UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE LETRAS

 

PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (EDUCONLE)

 

Coordenadora: Miriam Lúcia dos Santos Jorge (FAE)

 

Subcoordenadoras: Deise Prina Dutra (FALE), Heliana Ribeiro de Mello (FALE), Cristiano Silva Barros (FALE), Elzimar Costa (FALE)

 

Professores Participantes: Andréa Machado de Almeida Mattos (FALE), Cláudio Marques Nogueira (FaE) Ceres Leite Prado (FAE), Elizabeth Guzzo de Almeida (FAE), Herzila Bastos (FALE), Leonor Guerra (ICB), Maralice de Souza Neves (FALE), Míria Gomes de Oliveira (FAE), Nilma Lino Gomes (FAE),  Ricardo Augusto de Souza (FALE) e Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (FALE).

 

1. Apresentação

 

O projeto EDUCONLE – Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras – atende professores de inglês e espanhol das redes públicas municipal e estadual, através de um curso de educação continuada com duração de dois anos. O EDUCONLE envolve alunos da graduação em Letras das habilitações de inglês e espanhol (bolsistas ou voluntários) e da Pós-graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE) e prestadores de serviço voluntários, alguns já mestres e doutores em Lingüística Aplicada e outros alunos do Curso de Especialização em Inglês (FALE).

O projeto tem tido uma grande relevância acadêmica e social, principalmente, por primar pela integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Desde o início do projeto em 2002, diversos alunos das habilitações em inglês e espanhol, têm a oportunidade ímpar de ministrar aulas de línguas, sendo observados e orientados pelos professores da FALE ou FAE e por alunos do POSLIN. Esses alunos fazem efetivamente a ligação entre a teoria e a prática e  tornam-se mais bem preparados para atuar com sensibilidade e desenvolverem-se profissionalmente no contexto educacional brasileiro, por vezes carente de profissionais criativos e com autonomia para atender às demandas da sociedade. Além disso, temos observado ao longo dos anos o aumento de interesse dos monitores egressos do EDUCONLE em desenvolver pesquisas de mestrado no contexto da escola pública. Quanto à relevância social do projeto, atingimos indiretamente, por ano, entre 7500 e 15000 alunos das redes públicas de ensino fundamental e médio. Selecionamos anualmente 30 professores de cada língua e como cada professor tem entre 150 e 300 alunos por ano (considerando-se que cada turma tem 30 alunos), esses alunos passam a ter um professor mais qualificado e, conseqüentemente, aulas mais direcionadas aos seus interesses. Escolhemos trabalhar com professores de línguas estrangeiras, pois reconhecemos como a sua atuação pode trazer novas perspectivas de vida para seus alunos, por ser a língua estrangeira um bem cultural de alto valor simbólico.

 

2. Justificativa

            O projeto EDUCONLE iniciou-se em 2002 e em dezembro de 2006 a quarta turma completará a carga horária de 300 horas, recebendo o certificado de participação no projeto. Temos avaliado o resultado do projeto constantemente através da própria participação dos professores da rede pública nos módulos propostos. Os principais resultados puderam ser constatados através de portfolios, provas, preparação de material didático, seminários com trabalhos escritos e orais apresentados pelos professores durante o ano. Todos foram muito relevantes, mas destacamos os portfolios, a preparação de material didático e os seminários, pois essas atividades incentivaram a ligação entre a teoria e a prática e o trabalho coletivo.  A preparação de material didático possibilitou um olhar crítico sobre as atividades que até então os professores vinham preparando, visto que as escolas nem sempre têm livros didáticos para o ensino de inglês e, no caso do espanhol, só recebem um kit com material para consulta e apoio, chamando a atenção para a necessidade de seguir uma orientação metodológica previamente definida, com clareza quanto à concepção de língua e de ensino/aprendizagem de LE. Através dos seminários apresentaram o desenvolvimento e os resultados de pesquisa-ação ou inovações metodológicas, que visavam à solução de problemas específicos que ocorriam nas salas de aulas. Diferentemente do ano de 2005, em que a formação do professor como pesquisador da própria prática se deu por meio exclusivo do uso de pesquisa-ação, em 2006 demos aos professores a opção de introduzir ações inovadoras em suas salas de aula, partindo da análise das necessidades dos alunos e das teorias estudadas nos módulos de metodologias.  Cada grupo de professores é orientado por um professor de graduação ou aluno de pós-graduação, de forma que a participação nessas atividades possa ser percebida como um processo natural do ser professor, para que a atitude de pesquisa seja incorporada à prática  profissional dos alunos do EDUCONLE. Temos relatos de professores participantes do projeto de que novas perspectivas têm sido incorporadas em suas vidas profissionais.

