE, Maria Valéria. O vôo da guará vermelha.  

VILA-MATAS, Enrique. Bartleby e companhia. (junto com

Bartleby, o escrivão, de Melville).

BARNES, Julian. O papagaio de Flaubert. (junto com o conto “Um coração simples”, de Gustave Flaubert).

Entre vistas e vozes: encontro com a escritora Christiane Tassis

 

 

 

IV. AVALIAÇÕES

 

  • Seminário 1: Propostas para o próximo milênio, de Calvino e Piglia27 e 29/8: 10 pontos.
  • Seminários sobre os romances: 30 pontos

 

           1. Dois irmãos, de Milton Hatoum: 26/09

           2. Timbuktu, de Paul Auster: 15/10

           3. Desonra, de J.M.Coetzee: 29/10

           4. O papagaio de Flaubert , de Julian Barnes: 31/10

           5. Bartleby e companhia, de Enrique Villa-Matas: 07/11

           6. O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende. 19/11

 

  • Entrevistas com romancistas mineiros / relatórios: 20 pontos

 

     1. Letícia Malard:: 24/09

     2. Carlos Herculano Lopes: 22/10

     3. Christiane Tassis: 14/11

 

  • Trabalho final: um texto individual (entre 4 e 8 páginas em espaço 2) com respostas a 2 perguntas formuladas a partir das discussões do curso: 30 pontos

 

  • Participação e assiduidade (presença nos dias dos seminários e envolvimento com o curso): 10 pontos

 

 

 

IV. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

 

AUSTER, Paul. Timbuktu. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/UNESP, 1993.

BARNES, Julian. O papagaio de Flaubert. Trad. Manoel Paulo Ferreira. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

BARRENTO, João. A espiral vertiginosa – ensaios sobre a cultura contemporânea. Lisboa: Cotovia, 2001.

BARRETO, Francismar et alli. Entrevista com Milton Hatoum. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, n. 28, jul./dez. de 2006, pp. 140-147.

BARTHES, Roland. A escritura do romance. Novos ensaios críticos. Trad. Heloísa Dantas. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 133-139.

BARTHES, Roland. A preparação do romance – vol.1. Trad. Leyla Perrone. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1984

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988, pp. 40-52.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.

BOOTH, Wayne. A retórica da ficção. Lisboa: Arcádia, 1980.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1987. (Série Princípios).

BRANDÃO, Luis Alberto. Grafias da identidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2005.

SANTOS, Pedro Brum. Teorias do romance: relações entre ficção e história. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1996.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, Antonio et alii. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.

COETZEE, J.M. A vida dos animais. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002.

COETZEE, J.M. Desonra. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

DAL FARRA, Maria Lúcia. O narrador ensimesmado. São Paulo: Ática, 1978.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. São Paulo: UNESP, 2002.

DIMAS, Antônio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1985. (Série Princípios).

DOURADO, Autran. Uma poética de romance – matéria de carpintaria. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia. das Letras, 1994.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Trad. Eliana Aguiar. São Paulo: Record, 2003.

FLAUBERT, Gustave. Um coração simples. Três contos. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Cosacnaify, 2001.

FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Rio de Janeiro: Globo, 2004.

FUENTES, Carlos. Geografia do romance. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa: ensaio de método. Lisboa: Arcádia, 1979.

HATOUM, Milton. A construção do romance (2 dvds). São Paulo: Cultura Marcas, 2006.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

HERRON, Tom.The dog man: becoming animal in Coetzee's disgrace. Twentieth Century Literature,  Winter, 2005.

HUTCHEON, Linda. Irony’s edge; the theory and politics of irony. London: Routledge, 1995

LEITE, Lígia Chiappini Morais. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1987. (Série Princípios).

LIMA, Luiz Costa. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão - Uma história de Wall Street
Trad. Irene Hirsch. São Paulo: Cosacnaify, 2005.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

PIGLIA, Ricardo, "Una propuesta para el nuevo milenio", Margens/Márgenes, n. 2. Belo Horizonte, Mar Del Plata, Buenos Aires, out. 2001, p. 3.

PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.

POUILLON, Jean. O tempo no romance. São Paulo: Cultrix, 1974.

REZENDE, Maria Valéria. O vôo da guará vermelha.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia. das Letras, 1989.

SANTOS, Luis Alberto e OLIVEIRA, Silviana P. Sujeito, tempo e espaço ficcionais. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SCHULER, Donaldo. Teoria do romance. São Paulo: Ática, 1989.

VILA-MATAS, Enrique. Bartleby e companhia. São Paulo: Cosacnaify, 2004.

WATT, Ian. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia. das Letras, 1990.

 

 

TRAJETÓRIA :: 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::