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Notícias A tela e o texto

06/05/2009

A tela e o texto partcipa de evento na CASA BRASIL


II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DA GRANDE BH
PROJETO CASA BRASIL - PONTOS DE CULTURA

07 e 08 de maio

CRONOGRAMA

Dia 07 de maio

09:00 - Recepção e café dos participantes
09:30 - Dinâmica de apresentação dos participantes
10:00 - Apresentação dos objetivos do encontro e a apresentação dos Pontos de Cultura
10:30 - Oficinas de capacitação
- Introdução aos aplicativos de Multimídia (Facilitador Pontos de Cultura)
- Introdução à elaboração de projetos (Facilitador Pedro Otoni)
- Software livre como ferramenta de inclusão digital (Facilitador Christian Tosta)
12:00 - Almoço
13:00 - Oficinas de capacitação
- Introdução aos aplicativos de multimídia (Facilitador Pontos de Cultura) - continuação
- Introdução à elaboração de projetos (Facilitador Pedro Otoni) - continuação
- Software Livre como Ferramenta de Inclusão Digital (Facilitador Christian Tosta) - continuação
- Gestão de bibliotecas (Facilitadores Programa A tela e o texto)
15:30 - Café
15:45 - Continuação das oficinas
17:00 - Encerramento - Dinâmica

Dia 08 de maio

09:00 - Recepção e café - Dinâmica de motivação
09:30 - Oficinas de capacitação
- Introdução aos aplicativos de multimídia (Facilitador Pontos de Cultura) - continuação
- Introdução à elaboração de projetos (Facilitador Pedro Otoni) - continuação
- Software livre como ferramenta de inclusão digital (Facilitador Christian Tosta) - continuação
- Elaboração de eventos literários (Facilitadores Programa A tela e o texto)
10:30 - Café
10:45 - Oficinas de capacitação (continuação)
12:00 - Almoço
13:00 - Oficinas de capacitação
- Introdução aos aplicativos de multimídia (Facilitador Pontos de Cultura) - continuação
- Formação de conselhos gestores (Facilitador Pedro Otoni)
- Software livre como ferramenta de inclusão digital (Facilitador Christian Tosta) - continuação
- Elaboração de eventos literários (Facilitadores Programa A tela e o texto) - continuação
15:30 - Café
15:45 - Espaço de Convergência – apresentação e encaminhamentos
17:00 - Encerramento - Dinâmica

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23/03/2009

Convite para defesa de tese


O Programa A tela e o texto convida para a defesa da tese Traduções da lírica de Manuel Bandeira na canção de câmara de Helza Camêu, de Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra.

Professora da Escola de Música da UFMG, Luciana Monteiro realizou uma pesquisa voltada para as várias formas de tradução/transcriação existentes entre poesia e música. Utilizando o conceito de hipertexto como eixo teórico de seu trabalho, a pesquisadora investigou as canções da suíte Líricas, op. 25, em seu diálogo com poemas de Bandeira.

A defesa da tese será realizada no dia 26 de março, às 14h, no auditório 2001. A pesquisa foi orientada pela Profa. Maria Antonieta Pereira, do Programa A tela e o texto.

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20/02/2009

BOLSISTA DE EXTENSÃO

Faculdade de Educação da UFMG - DMTE - Projeto "Contribuições para o Letramento Literário de Educadores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental", ligado ao Programa A tela e o texto da FALE/UFMG.

Vagas: 01
Turno de atuação: Manhã ou tarde

Pré-requisitos:
· Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) na UFMG;
· Ter disponibilidade de dedicação de 20 horas semanais;
· Não estar recebendo outro tipo de bolsa acadêmica;

É desejável que o(a) candidato(a) apresente gosto e hábito de leitura literária.
Atividades: Colaborar na edição e distribuição de livros literários, a partir do domínio público brasileiro de literatura, para educadores formados em Magistério, Pedagogia e em exercício de docência como alfabetizadores na rede pública.

· Valor da Bolsa: R$ 300,00
· Período: 10 meses – março a dezembro de 2009

INSCRIÇÃO:

Documentação:
· Curriculum Vitae;
· Comprovante de matrícula na UFMG.
Período: 26/02/2009 a 05/03/2009, exceto dia 04/03/2009
Local: Gabinete da Prof.a do DMTE Graça Paulino de 13h30 a 17h00, com entrevista no ato da inscrição.

RESULTADO DA SELEÇÃO: Dia 06/03/2009, às 11h, com encaminhamento ao CENEX FAE no mesmo dia para oficialização dos atos de seleção.


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19/11/2008

Muito obrigada! Boas Festas!

Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para que o Programa A tela e o texto chegasse a seus 10 anos de existência. Sendo impossível nomeá-los todos, aqui citamos apenas alguns de nossos parceiros mais freqüentes:
01) população de vilas, favelas e abrigos de Belo Horizonte
02) vegetarianos, veganos e ecologistas (especialmente as turmas do Gato negro e do Bicho feliz)
03) centenas de milhares de leitores dos ônibus e do metrô de Belo Horizonte
04) bibliotecários e agentes culturais das bibliotecas comunitárias autogeridas e dos centros culturais de periferia
05) Conselho Editorial da revista txt
06) todos aqueles que passaram pelo Programa e deixaram sua contribuição
07) educadores das redes públicas e privadas de Belo Horizonte
08) Revista Presença pedagógica
09) membros do antigo Grupo Redes (professores de Biologia, Matemática, Letras, Medicina, História, Ciências Políticas, Filosofia, Física, Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social etc.)
10) compositores de MPB e outros artistas
11) escritores emergentes e consagrados
12) cineastas e videomakers mineiros, argentinos e amazônicos
13) diagramadores e revisores de texto
14) ilustradores
15) SESC/MG, Arcelor Mittal, Planeta Produções
16) Companhia Brasileira de Transportes Urbanos
17) Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais 18) Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (BHTRANS, Secretaria Municipal de Educação, CAC Barreiro, CAC Providência, CAC B. S. Paulo, NAF Novo Ouro Preto, Fundação Municipal de Cultura, Centro Cultural Pampulha)
19) Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais
20) MEC, MINC, OEI, FAPEMIG, CAPES, CNPq
21) Universidade Federal de Minas Gerais, especialmente Pró-Reitoria de Extensão, Rádio UFMG, CEDECOM, Faculdade de Educação, Escola de Belas Artes, Curso de Psicologia e Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares
22) Faculdade de Letras da UFMG (Diretoria, professores, estudantes e funcionários)

Com todos vocês aprendemos a aprender. E a ensinar. Esperamos que essa cooperação se estenda por outros 10 anos.
Desejamos a todos um Natal de paz e alegria e um 2009 cheio de sucesso e novas parceiras em prol da formação de leitores e educadores.


