|
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE LETRAS PROJETO
EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (EDUCONLE) Coordenadora: Miriam Lúcia dos Santos Jorge (FAE) Subcoordenadoras: Deise
Prina Dutra (FALE), Heliana Ribeiro de Mello (FALE), Cristiano Silva Barros
(FALE), Elzimar Costa (FALE) Professores Participantes: Andréa Machado de Almeida
Mattos (FALE), Cláudio Marques Nogueira (FaE) Ceres Leite Prado (FAE),
Elizabeth Guzzo de Almeida (FAE), Herzila Bastos (FALE), Leonor Guerra (ICB),
Maralice de Souza Neves (FALE), Míria Gomes de Oliveira (FAE), Nilma Lino
Gomes (FAE), Ricardo Augusto de Souza
(FALE) e Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (FALE). 1. Apresentação O projeto EDUCONLE – Educação Continuada de Professores de Línguas
Estrangeiras – atende professores de inglês e espanhol das redes públicas
municipal e estadual, através de um curso de educação continuada com duração
de dois anos. O EDUCONLE envolve alunos da graduação em Letras das
habilitações de inglês e espanhol (bolsistas ou voluntários) e da
Pós-graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE)
e prestadores de serviço voluntários, alguns já mestres e doutores em
Lingüística Aplicada e outros alunos do Curso de Especialização em Inglês (FALE).
O
projeto tem tido uma grande relevância acadêmica e social, principalmente,
por primar pela integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Desde o
início do projeto em 2002, diversos alunos das habilitações em inglês e
espanhol, têm a oportunidade ímpar de ministrar aulas de línguas, sendo
observados e orientados pelos professores da FALE ou FAE e por alunos do
POSLIN. Esses alunos fazem efetivamente a ligação entre a teoria e a prática
e tornam-se mais bem preparados para
atuar com sensibilidade e desenvolverem-se profissionalmente no contexto
educacional brasileiro, por vezes carente de profissionais criativos e com
autonomia para atender às demandas da sociedade. Além disso, temos observado
ao longo dos anos o aumento de interesse dos monitores egressos do EDUCONLE
em desenvolver pesquisas de mestrado no contexto da escola pública. Quanto à
relevância social do projeto, atingimos indiretamente, por ano, entre 7500 e
15000 alunos das redes públicas de ensino fundamental e médio. Selecionamos anualmente
30 professores de cada língua e como cada professor tem entre 150 e 300
alunos por ano (considerando-se que cada turma tem 30 alunos), esses alunos
passam a ter um professor mais qualificado e, conseqüentemente, aulas mais
direcionadas aos seus interesses. Escolhemos trabalhar com professores de
línguas estrangeiras, pois reconhecemos como a sua atuação pode trazer novas
perspectivas de vida para seus alunos, por ser a língua estrangeira um bem
cultural de alto valor simbólico. 2. Justificativa O projeto EDUCONLE iniciou-se em 2002 e em dezembro de
2006 a quarta turma completará a carga horária de 300 horas, recebendo o
certificado de participação no projeto. Temos avaliado o resultado do projeto
constantemente através da própria participação dos professores da rede
pública nos módulos propostos. Os principais resultados puderam ser
constatados através de portfolios, provas, preparação de material
didático, seminários com trabalhos escritos e orais apresentados pelos
professores durante o ano. Todos foram muito relevantes, mas destacamos os portfolios,
a preparação de material didático e os seminários, pois essas atividades
incentivaram a ligação entre a teoria e a prática e o trabalho coletivo. A preparação de material didático
possibilitou um olhar crítico sobre as atividades que até então os
professores vinham preparando, visto que as escolas nem sempre têm livros
didáticos para o ensino de inglês e, no caso do espanhol, só recebem um kit
com material para consulta e apoio, chamando a atenção para a necessidade de
seguir uma orientação metodológica previamente definida, com clareza quanto à
concepção de língua e de ensino/aprendizagem de LE. Através dos seminários
apresentaram o desenvolvimento e os resultados de pesquisa-ação ou inovações
metodológicas, que visavam à solução de problemas específicos que ocorriam
