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Faculdade de Letras da UFMG

Tópicos de Teoria da  Literatura - graduação

Profa. Maria Ester Maciel Borges

1º. semestre de 2006 – sexta, de 19 às 22:30h.

 

 

 

Título do Curso:  A poesia no cinema

 

 

 

I. Ementa

 

 

 

O curso propõe investigar diferentes formas de manifestação  do poético no cinema. Pretende-se discutir, sobretudo a partir das reflexões teóricas de Octavio Paz, Maurice Blanchot e Haroldo de Campos, diferentes conceitos de “poético”, com vistas a mostrar como certos filmes contemporâneos (mais especificamente a partir de 1990) incorporam, a partir do diálogo com escritos poéticos de vários autores, elementos que os aproximariam do campo da poesia. Serão tomados como principais pontos de referência pelo menos cinco filmes contemporâneos:  O livro de cabeceira, de Peter Greenaway; Dead Man, de Jim Jarmusch,  Asas do desejo, de Wim Wenders, Nossa música, de Godard, e Amarelo Manga, de Cláudio Assis. Outros filmes emblemáticos dessa conjunção poesia/cinema, produzidos em períodos anteriores, como O cão andaluz, de Buñuel, Limite, de Mário Peixoto, e A queda da casa de Usher, de Jean Epstein, e  Kwaidan, de Masaki Kobayashi, serão também discutidos ao longo do curso.

 

 

II. Programa

 

1.                 O narrativo e o poético no cinema

2.                 O cinema como instrumento de poesia: Buñuel e Epstein

3.                 Poesia á flor da tela: O livro de cabeceira, de Peter Greenaway

4.                 O sublime contemporâneo –  Wim Wenders à luz de Rilke e Benjamin

5.                 A travessia do inferno – Jim Jarmusch e William Blake

6.                 Uma poética da sordidez: Amarelo Manga, de Cláudio Assis

 

   

           

III. Cronograma

 

 

      Março:  4 dias letivos (10, 17, 24, 31) – 16h/a

 

·                    Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia.

·                    O narrativo e o poético no cinema: Griffith e Eiseinstein

·                    O cinema como instrumento de poesia  – Buñuel e Jean Epstein

 

 

Textos de referência:

 

EISENSTEIN, Sergei. Dickens, Griffith e nós. A forma do filme, p. 173-215.

EISENSTEIN, Sergei. Palavra e imagem. O sentido do filme, p. 13-47.

GUIMARÃES, César. Algumas aproximações entre literatura e cinema, p.109-142.

BUÑUEL, Luis. O cinema como instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema, p. 333-337.

   CAÑIZAL , Eduardo Peñuela. Cinema e poesia. In: XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp.353-364.

   EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas / Bonjour cinéma. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.), p. 269-280.

   PASOLINI, P.P. O cinema de poesia. In: Ciclo Pasolini anos 60, p. 21-51.

    MACIEL, Maria Esther. “Para além da adaptação: formas alternativas da articulação entre cinema e literatura, p. 107-128.

 

Filmes:

 

   Outubro, de Eisenstein (fragmento)

   O cão andaluz, de Luis Buñuel.

   Limite, de Mário Peixoto (fragmento)

   A queda da casa de Usher, de Jean Epstein

 

 

       Abril:  2 dias letivos (7 e 28) – 8 h/a

 

·                    Poesia á flor da tela: O livro de cabeceira, de Peter Greenaway 

 

Textos de referência:

     

PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa.  Las peras del olmo, p. 107-135.

GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura, p.9-12.

CAMPOS, Haroldo de. Visualidade e concisão na poesia japonesa. A arte no horizonte do provável, p. 62-70.

 

 

Filmes:

 

O livro de cabeceira, de Peter Greenaway    

Kaidan, de Masaki Kobayashi (um episódio)

 

 

     Maio: 4 dias letivos ( 5, 12, 19 e 26) – 16 h/a

 

·                    O sublime contemporâneo –  Wim Wenders à luz de Rilke e Benjamin

·                    A travessia dos infernos – Jim Jarmusch e William Blake

 

 

Textos de referência:

 

BAUDELAIRE, Charles. L’ albatros / O albatroz. In: As flores do mal, p. 110-111.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Magia e técnica, arte e política, p.197-221.

   GAGNEBIN, Jeanne Marie. Dos anjos em Walter Benjamin. Sete aulas sobre linguagem, memória e história, pp.123-136.

ROSENBAUM, Jonathan. Dead man – Jim Jarmusch. (fragmentos)

         VIZIOLI, Paulo. William Blake – poesia e prosa selecionadas. São Paulo: J.C.Ismael, 1984.

BLAKE, William. Poemas (ed. bilíngüe). Trad. Mário Alves Coutinho. In: Tudo que vive é sagrado, p. 11-81.

AVERBACH, Márgara. Ghost dog y Dead man – el mestizaje cultural y el mundo fragmentado. In: Revista de Cine, p. 82-85.

 

 

Filmes:

 

Asas do desejo, de Wim Wenders

Dead man, Jim Jarmusch

 

 

       Junho: 4 dias letivos (2, 9, 23 e 30) – 16 h/a

 

·        Uma poética da sordidez – Claudio Assis à luz de Augusto dos Anjos e João Cabral de Melo Neto

·        Seminários finais

 

 

Textos de referência

 

ANJOS, Augusto dos.Obra completa. (poemas selecionados).