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19/11/2008

Novo endereço

A partir de 04/12/2008, o Programa A tela e o texto estará atendendo também em seu novo endereço:

RUA FREI LEOPOLDO, 39, SALA 18, BAIRRO OURO PRETO
FONE – (55-31) 2511-6955

Venha nos visitar. A casa é sua!

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10/10/2008

PALESTRA (An)amnesia movies:
estratégias estéticas do cinema comercial sobre memória


O Programa A tela e o texto convida a todos para participarem da palestra (An)amnésia movies, que será oferecida pelo prof. Walter Moser (University of Ottawa, Canada), no espaço da aula de Pós-Graduação da Profa. Maria Antonieta Pereira. A palestra traz resultados dos debates realizados no âmbito da Canada Research Chair in Literary and Culture Transfers (Fac. de Ciências Sociais, University of Ottawa), coordenada por Moser, e da qual a professora participou como pesquisadora convidada no primeiro semestre de 2008.

Considerando que a contemporaneidade é marcada por um excesso de comemorações e, paradoxalmente, por uma profunda amnésia cultural, percebe-se um grande crescimento do gênero cinematográfico dos chamados "(an)amnesia movies". Esse cinema comercial trata a questão da memória narrativizando-a: ele conta a história de um protagonista que perde a memória (amnésia) - na maioria dos casos num acidente traumatizante - e procura recuperá-la (anamnésia). A maioria dos filmes pratica uma estética do efeito: eles induzem no espectador uma experiência amnésica para dar a experimentar e a conhecer o funcionamento da memória. Serão analisados vários estratagemas estéticos de uma grande sofisticação que surpreendem quem tem preconceitos com relação ao filme comercial.

A palestra será realizada no dia 23/10/2008, às 14h, na sala 4006 e contará com a análise de vários filmes. Contamos com sua presença!

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10/10/2008

Jornada JACQUES DERRIDA: ATOS DE LEITURA, LITERATURA E DEMOCRACIA

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES PARALELAS DE COMUNICAÇÃO
DATA: 14 DE OUTUBRO DE 2008 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 15:30 ÀS 17:00h

Jacques Derrida: religião e ética (auditório 1007)
COORDENADORA: CLÁUDIA M. C. NIGRO (UNESP-IBILCE)
EDUARDO JORGE DE OLIVEIRA (UFMG)
ANDRÉ DE BARROS BORGES (PUC-RIO)
ANDRÉIA DELMASCHIO (CEFET-ES)

Jacques Derrida: desconstrução e autobiografia (sala 2001)
COORDENADORA: LILIA LOMAN (PUC-SP)
MILENA MAGALHÃES (UNIR/RO)
GERALDO MAGELA CÁFFARO (UFMG)
HENRIQUE LEE (UFMG)

Jacques Derrida: narrativas de aporia e hospitalidade (sala 2002)
COORDENADORA: MARIA ANGÉLICA DEÂNGELI (UNESP-IBILCE)
JOSYANE MALTA NASCIMENTO (UFJF)
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA (UFMG)
ALINE AMSBERG DE ALMEIDA (UNICAMP)

Jacques Derrida: arquivos auto-biográficos (sala 2000)
COORDENADOR: CLÁUDIO CORREIA LEITÃO (UVRV)
ANDRÉ SILVEIRA LAGE (UFMG)
GABRIEL DA CUNHA PEREIRA (UFJF)
GISLENE TEIXEIRA COELHO (UFJF)

Jacques Derrida: desconstrução, tradução, memória (sala 3009)
COORDENADOR: NABIL ARAÚJO DE SOUZA (UFMG)
JULIANA HELENA GOMES LEAL (UFMG)
RAFAEL OTÁVIO FARES FERREIRA (UFMG)
AMIR BRITO CADÔR (UFMG)

Jacques Derrida: desconstrução, ética, estética (sala 3007)
COORDENADOR: ANTÔNIO WAGNER VELOSO ROCHA (UNIMONTES)
GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO (UFMG)
CÉLIA MARTINS DA COSTA (MACKENZIE)
ALINE MAGALHÃES PINTO (UFMG)

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01/09/2008

Jornada JACQUES DERRIDA: ATOS DE LEITURA, LITERATURA E DEMOCRACIA

Inscrições: gabinete 4012, 4º andar, Faculdade de Letras da UFMG.
Horário:
Segunda-feira e quarta-feira: de 13 às 17 horas.
Terça-feira,quinta-feira e sexta-feira: de 08 às 12 horas.