Os alunos de graduação envolvidos como monitores têm tido uma ótima oportunidade de iniciação à docência, como descrevemos acima. Além do mais, eles têm contato com situações e problemas característicos do ensino fundamental e médio ao interagirem com os professores de línguas estrangeiras que atuam na rede pública. Alunos da graduação e participantes de outros projetos de pesquisa também coletam dados com os professores do EDUCONLE. Já os alunos da pós-graduação têm seus projetos de pesquisa no EDUCONLE, coletando dados para suas dissertações e teses (4 mestrandas e duas doutorandas já defenderam as suas dissertações e tese;  há 8 trabalhos em andamento).  Em 2006, os coordenadores e alunos do EDUCONLE participaram de 4 simpósios, 2 congressos internacionais, 2 semanas de letras e da semana de Extensão da UFMG. As participações foram de natureza diferente: pôsteres, comunicações individuais, comunicações integradas e simpósios e grupo de trabalho.

Outros alunos do POSLIN estiveram ligados ao EDUCONLE através de disciplina da pós-graduação (projeto ARADO desenvolvido em 2006 que atualizou seu Portal Virtual). Os professores da UFMG avaliam as atividades de 2005 positivamente tanto no processo de orientação dos alunos da graduação e pós-graduação quanto no contato com os professores da rede pública. Vários trabalhos foram produzidos através da coleta de dados durante as atividades do projeto, gerando 6 participações em eventos (5 nacionais e uma internacional). Os trabalhos da Semana de Extensão da UFMG já foram publicados eletronicamente, sendo que um deles “A inserção da pesquisa em um projeto de extensão” foi um dos premiados da área da Educação. Também em 2006 realizamos o II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras (o primeiro encontro foi em Dezembro de 2005), no qual foram realizados  mini-cursos, palestras, oficinas e exposições de livros. Além do objetivo de divulgar o EDUCONLE para a comunidade que trabalha com línguas estrangeiras em escolas públicas e criar oportunidades para o desenvolvimento profissional, também inserimos os professores em uma cultura profissional  própria da participação em eventos, muitas vezes desconhecida para nossos alunos.

Pelo exposto anteriormente, o que demonstra a relevância social do projeto, e também pela sua real integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, justificamos a manutenção do projeto, pois temos tido evidências, cada vez mais claras, de que ele contribui efetivamente para que o professor continue a formar-se através da prática reflexiva e do aprimoramento lingüístico. Sendo assim, pedimos a manutenção de 6 bolsas para o Projeto EDUCONLE, pois trabalhamos com professores da rede pública tanto de inglês quanto de espanhol e mantemos atividades específicas para cada grupo.

 

3. Objetivos Gerais:

 

a) oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, tanto lingüístico quanto metodológico, para professores de línguas estrangeiras (inglês, espanhol); b)contribuir para um maior envolvimento dos graduandos em Letras com a realidade educacional fora dos muros da universidade; c) envolver alunos da graduação e pós-graduação em um projeto de ensino/pesquisa/extensão com professores da rede pública de ensino, sensibilizando os dois segmentos para a importância da educação continuada. d) manter o vínculo universidade/sociedade, para o fomento e atualização dos objetivos de formação da própria universidade.

 

4. Objetivos específicos:

 

a) capacitar lingüisticamente os professores de línguas estrangeiras (inglês, espanhol) da rede pública em cursos específicos sobre cada língua; b) promover discussões com os professores da rede pública e bolsistas sobre  práticas pedagógicas que levem a uma reflexão por parte de todos os envolvidos; c) promover discussões sobre questões cognitivas da aprendizagem; d) discutir teorias de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com os professores e bolsistas; e) incentivar a capacidade de resoluções de problemas com embasamento teórico; f) integrar professores em serviço com professores em formação em atividades de observação, regência e discussão teórico-prática; g) oferecer a oportunidade da prática docente aos bolsistas, com supervisão dos professores da UFMG, no ensino de línguas para os professores da rede pública; h) pesquisar as reflexões e interações dos professores da rede pública nas aulas de língua e de metodologia/prática reflexiva; i) pesquisar as reflexões e interações dos bolsistas nas aulas de língua e de metodologia/prática reflexiva; j) proposição de atualização do site www.letras.ufmg.br/educonle em conjunto com o bolsista do ARADO; k) articular a formação dos participantes do EDUCONLE com os demais alunos de licenciatura em inglês e espanhol, a fim de desenvolver atividades relacionadas às 800 horas de prática de ensino.

