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Grupo de estudos Titulo: Como
formar hoje o professor-leitor-cidadão de amanhã? Orientadora: Elzimar Goettenauer de Marins Costa Vinculado aos seguintes Projetos: - “FormAÇÃO de professores: os
(des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática”. (Pesquisa) -
“Leitura(s) para a FormAÇÃO do Professor de E/LE” (PEG) O documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Ministério da Educação, 2006), recentemente publicado, destaca o objetivo de preparar o jovem para a sociedade complexa em que vivemos, atendendo ao artigo 35 da LDB/96 que atribui as seguintes finalidades ao ensino médio: “o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado”. Em relação às línguas estrangeiras (LE), o documento salienta seu papel educativo, reafirmando a importância de desenvolver o senso de cidadania, e ressalta as teorias de letramento e multiletramento bem como as noções de heterogeneidade da linguagem e da cultura. Pode-se dizer que o documento, em linhas gerais, não apresenta muitas novidades, já que retoma os ideais expostos nos PCNEM, que, por sua vez, recuperaram os princípios de educação libertadora de Paulo Freire. Infelizmente, porém, pesquisas e estudos demonstram que o ensino no Brasil está ainda muito distante de atingir esses ideais. Tendo em vista, por um lado, a distância entre as propostas educacionais formuladas nos documentos oficiais e a realidade e, por outro lado, a responsabilidade que têm os professores na execução dessas propostas, cabe perguntar: ao terminar a licenciatura, os profissionais recém formados estão preparados para enfrentar tal responsabilidade? Ao enfatizar o papel educativo da LE na escola regular – a saber,
“contribuir para a construção coletiva do conhecimento e para a formação do
cidadão” (OCEM, p. 131) – as Orientações Curriculares chamam a atenção
para o fato de que um ensino “apenas lingüístico ou instrumental da Língua
Estrangeira” não cumpre tal papel já que “concentra mais esforços na
disciplina/conteúdo”, ignorando os “valores sociais, culturais, políticos e
ideológicos” do idioma (OCEM, p. 90). Sendo assim, como desenvolver o senso
de cidadania, a capacidade reflexiva e a autonomia intelectual de um futuro
professor de LE para que ao final da licenciatura ele esteja habilitado para
educar outros indivíduos? Diante dessa indagação, parece oportuno criar oportunidades para
discutir com os futuros professores sobre o papel educativo da LE e
conseqüentemente sobre o papel de educador do professor, e suscitar a reflexão
sobre práticas pedagógicas que tenham como meta à formação para a cidadania. Sendo assim, este projeto destina à criação de um Grupo de Estudos
cujos objetivos são os seguintes: Geral: - Estimular o pensamento crítico do futuro professor e contribuir para
o desenvolvimento de seu senso de cidadania e de sua autonomia intelectual. Específicos: - Refletir acerca do papel educativo da LE e do professor como
educador no ensino regular. - Pesquisar e discutir conceitos de educação,
ensino-aprendizagem, cidadania, leitura crítica, letramento crítico, ética,
autonomia, etc. - Definir critérios para práticas pedagógicas
consoantes com a dimensão educativa do ensino-aprendizagem de LE. Metodologia: - Elaboração de um plano de leitura e de atividades para o semestre, conforme os objetivos estabelecidos. -
Reuniões quinzenais, de 2h de duração, para discutir as leituras feitas. -
Levantamento bibliográfico e pesquisa de conceitos. -
Organização da bibliografia, dos conceitos e dos relatos das discussões feitas. Plano
de trabalho do grupo: -
Ler os textos indicados e sugerir leituras afins. -
Realizar as atividades propostas. (ex.: pesquisar
conceitos, fazer levantamento bibliográfico relativo aos temas discutidos,
apresentar comentários – orais e/ou escritos – sobre os textos lidos,
conduzir a discussão sobre os textos, etc.) -
Participar das reuniões quinzenais. -
Elaborar um texto (formato de artigo para
periódico, com mínimo de 5 páginas), no final do semestre, apresentando
reflexões decorrentes das leituras e discussões feitas. Bibliografia
inicial: u Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (Conhecimentos de Línguas Estrangeiras,
Conhecimentos de Espanhol). Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf u
ABRAHÃO, M. Helena V. (Org.) Prática de ensino de língua estrangeira:
experiências e reflexões. São Paulo: Pontes, 2004. u CASSANY, Daniel. Tras las líneas.
Sobre la lectura contemporánea. Barcelona:
Anagrama, 2006. u FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia. 34ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. u
KLEIMAN, Ângela B., MATENCIO, Mª DE LOURDES M. (Org.). Letramento e
formação do professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2005. u
MAGALHÃES, M. Cecília C. (Org.) A formação do professor como um
profissional crítico. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. u SOARES,
Magda. Letramento. Um tema em três gêneros. 2ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2005. Participantes: Cristiano Silva de Barros – Professor / FALE Elizabeth Guzzo de Almeida – Professora / FAE Cléudia de Sousa Jardim Daniel Mazzaro Francisca Ravnjak Giovana Assunção Julieta Sueldo Boedo Lúbia Juliene A.
Bustamante Luciana Massai do Carmo Luíza Santana Chaves Magda Gomes Prates Mônica Emmanuelle F. De
Carvalho Renata Passos Freire Ferreira Simone de Pablo Fonseca Ulisses R. V. de Souza Victoria Cabezas Santiago |
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