É inegável a importância da presença do filósofo Jacques Derrida na cultura mundial. No Brasil, ela se verifica, em crescente produção, não só na filosofia, mas também na literatura e na comunicação em geral. Diante de tal certeza, a JORNADA JACQUES DERRIDA: ATOS DE LEITURA, LITERATURA E DEMOCRACIA pretende reunir especialistas brasileiros no pensamento de Jacques Derrida, no momento em que a obra do filósofo francês se torna, cada vez mais, uma referência em diversos campos, tais como a prática de leitura de telas e textos, a literatura e suas teorias, as artes plásticas, os estudos culturais (feminismo, pós-colonialismo, gêneros), a questão da pós-modernidade e a reflexão sobre as novas tecnologias.
Para tanto, este evento conta com o patrocínio da Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio do Programa A tela e o texto, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, do CENEX – Fale e de recursos provenientes da FAPEMIG e Capes. Sublinhe-se que o evento se inscreve no quadro das comemorações dos 10 anos em que o Programa A tela e o texto vem trabalhando na formação de leitores de telas e textos, a partir de dezenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Sendo um dos objetivos fundamentais do Programa desenvolver práticas de leitura de telas (artes plásticas, jogos eletrônicos, televisão, cinema) e textos (literatura, teoria literária, filosofia, história), sua equipe tem criado espaços que permitam a difusão do conhecimento relativo à leitura de telas e textos dentro de uma rede intricada de negociações e filiações. O Programa A tela e o texto se propõe a realizar a JORNADA JACQUES DERRIDA: ATOS DE LEITURA, LITERATURA E DEMOCRACIA com os objetivos de divulgar a obra do filósofo, discutir sua importância e congregar os interessados no assunto, em Minas Gerais e no Brasil. A referida jornada pretende fazer circular e discutir o que têm sido as leituras de Derrida em território brasileiro e a importância de seu pensamento no âmbito das ciências humanas em geral, e da filosofia, da teoria e da crítica literárias em particular: transgressões, deslocamentos, contaminações, enxertos, em suma, traduções. Ao Programa interessa refletir, sob o ângulo desconstrutor, as questões referentes aos diversos Atos de Leitura e de Literatura que sustentam hoje o debate acadêmico e que podem fundamentar sua intervenção na perspectiva do fortalecimento de Atos de Democracia tal como nos ensinou Derrida.
Os estudos sobre a obra e o legado do filósofo Jacques Derrida são de capital importância para todos os ramos do conhecimento, inclusive para o campo da Teoria Literária, das Artes e das Ciências Humanas. O inesgotável interesse, comprovado em publicações e encontros realizados por profissionais das mais diferentes áreas – psicanálise, direito, jornalismo, publicidade, história, letras, sociologia, música, artes plásticas, teatro e cinema – sinaliza para a importância da JORNADA JACQUES DERRIDA: ATOS DE LEITURA, LITERATURA E DEMOCRACIA. Assim sendo, a oferta de uma Jornada que contemple os interesses de tais campos, em especial daqueles já inseridos nos cursos da Fale/UFMG, virá enriquecer o currículo dos alunos, ampliar o conhecimento dos professores, proporcionar capacitação teórica e atualização de todos os participantes provenientes desta ou de outras instituições e contribuir para a atuação conjunta do Programa A tela e o texto e da Fale/UFMG, como veículos de produção cultural e educativa de âmbito nacional.

Programação de Atividades – Local Fale (auditório 1007, salas 2001 e 2002)


Data: 14 de outubro de 2008, terça-feira:


9:00 horas: Palestra: Prof. Dr. Evando Nascimento (UFJF)
10:00 horas: Intervalo
10:30 horas: Mesa Redonda: "Atos de leitura de Jacques Derrida "
Prof. Dr. Alcides Cardoso dos Santos (UNESP)
Profa. Dra. Maria Antonieta Pereira (UFMG)
12:00 horas: Intervalo para almoço
14:00 horas: Mesa Redonda: “Atos de Literatura de Jacques Derrida”
Profa. Dra. Maria Clara Castellões de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Fernando Ferreira Sá (UFMG)
15:30 horas: Sessões paralelas de comunicação
17:00 horas: Intervalo
17:30 horas: Mesa Redonda: “Jacques Derrida: Leituras em Rede”
Profa. Dra. Paula Glenadel Leal (UFF)
Prof. Dr. Marcelo Chiaretto (UFMG)
19:00: Intervalo
19:30 horas: Palestra: Profa. Dra. Eneida Maria de Souza (UFMG)
21:30 horas: Lançamento do segundo livro do Programa A tela e o texto, do livro Retrato Desnatural de Evando Nascimento, e de outras publicações. Exibição de vídeos e filmes documentários sobre Jacques Derrida.

Data: 15 de outubro de 2008, quarta-feira:


Mini-curso
“Jacques Derrida: filosofia e literatura”
Prof. Dr. Evando Nascimento (UFJF)
14:00 – 18:00 Auditório 1007

Resumo do mini-curso: Pretendemos abordar as relações entre filosofia e literatura no pensamento de Jacques Derrida. Trata-se de uma introdução ao que ficou conhecido sob o nome de “desconstrução”, levando-se em conta o contexto francês em que surge. Serão abordadas algumas referências de Derrida, como Heidegger, Nietzsche e Freud, bem como os autores franceses com que dialogou, tais como Lévi-Strauss, Foucault e Deleuze. Por fim, aponta-se o interesse da obra derridiana para os estudos literários e filosóficos do século XXI. Temas contemplados: “O que é desconstrução”; “Derrida e a literatura; o texto literário e a desconstrução; o ‘segredo divulgado’ da literatura”; “Contemporaneidade do pensamento derridiano; a ética da desconstrução”.

Inscrições


Valor Jornada: R$10,00 com certificado de participação e/ou de apresentação de trabalho.
Valor Mini-Curso: R$10,00 com certificado.

As inscrições para participação deverão ser feitas no gabinete 4012, 4º andar, Faculdade de Letras da UFMG, a partir de 02 de setembro.
Horário:
Segunda-feira e quarta-feira: de 13 às 17 horas.
Terça-feira,quinta-feira e sexta-feira: de 08 às 12 horas.

Envio dos resumos: Os interessados em apresentar Comunicação deverão enviar os resumos para o e-mail: saluiz@terra.com.br até o dia 04 de outubro.
Formato: Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, até 400 palavras, contendo as seguintes informações: Título do trabalho, nome completo do autor, departamento/ instituição em que está vinculado e e-mail para contato.
Maiores informações:(31) 3409-6054
E-mail: telatexto@ufmg.br


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19/09/2008

O Programa A tela e o texto participa da XVI Feira Cultural da Escola Primeiros Passos

O programa A tela e o texto estará presente na feira de cultura da Escola Primeiros Passos, localizada no bairro Sion. A escola, que atende crianças de 0 a 5 anos, realiza o evento há 16 anos, fechando a rua e nela fazendo exposição de livros, artes e trabalhos das próprias crianças, além de shows de música e dança. O objetivo maior do evento é apresentar para as crianças um pouco da cultura letrada, além daquela com a qual elas já têm contato.
O tema a ser tratado nesse ano é o meio ambiente, com foco na reciclagem do lixo. O subtema "O lixo tá na moda" traz a idéia de que tudo que as pessoas jogam fora pode ser aproveitado e se tornar algo legal.
A tela e o texto estará presente com a exposição dos livros editados pela Linha Editorial do Programa: tanto os livros da coleção de bolso, vendidos a R$ 1,99, como os livros em formato padrão, vendidos a R$ 9,99. Para saber os títulos que estarão à venda visite o endereço
http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/linhaeditorial_publicacoes.html
A feira é aberta à comunidade, aos pais e aos familiares.