MELO NETO, João Cabral. Nos reinos do amarelo. Obra completa,  p. 356.

COELHO, Marcelo. A urgência de Amarelo Manga. (artigo da Folha de São Paulo).

ASSIS, Claúdio. Amarelo Manga – roteiro completo.

 

Filme: Amarelo Manga, de Cláudio Assis

 

Seminários finais – sobre filmes escolhidos pelos alunos

 

 

 

       Julho: 1 dia letivo (7) – 4 h/a

 

 

Encerramento do curso

 

 

 

 

V. BIBLIOGRAFIA  BÁSICA

 

   

ANJOS, Augusto dos.Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

AVERBACH, Márgara. Ghost dog y Dead man – el mestizaje cultural y el mundo fragmentado. In: Revista de Cine. Buenos Aires, UBA, n. 1, nov. 2002, p. 82-85.

BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris, Seuil, 1973.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tra. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BAUDELAIRE, Charles. L’ albatros / O albatroz. In: As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 110-111.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1985.

VIZIOLI, Paulo. William Blake – poesia e prosa selecionadas. São Paulo: J.C.Ismael, 1984.

BLAKE, William. Poemas (ed. bilíngüe). Trad. Mário Alves Coutinho. In: Tudo que vive é sagrado.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral, Rio de Ja­neiro: Rocco, 1987.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Trad. Jorge de Sena. Lisboa: Moraes, 1985.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.). Rio de Janeiro: Graal, 1983, p.p. 333-337.

BUÑUEL, Luis. Meu último suspiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Augusto de. Coisas e anjos de Rilke. In: Coisas e anjos de Rilke. São Paulo: Perspectiva, 2001, p. 15-23.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1969.

CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. São Paulo: Cultrix, 1986.

CAÑIZAL , Eduardo Pañuela. Cinema e poesia. In: XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp.353-364.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

EISENSTEIN, Sierguéi. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. São Paulo: Cultrix, 1986, p. 163-185.

EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas / Bonjour cinéma. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.). Rio de Janeiro: Graal, p. p. 269-280.

GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p.9-12.

GREENAWAY, Peter. The Pillow Book .Paris: Éditions Dis Voir, November 1996

GREENAWAY,Peter and Leon STEINMETZ. The World of Peter Greenaway. Boston: Charles Tuttle, 1995

GRÜNEWALD, José Lino. Um filme é um filme. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GRUZINSKI, Serge. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183.

GUERRA, Rui, BRESSANE, Julio e PIZZINI, Joel. O eu da arte é fora de si. Cinemais. Rio de Janeiro, n. 33, jan-mar 2003.

GUIMARÃES, César G. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985.

JARMUSCH, Jim. Jim Jarmusch’ s Interviews. New York: Roundhouse, 2001.

ROSENBAUM, Jonathan. Dead man – Jim Jarmusch. London: BFI, 2000. !(fragmentos)

KIRSCH, Walter W. Marienbad revisited. In: Creative screenwriting. http://www.geocities.com/Hollywood/Academy/7909/Marienbad.htm

LAVERY, David. The Angel of 20th Century Art. Site: http://www.mtsu.edu/~dlavery/Writing/Angel%20of%2020th.htm

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

MACIEL, Maria Esther. A poesia no cinema: de Luis Buñuel a Peter Greenaway. Cadernos de Tradução. Florianópolis: UFSC, v.7, 2002, p.81 – 92.

MACIEL, Maria Esther. “Para além da adaptação: formas alternativas da articulação entre cinema e literatura. In: NASCIMENTO, Evando e CASTELLÕES, Maria Clara (orgs.). Literatura em perspectiva. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2003, p. 107-128.

MORAIS, Vinícius de. O cinema de meus olhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PASOLINI, P.P. O cinema de poesia. In: Ciclo Pasolini anos 60. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian, 1985, p. 21-51.

PAZ, Octavio. El poeta Buñuel. Las peras del olmo. Barcelona: Seix Barral, 1986, pp.183-187.

PAZ, Octavio. A outra voz. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993.

PAZ, Octavio. A nova analogia: poesia e tecnologia. Convergências. RJ: Rocco, 1991.

     PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa.  Las peras del olmo. México: Seix Barral, 1992, p. 107-135

PEIXOTO, Nelson Brissac. “Ver o Invisível: a Ética das Imagens” in NOVAES, Adauto (org.). Ética. 5a. reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno. Trad. Dora Ferreira da Silva. Porto Alegre: Globo, 1976.

ROBBE-GRILLET, Alain. O ano passado em Marienbad. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

ROSENBAUM, Jonathan. Dead man – Jim Jarmusch. London: BFI, 2000.

SALIBA, Ana Maria Portugal. Nas pegadas do anjo. O vidro da palavra. Belo Horizonte: Poslit-UFMG, 2003, p. 163-182. (tese de doutorado).

SARDUY, Severo. Escrito sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SERRES, Michel. Angels – a modern mith. Paris/New York: Flammarion, 1995.

SHONAGON, Sei. The pillow book. Trad. Ivan Morris. London: Penguin, 1971.

WENDERS, Wim. A lógica das imagens. Trad. Maris Alexandra. Lisboa: Edições 70, s/d.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal,1983

XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp. 367-384.

XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

 

 

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