 

5. Metodologia e diretrizes operacionais:

 

            O projeto tem características de ensino, pesquisa e extensão. Os cursos a serem oferecidos aos professores da rede pública constarão dos seguintes eixos:

a)       língua estrangeira: diversas atividades – ministradas pelos bolsistas – enfocando o ensino/aprendizagem da língua para a comunicação, o desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral e escrita através de gêneros textuais variados; atividades de avaliação; metodologia / prática reflexiva – leitura e discussão de textos teóricos com reflexões sobre a prática feita em grupos e individualmente através das atividades desenvolvidas em sala de aula e da confecção de portfolio, criação de material didático e resolução de problemas;  b) questões cognitivas da aprendizagem – funcionamento do cérebro, diferenças entre aprendizagem de criança, adolescentes e adultos serão alguns dos temas abordados em um módulo concentrado em julho, conduzido pela Profa. Leonor Guerra do ICB; c) ligação entre a formação pré-serviços e em serviço – estabelecimento de uma relação de cooperação entre professores em formação inicial e continuada. As atividades poderão estar  ligadas às disciplinas da FALE ou FAE. Essas atividades integrarão os alunos da graduação em inglês e espanhol em formação pré-serviço com os participantes do EDUCONLE que estão em seu segundo ano no projeto. Esses professores da rede pública terão um papel de orientadores dos alunos graduação e, também, poderão receber a colaboração desses alunos no desenvolvimento de suas aulas. Os alunos desenvolverão atividades de observação de aula, regência e discussão orientada com os professores da rede pública sobre a prática pedagógica, esta proposta está sendo encaminhada para o Colegiado do curso de Letras. Vemos que este eixo pode abrir uma grande oportunidade para firmarmos convênios com as escolas para que outros alunos das habilitações em inglês e espanhol (e mesmo outras línguas)  possam ali fazer o seu estágio curricular; d) Questões sócio-culturais da aprendizagem: Nesse módulo os temas relacionados ao ensino de línguas estrangeiras serão relacionados a temas mais gerais da educação, especialmente os que tangem os debates sobre diversidade e inclusão; e) Condição docente: Esse módulo justifica-se pelo fato de não ser possível separar a prática do professor da condição de ser professor. Assim, pretendemos discutir com alunos e alunas do EDUCONLE aspectos específicos sobre a profissão professor e suas interfaces com temas tais como a saúde do professor, seu profissionalismo, status, identidade profissional, etc.

      A pesquisa será feita através da coleta de narrativas sobre aprendizagem e experiência profissional dos professores da rede pública. Os relatórios de observação das aulas a serem feitos pelos alunos de graduação e a gravação das discussões sobre as aulas serão, também, material para pesquisa. Caso seja autorizada a gravação de algumas aulas observadas pelos alunos, elas também serão utilizadas para pesquisas e como instrumentos para impulsionar as discussões sobre os módulos do EDUCONLE.

            Além das mudanças no eixo (d) e da introdução dos eixos (e)  e (f) descritas acima, o Projeto EDUCONLE fará uma mudança na distribuição da carga horária. O grupo que iniciou sua participação no Projeto em 2006 completará nesse primeiro ano 200 horas e no segundo 100 horas. Com a carga horária de 150 horas por ano mantemos os encontros às sextas-feiras à tarde e aos sábados de manhã e, com a nova divisão, o segundo ano terá encontros somente aos sábados. Essa mudança foi proposta após a análise, em 2006,  do público que atendemos: professores com carga horária alta em diversas escolas e que precisam contar com a compreensão da diretoria da escola para que não lhes sejam atribuídas aulas na tarde de sexta-feira. Normalmente, essa compreensão parece ser maior quando o professor se engaja no projeto, mas nem sempre ele consegue, no segundo ano, ter a tarde de sexta-feira livre para seu desenvolvimento profissional. Outro fator que tirará um pouco a pressão do professor será a possibilidade de receber alunos da graduação em suas salas de aula e interagir com eles na própria escola.