Mario Vinicius Júnior da Silva
 

 

Editorial


No encerramento de 2007, estamos discutindo um tema que, de fato, ocupou nossas atividades de todo o ano. As múltiplas facetas das subjetividades contemporâneas foram abordadas por nossos projetos quando realizamos edições de telas e textos, cursos e palestras de capacitação de educadores, fundação de bibliotecas e mostras de cinema, oficinas de inclusão cultural e digital, debates regulares com variados segmentos educacionais. Nestes 12 meses, alfabetizamos, letramos, videografamos. Contamos estórias. Premiamos filmes mineiros. Fomos premiados pelo VIVALEITURA. Firmamos novas parcerias. Escrevemos muitos projetos. Trabalhamos em nível local, estadual e nacional. Alcançamos nossas metas e novas esperanças.

Este sexto número da revista txt é resultado desse esforço coletivo e multiplicado.

Buscando compreender a importância da leitura, da escrita e das imagens para a formação das subjetividades contemporâneas, esta revista acolhe artigos dos seguintes pesquisadores:

1. Wilson F. Correia e Débora C. M. Barbosa - a formação da subjetividade pela leitura de telatextos, com base nas relações típicas da era globalizada entre estudantes e computador;
2. Diléia Pires - os dados sociais, psíquicos e culturais que interferem na construção de sentido e possivelmente no sucesso de coleções como Harry Potter.
3. Santuza Amorim da Silva - os gêneros de leitura de um grupo de docentes que participaram de uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-graduação da FAE/UFMG;
4. Charles Bicalho - conexões entre palavra e imagem no âmbito da tradição maxakali, especialmente no que diz respeito aos yãmîys ou cantos rituais;
5. Luciene dos Santos - as relações afetivas da classe média carioca, presentes nas telenovelas da Rede Globo Por amor, Laços de família e Mulheres apaixonadas;
6. Ângela Maria B. Faria - as transformações ocorridas na esfera literária, a partir do descentramento do discurso hegemônico e da revisão do conceito de texto;


Além disso, esta revista também oferece quatro entrevistas em que a questão da formação de leitores é abordada por diferentes enfoques: pelo cineasta Renato Barbieri, diretor do documentário Atlântico negro - na rota dos orixás; pelo poeta Wilton Azevedo em seus 10 anos de poesia digital interativa; pela educadora Vera Lúcia Pyramo Costa Pimenta, em comemoração aos 40 anos de edição da Revista Amae educando e pela fonoaudióloga Júnia Carolina Sábato Filó comentando as relações entre audição e aquisição da leitura.

O depoimento de Günther Augustin sobre a exposição Documenta 12 associa o pensamento crítico contemporâneo a uma percepção inovadora de arte. A proposta imagético-textual Série EmPLACA AN, de José Aloise Bahia, compõe o espaço interativo e conceitual da imagENTA. Belos textos como 21 desconselhos para quem quer conhecer a Arte de desLER e desAPRENDER, de Ronald Claver, A invasão, de Renato Giovani de Souza Pereira, e Panis et laboris, de Sheila Neumayr, estimulam os prazeres da leitura desta revista. E, finalmente, a resenha de Ana Elisa Ribeiro mostra como o livro Formando leitores de telas e textos constitui uma obra pedagógica indispensável ao educador brasileiro da atualidade.

Contudo, toda essa performance textual não teria cumprido sua função crítica se não estivesse dialogando intensamente com a produção dos jovens ilustradores da Escola de Belas Artes/UFMG, sob a coordenação de Conceição Bicalho. As versões imagéticas de cada texto aprofundam e alargam seus aspectos poéticos ou conceituais, favorecendo novas interrogações sobre a cultura letrada que desejamos compartilhar.

Nesta despedida de 2007, esperamos ter contribuído para que vocês, prezados leitores, encontrem na revista txt 6 um espaço de boas reflexões e renovadas esperanças. Que em 2008 todos nós sejamos capazes de seguir contribuindo para a elevação dos níveis de alfabetização e letramento da população de nosso país!



Belo Horizonte, 13 de dezembro de 2007.
Maria Antonieta Pereira
Coordenação da revista txt - leituras
transdisciplinares de telas e textos