XVI Feira de Cultura da Escola Primeiros Passos
Dia: 20 de setembro
Local: Escola Primeiros Passos
Rua Cristina, 158, Sion - tel: 3227-2249



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27/08/2008

O Programa A tela e o texto estará presente no evento Mala de Leitura e convida você a participar!

O Programa A tela e o texto convida para o evento Mala de Leitura – Projeto de Ensino e Extensão do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, a ser realizado no dia 29 de agosto, sexta-feira, às 8 horas, na Sala de Cursos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada à Rua da Bahia, 1889, Belo Horizonte.

No 1º Colóquio do Mala de Leitura, haverá um fórum de debates entre os vários grupos interessados no letramento literário, incluindo coordenadores de projetos de incentivo à leitura, educadores, contadores de histórias, bibliotecários, agentes culturais, estudantes, funcionários, pais e alunos do Centro Pedagógico/UFMG, entre outros.

O Programa A tela e o texto estará representado pela professora Maria Antonieta Pereira, que falará sobre o Leitura para Todos, projeto do qual é coordenadora. O propósito desse evento é oferecer, por meio de palestras, mesas-redondas e apresentação cultural múltiplos canais e possibilidades de discussão dos caminhos da leitura literária e da contação de histórias dentro e fora da escola.

Programação e demais informações:
http://www.cp.ufmg.br/novidade.php?id=110r
E-mail: cp-maladeleitura@ufmg.br
Fone: 3409-5172 / Fax: 3409-5175/5176/5185

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07/07/2008

Oferta de disciplina para Doutorado - 2 º Semestre Letivo de 2008

O Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto, por meio de sua pesquisadora Maria Antonieta Pereira, oferece a disciplina Seminário de literatura e outras artes: esquecer para lembrar - redes narrativas da cibercultura no segundo semestre de 2008 na Pós-graduação em Estudos Literários, FALE/UFMG. A disciplina é resultado de pesquisas realizadas na Universidade de Ottawa, Canadá, onde a professora trabalhou como pesquisadora convidada no período de janeiro a julho de 2008. Poderão se inscrever no curso alunos de doutorado e mestrado.

Área de Concentração Literatura Comparada Carga Horária 60h/a Créditos 4

Ementa Considerações sobre as idéias de representação, dualidade, legitimação e exclusão, na cultura ocidental. Análise dos conceitos de memória e arquivo. Pensamento fractal, complexidade e cibercultura: auto-semelhança, perda de energia, secundariedade, anacronia, ubiqüidade, imersão e simulação. Teorias de rede: produções do esquecimento e da transdisciplinaridade. Relações entre museu e máquina: as telas e os textos das narrativas contemporâneas.

Maiores informações:
http://www.letras.ufmg.br/poslit/03_disciplinas_pgs/ementaMAntonietaD.html



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12/06/2008

Palestra na UNIPAC – Lagoa Santa aborda a leitura como tema

Atendendo a convite de professores da UNIPAC - Lagoa Santa, a integrante do Programa A tela e o texto Rejane H. Neves proferiu palestra para turmas do Curso Normal Superior, intitulada "Um novo olhar sobre a leitura". Na abordagem do tema, a palestrante deu destaque às diversas formas e aos vários níveis de leitura, com o objetivo de contribuir para a superação do preconceito acerca da leitura produzido pelo pressuposto de que todos sabem ler. Ainda que não leiam o código lingüístico, muitos dentre nós sabem ler a vida, as imagens, os gestos, os olhares, o silêncio, o tempo etc. Outros aspectos abordados foram a importância que atualmente assume a aprendizagem da leitura de telas e algumas formas de usar a tecnologia a favor da aprendizagem.


Em relação ao uso da tecnologia, houve certa resistência por parte de alguns alunos que já atuam como professores. Essa reação ensejou a discussão de exemplos de estratégias pedagógicas desenvolvidas pela palestrante com seus alunos. Foi também discutida a importância de demonstrar-se ao aluno a funcionalidade de uma boa leitura. Segundo Rejane, contextualizar o ensino da leitura implica possibilitar ao aluno a vivência de resultados positivos concretos: "Em minhas aulas de leitura, utilizo sempre os textos de outras matérias que eles precisam estudar, como geografia, ciências, história. Lendo junto com o aluno, vamos desenvolvendo o olhar crítico e a capacidade de esquematizar o tema. Isso facilita seu estudo. Assim, é dada uma funcionalidade à boa leitura. Faço o mesmo por meio da análise de propagandas, filmes e novelas."


Na parte final do evento, a palestrante fez uma exposição sobre o Programa A tela e o texto, que utiliza novas tecnologias (computador, cinema, televisão, lâminas de textos em ônibus urbanos, dentre outras) como meios para formar leitores críticos de telas e textos, em vários níveis e gêneros, numa perspectiva transdisciplinar. Tudo isso contribuiu para consolidar o tema abordado e mostrar novas possibilidades de leitura.

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12/06/2008

O Programa A tela e o texto dá a dica para o fim de semana!

Ronaldo Adega, Geraldo Peninha, Jed Boy e Ronald Claver

Onde? Adega do Brigadeiro - Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1401 - Bairro da Glória/Alípio de Melo
Telefone: 3474-8705
E-mail: adegadobrigadeiro@terra.com.br.

Quando? Dia 20 (Sexta-feira) de Junho de 2008 – A partir das 19:30h.
Cortesia: Cachaça Bento Velho

Esta esperando o quê? O bar é de primeira qualidade, a cerveja é gelada, o tira-gosto é supimpa! Tem poesia (de graça), música (de graça), cachaça (de graça) e muita gente bonita! Traga seus amigos, sua família e traga poemas e causos para a gente falar e prosear. Chegou a hora de a gente falar cachaça e beber poesia.