nas salas de aulas. Diferentemente do ano de 2005, em que a formação do
professor como pesquisador da própria prática se deu por meio exclusivo do
uso de pesquisa-ação, em 2006 demos aos professores a opção de introduzir
ações inovadoras em suas salas de aula, partindo da análise das necessidades
dos alunos e das teorias estudadas nos módulos de metodologias. Cada grupo de professores é orientado por
um professor de graduação ou aluno de pós-graduação, de forma que a
participação nessas atividades possa ser percebida como um processo natural
do ser professor, para que a atitude de pesquisa seja incorporada à
prática profissional dos alunos do
EDUCONLE. Temos relatos de professores participantes do projeto de que novas
perspectivas têm sido incorporadas em suas vidas profissionais. Os alunos de graduação envolvidos como monitores têm tido uma ótima
oportunidade de iniciação à docência, como descrevemos acima. Além do mais,
eles têm contato com situações e problemas característicos do ensino
fundamental e médio ao interagirem com os professores de línguas estrangeiras
que atuam na rede pública. Alunos da graduação e participantes de outros
projetos de pesquisa também coletam dados com os professores do EDUCONLE. Já
os alunos da pós-graduação têm seus projetos de pesquisa no EDUCONLE,
coletando dados para suas dissertações e teses (4 mestrandas e duas
doutorandas já defenderam as suas dissertações e tese; há 8 trabalhos em andamento). Em 2006, os coordenadores e alunos do
EDUCONLE participaram de 4 simpósios, 2 congressos internacionais, 2 semanas
de letras e da semana de Extensão da UFMG. As participações foram de natureza
diferente: pôsteres, comunicações individuais, comunicações integradas e
simpósios e grupo de trabalho. Outros alunos do POSLIN estiveram ligados ao EDUCONLE através de
disciplina da pós-graduação (projeto ARADO desenvolvido em 2006 que atualizou
seu Portal Virtual). Os professores da UFMG avaliam as atividades de 2005
positivamente tanto no processo de orientação dos alunos da graduação e
pós-graduação quanto no contato com os professores da rede pública. Vários
trabalhos foram produzidos através da coleta de dados durante as atividades
do projeto, gerando 6 participações em
eventos (5 nacionais e uma internacional). Os trabalhos da Semana de Extensão
da UFMG já foram publicados eletronicamente, sendo que um deles “A inserção
da pesquisa em um projeto de extensão” foi um dos premiados da área da
Educação. Também em 2006 realizamos o II Encontro de Professores de Línguas
Estrangeiras (o primeiro encontro foi em Dezembro de 2005), no qual foram
realizados mini-cursos, palestras,
oficinas e exposições de livros. Além do objetivo de divulgar o EDUCONLE para
a comunidade que trabalha com línguas estrangeiras em escolas públicas e
criar oportunidades para o desenvolvimento profissional, também inserimos os
professores em uma cultura profissional
própria da participação em eventos, muitas vezes desconhecida para
nossos alunos. Pelo exposto
anteriormente, o que demonstra a relevância social do projeto, e também pela
sua real integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, justificamos a
manutenção do projeto, pois temos tido evidências, cada vez mais claras, de
que ele contribui efetivamente para que o professor continue a formar-se
através da prática reflexiva e do aprimoramento lingüístico. Sendo assim,
pedimos a manutenção de 6 bolsas para o Projeto EDUCONLE, pois trabalhamos
com professores da rede pública tanto de inglês quanto de espanhol e mantemos
atividades específicas para cada grupo. 3. Objetivos Gerais: a)
oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, tanto lingüístico
quanto metodológico, para professores de línguas estrangeiras (inglês,
espanhol); b)contribuir para um maior envolvimento dos graduandos em Letras
com a realidade educacional fora dos muros da universidade; c) envolver
alunos da graduação e pós-graduação em um projeto de ensino/pesquisa/extensão
com professores da rede pública de ensino, sensibilizando os dois segmentos
para a importância da educação continuada. d) manter o vínculo
universidade/sociedade, para o fomento e atualização dos objetivos de
formação da própria universidade. 4.
