Notas:

(1) CAFIEIRO, 2005. p. 17.

(2) Várias histórias adaptadas dos clássicos da literatura podem ser lidas no site: www.monica.com.br. A reprodução das mesmas não pôde ser feita aqui em respeito às normas do site. É importante destacar que, a partir da década de 80, a equipe de Maurício de Souza incorporou as tecnologias da comunicação e passou a disponibilizar suas histórias em outros suportes: em almanaques, livros, filmes e pela Internet. No site, acessando o link quadrinhos, o leitor tem acesso a um calendário com as tirinhas e histórias semanais, ou mesmo as histórias escritas em séries, que em sua maioria, são as que revivem os clássicos literários. Surge, então, uma nova possibilidade de leitura, os quadrinhos nas telas do computador.

(3) Para maiores informações: http://www.escalaeducacional.com.br/paradidalitbras.asp.

(4) SANTOS, 2002. p.136.

(5) SANTOS, 2002. p.136.

(6) SANTOS, 2002. p.117.

(7) SANTOS, 2002. p.138.

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Bibliografia

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CAFIEIRO, Delaine. Leitura como processo: caderno do formador. Belo Horizonte: CEALE/FaE/UFMG, 2005. Coleção Alfabetização e Letramento.

COSCARELLI, Carla Viana. Livro de receita do professor de Português. Atividades para a sala de aula. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KOCH, Ingedore Vilaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2005.

PAULINO, Graça; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria N.; CURY, Maria Z. Tipos de texto, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

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SANTOS, Clarisse Barbosa dos. Quadrinhos e Chico Bento um texto caleidoscópico. Universidade Federal de Minas Gerais, 2002 (PEREIRA, Maria Antonieta,). 2002 enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

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