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02/04/2008

Pesquisas do Programa A tela e o texto em seminário canadense

A pesquisadora Maria Antonieta Pereira continua desenvolvendo atividades junto aos pesquisadores canadenses, a partir de convite e bolsa da cadeira do Prof. Walter Moser, Universidade de Ottawa. No dia 4 de abril, participará do SEMINARIO COLECTIVO DE INVESTIGACIÓN SOBRE AMÉRICA LATINA, apresentando alguns resultados de sua pesquisa de doutorado sobre a ficção do escritor argentino Ricardo Piglia (programação a seguir). O seminário está sendo organizado pelo Prof. Gastón Lillo, do Departamento de Lenguas y Literaturas Modernas, Universidade de Ottawa.

UNIVERSITÉ D’OTTAWA
Département des Langues et Littératures Modernes

SEMINARIO COLECTIVO DE INVESTIGACIÓN
SOBRE AMÉRICA LATINA


Viernes 4 de abril 2008, Sala ARTS 509.

10.00 hrs:
Maria Antonieta Pereira, Universidad de Minas Gerais
Ricardo Piglia y la máquina de la creación

11.00 hrs:
Alberto Flórez-Malagón, Programa de Globalización y Desarrollo Internacional y Departamento de Historia, Universidad de Ottawa.
Cultura y poder en Latinoamérica: El consumo de la carne bovina en Colombia.

12hrs. ALMUERZO

13h30:
Walter Moser, Cátedra sobre Transferencias Literarias y Culturales, Universidad de Ottawa.
La puesta en ensayo de la identidad latinoamericana en José Lezama Lima

14h30:
Gastón Lillo, Departamento de Lenguas y Literaturas Modernas, Universidad de Ottawa.
De Independencias y Revoluciones. Avatares de la modernidad en América Latina

INFO: Prof. Gastón Lillo DLLM, glillo@uottawa.ca

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03/04/2008

Luiz Vilela: obra de textos e telas

Na próxima semana, de 7 a 11 de abril, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra de Luiz Vilela. Acontecerá em Ituiutaba, cidade natal do escritor, a 1ª Semana Luiz Vilela. O encontro contará com a presença de Rafael Conde, Silvana Pessoa e Miguel Sanches Neto, em palestras e debates, e ainda com leituras de contos por atores e pelo próprio escritor.

Luiz Vilela é hoje dono de uma vasta obra ficcional, compreendendo romances (como O inferno é aqui mesmo), novelas (como O choro no travesseiro) e coletâneas de contos (como Tremor de terra e Tarde da noite), além de quase uma dúzia de antologias de contos (como Os melhores contos de Luiz Vilela e Histórias de família). Sua obra repercute intensamente na criação audiovisual de Minas, principalmente porque o escritor é um mestre na articulação de descrições “cinematográficas” e diálogos ágeis, reflexivos, com profunda intuição do falar local e dos sentimentos universais.

Como um dos objetivos do Programa A tela e o texto é trabalhar com conceitos ampliados de leitura, associando as estratégias de decodificação aos recursos da mídia e investindo na formação de leitores interativos e críticos, a 1ª. Semana Luiz Vilela é, para nós, motivo de comemoração. A formação de leitores capazes de decifrar a avalanche de textos/discursos da atualidade não pode se limitar à análise do texto verbal: volta-se também para o texto não-verbal e para o texto sincrético, que reúne o verbal e o visual, como é o caso do cinema e da televisão. Percorrendo esse universo, que tramita entre a literatura e o cinema, Vilela pode ser considerado um bom exemplo de autor cujos textos verbais (impressos) foram decodificados por outros sistemas semióticos. O cineasta mineiro Rafael Conde já adaptou três de seus contos: “Rua da Amargura”, “Françoise” e “A Chuva nos telhados antigos”. Esse contos e suas adaptações são tema do trabalho de mestrado de Lavínia Resende, integrante do Programa A tela e o texto, que assim dá continuidade ao trabalho já desenvolvido em sua Iniciação Científica.

Na Mostra Minas de Cinema e Vídeo/2007, promovida pelo Programa A tela e o texto, homenageamos os diálogos entre Vilela e Conde, com a presença de ambos na abertura do evento – eles são a prova de que, nas Gerais, literatura e cinema podem se re-criar mutuamente para a felicidade geral dos mineiros.

Vejam a seguir a progrmação do evento.

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20/03/2008

Congresso de Educação em Montes Claros (MG) conta com presença de representantes do Programa A tela e o texto

Veja aqui a programação completa

No período de 24 a 28 de março de 2008, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, no norte de Minas, realizará o 2º Congresso da Rede Municipal de Educação de Montes Claros, focalizando o tema "práticas pedagógicas na escola contemporânea". O evento oferecerá, a toda a comunidade escolar uma variada programação, com palestras, mesas, oficinas, mini-cursos, lançamento de publicações, além de shows musicais, apresentações e performances variadas. Diversas atividades serão abertas à população em geral.

A convite da própria Secretária Municipal de Educação, professora Dagmá Brandão Silva, estarão presentes ao evento dois representantes do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto, da Faculdade de Letras da UFMG. São eles Anderson Higino e Jairo Rodrigues, integrantes da coordenação geral do Programa e respectivos coordenadores do Fórum de Ensino de Leitura e do Setor de Bibliotecas Comunitárias Auto-Geridas.

Anderson Higino é professor de Física dos cursos de Engenharia e Tecnologia do CEFET-MG, especialista em Ensino de Ciências (FaE/UFMG), mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG) e doutorando em Ciência da Informação pela UFMG, além de desempenhar funções voluntárias no Programa A tela e o texto. Em sua participação, ele proferirá a palestra "Educação pública e construção da cidadania na era da informação", alcançando, em três sessões distintas, um público amplo, que englobará professores do Ciclo Infanto-Juvenil, do Ciclo da Juventude e da Educação de Jovens e Adultos, além de diretores, vice-diretores, supervisores, secretários e assistentes de secretaria da Rede Municipal de Educação. Coordenará também a oficina "Ensino interdisciplinar de ciências e construção da cidadania na era da informação", dirigida a professores que atuam na área de Ciências do Ciclo da Juventude e da Educação de Jovens e Adultos. Nessas atividades, o professor lançará mão de abordagens desenvolvidas ao longo de sua diversificada formação e experiência, passando pelas áreas de Física, Ensino de Ciências e Educação Tecnológica e seguindo até os estudos que atualmente desenvolve, no campo da Ciência da Informação e no domínio das recentes teorias e práticas de ensino-aprendizagem da leitura de telas e textos.

