Notas:

(1) Ricardo Azevedo (São Paulo – 1949 - ) formou-se Bacharel em Comunicação Visual na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP em 1975, em São Paulo. Escritor e ilustrador, Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo e doutorando em Teoria Literária. Começou a produzir livros infantis em 1980, com O peixe que podia cantar. Em 1983, com o livro Um homem no sótão, obteve menção honrosa na Bienal de Ilustrações de Bratislava (República Tcheca). Azevedo conquistou, em 1989 e 1991, prêmios Jabuti de Melhor Livro Infantil pelos livros Alguma coisa e Maria Gomes. Em 1995, recebeu o prêmio de melhor livro juvenil para Pobre corinthiano careca, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Também nesse ano participou da Mostra de Ilustradores Brasileiros de Bolonha, ano em que o Brasil foi o país homenageado daquela que é a maior Feira internacional do mercado editorial de livros para crianças. Sua obra poética inclui Estão batendo na porta (1986), Brincando de adivinhar (1996), Dezenove poemas desengonçados (1998), Meu material escolar (2000), dentre outros livros. Alguns livros foram traduzidos na Alemanha, em Portugal, no México e na Holanda. Em 1998, obteve simultaneamente dois prêmios Jabuti, que é o prêmio nacional de maior prestígio: de Melhor Livro Infantil para o livro Dezenove poemas desengonçados (Ática) e de Melhor Livro Juvenil para A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas). Em 2004, recebe o prêmio Jabuti da categoria infanto-juvenil para o texto Contos de enganar a morte. Até o ano de 2003, o autor publicou mais de oitenta títulos, com destaque para a literatura popular.

(2)
AZEVEDO, R. Um homem no sótão. Ilustrações Ricardo Azevedo. São Paulo: Cia Melhoramentos, 1982. 30p. Para a leitura de nosso trabalho utilizamos a versão republicada pela editora Ática (2001).

(3) AZEVEDO, 2004. p.57.

(4)
AZEVEDO, R. Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas. Ilustrações Ricardo Azevedo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

(5) FARIA, 1999. p.99.

(6) ISER, 1996. p.179.

(7) ISER, 1999. p.75.

(8) AZEVEDO, 2002. p.56.

(9) AZEVEDO, 2002. p.6.

(10) AZEVEDO, 2002. p.6.

(11) AZEVEDO, 2002. p.34.

(12) AZEVEDO, 2002. p.22, grifo do autor.

(13) AZEVEDO, 2002. P.33.

(14) AZEVEDO, 2002. p.22.

(15) VALENCY, 1997. p.221.

(16) ISER, 1999. p.21.




-----------------------------------------


Bibliografia
:

AZEVEDO, R. Um homem no sótão. São Paulo: Cia Melhoramentos, 1982.

AZEVEDO, R. Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução Sérgio Tellaroli.São Paulo: Ática, 1994.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretscmer. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1996.

Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. João Cezar de Castro (Org.). Tradução Bluma Waddington et al. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Tradução Maria Ângela Aguiar. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Publicação do Curso de Pós-graduação em Letras, volume 3, Número 2, março de 1999.

LIMA, Luiz Costa (Org.). Literatura e o leitor: textos de estética da recepção Hans Robert Jauss et al. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

REIS, C. LOPES, A. C M. Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina, 1988.