Autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da UFMG tem novas orientações

Os novos procedimentos foram divulgados em vídeo tutorial produzido pela Biblioteca Universitária, em parceria com a equipe do RI-UFMG

Está disponível para consulta novo vídeo sobre autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que  traz o passo a passo dos novos procedimentos para depositar a versão final de teses, dissertações e monografias de especialização no Repositório.

“Em função da pandemia, a documentação que acompanha a entrega dos trabalhos acadêmicos passou a tramitar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFMG). Assim, o processo que ocorria de forma presencial foi integralmente automatizado, garantindo a continuidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Produzimos tutoriais com as novas instruções, mas percebemos que um novo vídeo seria o meio mais adequado para orientar os discentes sobre como depositar o trabalho no Repositório e entregar os documentos associados utilizando o novo sistema”, explica Izabel Antonina Araújo, coordenadora do Repositório.

Com acesso aberto para consulta pública, o Repositório Institucional da UFMG visa reunir, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Dessa forma é possível, por exemplo, dar visibilidade aos produtos de pesquisa da UFMG em âmbito nacional e internacional.  “O compartilhamento público desses conteúdos científicos é crucial para encontrar soluções para as diversas crises que nos atingem e para dar conhecimento à sociedade dos resultados de pesquisas desenvolvidas com financiamento público”, enfatiza Izabel.

Além dos trabalhos acadêmicos – coleções de teses, dissertações, monografias – em breve o Repositório disponibilizará também artigos de periódicos e de eventos, livros, capítulos de livros e recursos educacionais, como materiais didáticos, jogos, entre outros.

A missão do Repositório e os benefícios que ele traz para a sociedade podem ser conferidos em vídeo de animação produzido pela Biblioteca Universitária em parceria com a equipe do Repositório Institucional da UFMG.

Fonte: https://cerrado.bu.ufmg.br/bu/index.php/noticiais/1511-autoarquivamento-de-trabalhos-academicos-no-repositorio-institucional-da-ufmg-tem-novas-orientacoes