Jairo Rodrigues é mestre em Teoria da Literatura (FALE/UFMG), tem tido intensa atuação como educador social, com o desenvolvimento de projetos de estímulo ao protagonismo juvenil na área da cultura, e ministrado diversos cursos e oficinas sobre leitura de telas e textos, produção de textos, roteiros de cinema e temáticas afins, de forma articulada com o trabalho voluntário que realiza no Programa A tela e o texto. Em sua participação, coordenará a oficina "Leitura de telas e textos e produção de textos literários", dirigida a professores que atuam na área de Línguas do Ciclo da Juventude e da Educação de Jovens e Adultos.

Além dessas participações, os representantes do Programa A tela e o texto farão também o lançamento das publicações que têm sido levadas a público através da Linha Editorial Tela e Texto. O livro Formando leitores de telas e textos combina relatos de experiências e reflexões teóricas referentes às iniciativas desenvolvidas pelo Programa A tela e o texto. Os demais títulos — Presente poético, Crônicas em rede, Lendas e mitos do Brasil, Histórias dos Evangelhos — integram uma série de livros em formato de bolso, destinada a ampliar o acesso à leitura entre as parcelas economicamente menos favorecidas da população, através da estratégia de venda a baixo custo, com a adoção da consagrada referência popular do R$1,99.

Leia a seguir as ementas da palestra e das oficinas que serão oferecidas.

Anderson Higino

Palestra "Educação pública e construção da cidadania na era da informação"

Propõe-se uma reflexão sobre compromissos, desafios e oportunidades que marcam a educação pública no atual momento de construção de caminhos para o presente e o futuro da cidade, da região e do país.

Oficina "Ensino interdisciplinar de ciências e construção da cidadania na era da informação" (20 horas)

A partir de discussões teóricas e de uma reflexão sobre a prática pedagógica dos participantes, serão propostos exercícios de elaboração de planos de ensino voltados para temas ligados à realidade local e baseados em abordagens interdisciplinares. Pretende-se privilegiar os projetos de trabalho e outras metodologias adequadas ao aprofundamento integrado da formação pessoal, profissional e cidadã do professor e do aluno nos dias atuais.


Jairo Rodrigues

Oficina "Leitura de telas e textos e produção de textos literários" (20 horas)

A partir da leitura comparativa entre telas (cinema, tv, vídeo, computador etc.) e textos (contos, crônicas, poesias) a oficina objetiva estimular a percepção dos participantes quanto à importância das linguagens imagética e audiovisual na formação do pensamento contemporâneo e promover a reflexão sobre a utilização dessas linguagens como instrumentos eficazes para a melhoria das condições de leitura e escrita.

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17/03/2008

Trocas culturais Brasil/Canadá: professora do Programa A tela e o texto desenvolve pesquisa na University of Ottawa

A professora Maria Antonieta Pereira, da Coordenação Geral do Programa A tela e o texto, está atualmente desenvolvendo o projeto de pesquisa ESQUECER PARA LEMBRAR – REDES NARRATIVAS NA CYBERCULTURA, como Visiting Researcher, a convite do Prof. Walter Moser, titular da Canada Research Chair in Literary and Culture Transfers, Faculty of Social Sciences, University of Ottawa, Canadá.

Além de participar das reuniões com o grupo de pesquisa do Prof. Moser, onde há exibição e debate de filmes ligados às questões da memória e do esquecimento, a professora também apresentou, no último dia 22 de fevereiro, a comunicação "Memento", em (An)amnesia Movies - Journée d'Études ouverte à l'ensemble de la communauté universitaire.

Maria Antonieta Pereira também vai oferecer o seminário "Forgetting to Remember: Narrative Networks in Cyberculture", nos dias 17, 18, 19 e 20 de março, do qual participarão pesquisadores do Canadá, da América Latina, da África e demais interessados. Outras atividades relativas à pesquisa incluem a palestra "Ricardo Piglia y la máquina de la creación", no dia 4 de abril, na Jornada de Investigación sobre América Latina, a convite do professor Gaston Lillo, Universidade de Ottawa.

O principal objetivo do projeto é discutir as relações entre memória e esquecimento nas redes narrativas da sociedade atual, especialmente nas produções da cybercultura. Uma importante base teórica dessa pesquisa são as teorias de rede, que têm sido investigadas e aplicadas, ao longo dos últimos 10 anos, na prática cotidiana do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto, da Faculdade de Letras da UFMG.

A parte canadense do projeto terminará em julho de 2008, mas a pesquisa continuará a ser desenvolvida na FALE/UFMG até outubro de 2009.

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16/03/2008

Aspectos da subjetividade contemporânea na análise de temas, figuras e isotopias do livro As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino

No dia 25 de março, às 14 horas, na sala 2002 da Faculdade de Letras da UFMG, ocorrerá a defesa da dissertação de Maria Magda Santiago, que tem como título "Aspectos da subjetividade contemporânea na análise de temas, figuras e isotopias do livro As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino". A pesquisa se inscreve na área da Análise do Discurso, em estreito diálogo com a Teoria da Literatura e a Esquizoanálise.

Magda Santiago é integrante do Programa A tela e o texto, foi orientada pela Profa. Dra. Gláucia Muniz Proença Lara e co-orientada pela Profa. Dra. Maria Antonieta Pereira, ambas pesquisadoras do Programa. Além da orientadora, integrarão a banca examinadora da dissertação o Prof. Dr. William César Castilho Pereira (PUC-MG), a Profa. Dra. Ida Lúcia Machado (FALE/UFMG) e a Profa. Dra. Elisa Maria Amorim Vieira (FALE/UFMG - suplente).

A teoria semiótica é abordada, por Magda Santiago, em associação com os conceitos de rizoma (esquizoanálise) e hipertexto (fundamento do Programa A tela e o texto), possibilitando avançar no estudo da subjetividade contemporânea: sua contrução, suas características e suas redes de sentido. Esse trabalho teórico certamente será de grande utilidade prática em diferentes espaços de aprendizagem, especialmente a sala de aula, pois oferece reflexões que nos capacitam para a compreensão de nosso tempo fragmentado e de nossas subjetividades cambiantes, tornando-nos, portanto, mais aptos para desenvolver novas propostas pedagógicas em campos complexos como a leitura de telas e textos.