Objetivos específicos: a)
capacitar lingüisticamente os professores de línguas estrangeiras (inglês,
espanhol) da rede pública em cursos específicos sobre cada língua; b)
promover discussões com os professores da rede pública e bolsistas sobre práticas pedagógicas que levem a uma
reflexão por parte de todos os envolvidos; c) promover discussões sobre
questões cognitivas da aprendizagem; d) discutir teorias de ensino e
aprendizagem de línguas estrangeiras com os professores e bolsistas; e)
incentivar a capacidade de resoluções de problemas com embasamento teórico;
f) integrar professores em serviço com professores em formação em atividades
de observação, regência e discussão teórico-prática; g) oferecer a
oportunidade da prática docente aos bolsistas, com supervisão dos professores
da UFMG, no ensino de línguas para os professores da rede pública; h)
pesquisar as reflexões e interações dos professores da rede pública nas aulas
de língua e de metodologia/prática reflexiva; i) pesquisar as reflexões e
interações dos bolsistas nas aulas de língua e de metodologia/prática
reflexiva; j) proposição de atualização do site www.letras.ufmg.br/educonle
em conjunto com o bolsista do ARADO;
k) articular a formação dos participantes do EDUCONLE com os demais alunos de
licenciatura em inglês e espanhol, a fim de desenvolver atividades
relacionadas às 800 horas de prática de ensino. 5. Metodologia e diretrizes operacionais: O
projeto tem características de ensino, pesquisa e extensão. Os cursos a serem
oferecidos aos professores da rede pública constarão dos seguintes eixos: a) língua
estrangeira: diversas atividades – ministradas pelos bolsistas – enfocando o
ensino/aprendizagem da língua para a comunicação, o desenvolvimento das
habilidades de compreensão e produção oral e escrita através de gêneros
textuais variados; atividades de avaliação; metodologia / prática reflexiva –
leitura e discussão de textos teóricos com reflexões sobre a prática feita em
grupos e individualmente através das atividades desenvolvidas em sala de aula
e da confecção de portfolio, criação de material didático e resolução
de problemas; b) questões cognitivas da aprendizagem – funcionamento do
cérebro, diferenças entre aprendizagem de criança, adolescentes e adultos
serão alguns dos temas abordados em um módulo concentrado em julho, conduzido
pela Profa. Leonor Guerra do ICB; c)
ligação entre a formação pré-serviços e em serviço – estabelecimento de uma
relação de cooperação entre professores em formação inicial e continuada. As
atividades poderão estar ligadas às
disciplinas da FALE ou FAE. Essas atividades integrarão os alunos da
graduação em inglês e espanhol em formação pré-serviço com os participantes
do EDUCONLE que estão em seu segundo ano no projeto. Esses professores da
rede pública terão um papel de orientadores dos alunos graduação e, também, poderão
receber a colaboração desses alunos no desenvolvimento de suas aulas. Os
alunos desenvolverão atividades de observação de aula, regência e discussão
orientada com os professores da rede pública sobre a prática pedagógica, esta
proposta está sendo encaminhada para o Colegiado do curso de Letras. Vemos
que este eixo pode abrir uma grande oportunidade para firmarmos convênios com
as escolas para que outros alunos das habilitações em inglês e espanhol (e
mesmo outras línguas) possam ali
fazer o seu estágio curricular; d)
Questões sócio-culturais da aprendizagem: Nesse módulo os temas relacionados
ao ensino de línguas estrangeiras serão relacionados a temas mais gerais da
educação, especialmente os que tangem os debates sobre diversidade e
inclusão; e) Condição docente:
Esse módulo justifica-se pelo fato de não ser possível separar a prática do
professor da condição de ser professor. Assim, pretendemos discutir com
alunos e alunas do EDUCONLE aspectos específicos sobre a profissão professor
e suas interfaces com temas tais como a saúde do professor, seu
profissionalismo, status, identidade profissional, etc. A pesquisa será
feita através da coleta de narrativas sobre aprendizagem e experiência
profissional dos professores da rede pública. Os relatórios de observação das
aulas a serem feitos pelos alunos de graduação e a gravação das discussões
sobre as aulas serão, também, material para pesquisa. Caso seja autorizada a
gravação de algumas aulas observadas pelos alunos, elas também serão
utilizadas para pesquisas e como instrumentos para impulsionar as discussões
sobre os módulos do EDUCONLE. Além das mudanças no eixo (d) e da
introdução dos eixos (e) e (f)
descritas acima, o Projeto EDUCONLE fará uma mudança na distribuição da carga
horária. O grupo que iniciou sua participação no Projeto em 2006 completará
nesse primeiro ano 200 horas e no segundo 100 horas. Com a carga horária de
150 horas por ano mantemos os encontros às sextas-feiras à tarde e aos
sábados de manhã e, com a nova divisão, o segundo ano terá encontros somente
aos sábados. Essa mudança foi proposta após a análise, em 2006, do público que atendemos: professores com
carga horária alta em diversas escolas e que precisam contar com a
compreensão da diretoria da escola para que não lhes sejam atribuídas aulas
na tarde de sexta-feira. Normalmente, essa compreensão parece ser maior
quando o professor se engaja no projeto, mas nem sempre ele consegue, no
segundo ano, ter a tarde de sexta-feira livre para seu desenvolvimento
profissional. Outro fator que tirará um pouco a pressão do professor será a
possibilidade de receber alunos da graduação em suas salas de aula e
interagir com eles na própria escola.
|
|
|
|
|