Nós, do Programa A tela e o texto, desejamos sucesso à autora!

Resumo da dissertação:

Neste trabalho, procurou-se identificar, em sete narrativas do livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, os temas e figuras, com seus encadeamentos (os percursos temático-figurativos ou percursos semânticos), e as isotopias (ou planos de leitura), noções essas situadas no nível discursivo (semântica) do percurso gerativo de sentido proposto pela Semiótica Greimasiana ou Francesa. Nos textos analisados – cinco relatos sobre cidades com nomes femininos e dois diálogos entre as personagens Marco Pólo e Kublai Khan –, foram encontrados temas (concretizados por figurativização abundante e inscritos em isotopias) que se referem à originalidade das visões de mundo e à complexidade da comunicação humana, dentro de um coletivo que oscila entre o homogêneo e o heterogêneo, evidenciando a fragmentação e a despontecialização dos sujeitos. Os temas depreendidos nas análises foram comparados com conceitos oriundos da Esquizoanálise, uma "filosofia dos afetos", criada por Deleuze e Guatarri, autores que tratam das configurações subjetivas do coletivo contemporâneo. Esse cotejo permitiu-nos concluir que a literatura de Calvino, pelo menos no que se refere à obra em estudo, é um espaço de reflexão sobre a atuação dos processos que concorrem para a construção de sentido(s) no contexto atual, mostrando o enunciador/autor como sujeito plenamente engajado nas tensões que permeiam a contemporaneidade.

Palavras-chave: Literatura. Percursos temático-figurativos. Isotopias. Processos de subjetivação. Contemporaneidade.

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08/03/2008

Dia internacional da luta feminina

Quando Milton Nascimento e Fernando Brant compuseram Maria, Maria, certamente criaram uma peça musical capaz de externar o sentimento de todos nós – mulheres e homens, crianças e adultos – sobre a necessidade de se respeitar as diferenças e, ao mesmo tempo, fazer valer todos os direitos. Para comemorar o dia internacional da mulher, oferecemos a vocês, leitores desta página, o belo poema de Milton e Brant. Que a reflexão sobre ele nos ajude a sustentar a luta diária contra a exclusão cultural das mulheres no Brasil e no mundo! Pois se acreditamos que somos todos igualmente diferentes é porque temos a estranha mania de ter fé na vida!

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

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22/02/2008

Usina de Cinema relança o "Passe Professor", iniciativa que facilita o acesso de professores às salas do grupo

Com o contínuo intuito de contribuir para a difusão da arte e da cultura, o Usina de Cinema, empresa que administra as salas Usina Unibanco de Cinema e o Cineclube Unibanco Savassi vai relançar, em lote de quantidade limitada, o "Passe Professor". Trata-se de um projeto inédito voltado para os educadores do ensino infantil, médio, fundamental e superior das escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. Com ele, os professores garantem livre entrada às salas de exibição dos cinemas, durante 12 meses, pagando uma taxa única de R$ 50,00, sem necessidade de qualquer complemento no valor da entrada.

Conhecido pela tradição em exibir um cinema diferenciado, o grupo Usina de Cinema dá continuidade a esta iniciativa que faz sucesso crescente desde seu lançamento, em 2006. Proporcionando acesso a uma programação que privilegia o cinema de arte, a produção independente contemporânea e os longas-metragens nacionais, sejam de ficção ou documentários, o grupo Usina de Cinema avança em seu objetivo de estímulo a apreciação da sétima arte, incentivando a ida ao cinema de uma importante classe de profissionais. Este profissionais, por sua vez, como agentes multiplicadores, irão estimular a formação de um novo público espectador.

O "Passe Professor" tem validade de 12 meses contados a partir da data de aquisição e pode ser utilizado para todas as sessões e a qualquer dia da semana nas quatro salas do Usina Unibanco de Cinema e no Cineclube Unibanco Savassi. Para obtê-lo, o professor deve se dirigir à bilheteria do Usina ou do Savassi e apresentar sua carteira funcional ou o contra-cheque mensal, juntamente com um documento de identidade.

PASSE PROFESSOR
a venda na bilheteria do Usina Unibanco de Cinema e do Cineclube Unibanco Savassi
horário: diariamente das 15:00 às 21:00 horas
valor: R$ 50,00
validade: 12 meses a partir da data da compra

USINA UNIBANCO DE CINEMA
Rua Aimorés, 2424 - Lourdes - tel: 3337-5566

CINECLUBE UNIBANCO SAVASSI
Rua Levindo Lopes, 358 - Savassi - tel: 3227-6648

Maiores informações: (31) 3335-3757

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15/01/2008

Novos projetos de pesquisa desenvolvidos por integrantes do Programa A tela e o texto

O Programa de ensino, pesquisa e extensão A tela e o texto parabeniza duas de suas integrantes - Gerlane Roberto de Oliveira e Lavínia Resende Passos - pela aprovação no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. As duas aprovadas disputaram vagas para o mestrado na área de Teoria de Literatura. O projeto de Gerlane aborda a área de literatura infantil, enquanto o de Lavínia trata das relações entre cinema e literatura. As duas pesquisas prometem contribuir muito para os projetos desenvolvidos dentro da tela e do texto!!!
Conheçam um pouco mais dos projetos:

Autora: Gerlane Roberto de Oliveira
Orientadora: Ana Maria Clark Peres
Título do projeto: Escrita e infância e a infância escrita: concepções de infância e de Literatura infanto-juvenil na obra de Lygia Bojunga Nunes
Resumo: A literatura feita por Lygia Bojunga Nunes tem ocupado um espaço diferencial no cenário da literatura infanto-juvenil brasileira. Sua literatura destaca-se por sair do universo do adulto e direcionar seu olhar na perspectiva do olhar infantil. A partir de seu rompimento com a visão tradicional de literatura infantil, analisaremos qual é a concepção de infância e conseqüentemente de literatura infantil que perpassa pela escrita desta autora. As análises dos livros da autora terão como base teórica os conceitos de escritores e escreventes propostos por Roland Barthes (1977, p.211) e os estudos sobre concepções de infância, nos trabalhos de Phillipe Áries, com a obra História social da criança e da família (1981) e outras fontes que tratam dos assuntos relacionado à infância e à Literatura.

Autora: Lavínia Resende Passos
Orientadora: Maria Antonieta Pereira
Título do projeto: Luiz Vilela: a imagem pelas palavras. Os processos de adaptação fílmica dos contos “Françoise”, “Rua da Amargura” e “A chuva nos telhados antigos”, de Luiz Vilela, realizados por Rafael Conde.
Resumo: Atualmente, trabalhamos com um conceito ampliado de leitura, associando as estratégias de decodificação aos recursos da mídia e investindo na formação de leitores interativos e críticos, capazes, portanto, de “decifrar” a avalanche de textos/discursos da atualidade. Voltamo-nos então, para o texto sincrético, que reúne o verbal e o visual, como é o caso do cinema e da televisão. Na atualidade, Luis Vilela pode ser considerado um bom exemplo de autor cujos textos verbais (impressos) foram decodificados por outros sistemas semióticos. Rafael Conde, percebendo na escrita de Vilela a proximidade da Literatura com o cinema, adaptou três de seus contos: Rua da Amargura, Françoise e A chuva nos telhados antigos. Pretende-se, com o trabalho, analisar a narrativa de Luiz Vilela procurando observar o que faz a obra do autor provocar as adaptações e pesquisar os processos de adaptação fílmica dos três contos de modo a verificar que recurso o diretor utilizou em cada curta para recriar a narrativa literária em outro sistema semiótico. Pretende-se, ainda, comparar contos e roteiros na tentativa de estabelecer relações entre os dois gêneros.

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15/01/2008

Curso de Introdução à História do Cinema

Começa no dia 21/01/2008, no Centro Cultural Pampulha, o Curso de Introdução à História do Cinema, com carga horária de 20 horas/aula, ministrado pelo professor Jairo Rodrigues.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones (31) 3277-9292 e (31) 3277-9293.

Veja detalhes a seguir:

MINISTRANTE: Jairo Rodrigues
Mestre em Estudos Literários (Literatura e Cinema) pela Faculdade de Letras da UFMG; Coordenador do Setor de Bibliotecas Comunitárias e membro da Coordenação Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto, da Faculdade de Letras da UFMG.

EMENTA
Introduzir a história do cinema a partir do pré-cinema e das tecnologias que tornaram possível a estruturação da sétima arte. O percurso histórico será pontuado por trechos de clássicos nacionais e estrangeiros, objetivando a reflexão sobre a importância da produção cinematográfica na formação do imaginário contemporâneo.

PÚBLICO-ALVO
Professores, estudantes, pessoas interessadas na área

VAGAS
25

PERÍODO
21 A 25/01/2008

CARGA HORÁRIA
20 horas/aula

HORÁRIO
18 às 22h

LOCAL
Centro Cultural Pampulha
Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Urca

TEL.: (31) 3277-9292 / 3277-9293
ÔNIBUS: 4403 A, 4408, 4410, S51, S52, S53.
ENDEREÇO ELETRÔNICO: ccpampulha@gmail.com

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14/01/2008

Curso de Especialização em Língua Portuguesa:
Ensino de Leitura e Produção de Textos

Não devemos servir de exemplo a ninguém.
Mas podemos servir de lição.
Mário de Andrade

Começou no dia 14/01/2008, na Faculdade de Letras da UFMG, o Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos, com carga horária de 360 horas/aula, coordenado pelo Prof. Wander Emediato. As duas primeiras disciplinas do curso estão sendo ministradas pelas professoras Gláucia Muniz Proença Lara e Maria Antonieta Pereira, pesquisadoras do Programa A tela e o texto.

As atividades foram iniciadas com duas turmas de 40 alunos cada, às quais serão ministradas as disciplinas “O texto literário: tradição e atualidade” e “Análise do discurso aplicada ao ensino de leitura e produção de textos: semiótica do discurso”. A primeira disciplina trabalha com as características principais do texto literário que lhe permitem ser o arquivo de uma tradição que se renova a cada leitura. Nesse estudo, estão sendo contemplados os conceitos de polifonia, dialogismo e carnavalização (Bakhtin), intertextualidade (Kristeva) e hipertexto (Pierre Lévy). A segunda disciplina é uma introdução aos estudos semióticos do texto/discurso, conforme foram concebidos por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores. Abordando os diferentes níveis de leitura de um texto, seus procedimentos narrativos e discursivos, a disciplina pretende proporcionar o estudo do que o texto diz e como o diz.





















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15/01/2008

Curso de Introdução à História do Cinema

Começa no dia 21/01/2008, no Centro Cultural Pampulha, o Curso de Introdução à História do Cinema, com carga horária de 20 horas/aula, ministrado pelo professor Jairo Rodrigues.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones (31) 3277-9292 e (31) 3277-9293.

Veja detalhes a seguir:

MINISTRANTE: Jairo Rodrigues
Mestre em Estudos Literários (Literatura e Cinema) pela Faculdade de Letras da UFMG; Coordenador do Setor de Bibliotecas Comunitárias e membro da Coordenação Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto, da Faculdade de Letras da UFMG.

EMENTA
Introduzir a história do cinema a partir do pré-cinema e das tecnologias que tornaram possível a estruturação da sétima arte. O percurso histórico será pontuado por trechos de clássicos nacionais e estrangeiros, objetivando a reflexão sobre a importância da produção cinematográfica na formação do imaginário contemporâneo.

PÚBLICO-ALVO
Professores, estudantes, pessoas interessadas na área

VAGAS
25

PERÍODO
21 A 25/01/2008

CARGA HORÁRIA
20 horas/aula

HORÁRIO
18 às 22h

LOCAL
Centro Cultural Pampulha
Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Urca

TEL.: (31) 3277-9292 / 3277-9293
ÔNIBUS: 4403 A, 4408, 4410, S51, S52, S53.
ENDEREÇO ELETRÔNICO: ccpampulha@gmail.com


Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Daniel Canelhas kátia Batista
Mario Vinicius Junior Silva Julianne Resende de Oliveira Duílio Pereira Jota Rubens Estevão