Esquemas

Esquema de ideias

Um esquema de idéias é uma constelação girando em torno de um centro.

O que é o centro?

O centro, o sol do esquema de ideias é a idéia principal, geralmente uma palavra ou uma oposição entre duas palavras.

E o que é a constelação?

São idéias que aparecem no texto vinculadas diretamente à idéia central ou às idéias secundárias.



Para deixar mais claro, vou trabalhar com uma parte de uma palestra oferecida por representantes da comunidade Ubuntu para uma turma de oficina de texto da UFMG em 2006, a parte do Coringão (nick), representando o Ubuntu Games (clique aqui para ver a palestra publicada).



Citando:


[22:45] [Coringao] Nome é Carlos Donizete, mais conhecido por "Coringao" pela comunidade Ubuntu-Brasil. Sou técnico de Informática em hardware e software.
[22:45] [Coringao] Pessoal, vou citar um assunto sobre o qual eu li no site da BR-linux.org contendo um arquvo de um blog da Free Software Magazine que faz um questionamento que eu considero válido.
[22:45] [Coringao] -
[22:45] [Coringao>] Será que a falta de jogos pode matar o Linux no Desktop?
[22:46] <[Coringao] Bem... A opinião de algumas pessoas pode dizer que "Consigo viver sem os games".



A partir disso já deu pra "pescar" a ideia central? Poderíamos começar com "ter ou não jogos em Linux". Há quem diga que linux é melhor que sexo... bizarro! pra essas pessoas deve haver muito divertimento em ficar escrevendo comando, sei lá... Mas aqui, o central é o jogo.

Vejamos: linux é uma ideia do conjunto do qual tiramos o texto do Coringão, então não precisa aparecer no nosso esquema, só apareceria se fosse um esquema do texto todo. Continuemos.



Citando:

[22:46] [Coringao] Outras vão dizer "Quando quero jogar, instalo um emulador de Mega Drive ou do Super Nintendo e me farto de jogos (da época em que games eram games) até cansar, sem que a era de hoje é jogos em 3D de ultima geração.
[22:47] [Coringao] E outras vão dizer: "Por que vou mudar meu sistema Windows que tem jogos, pra um sistema Linux que não tem jogos legais?"

Agora nós já temos uma constelação de ideias. Da última parte do trecho anterior, qual seria a palavra-chave?

Não é simples, porque a primeira ideia é que jogo não é importante. A segunda ideia é que jogos modernos não são importantes. E a última ideia é que linux não é importante, certo?

Bom, ai eh que entra nossa capacidade de abstracao.

Na verdade, todo o texto do Coringao esta preocupado com o usuário dos jogos no linux. Então podemos desenhar essa constelação a partir deles: no centro, jogos; acima: usuário desinteressado; ao lado, usuário adaptado; e do outro lado, usuário descontente.

Um tipo falta ainda na constelação. Que tipo de usuário é esse? Eu poderia colocar usuario interessado, pois o adaptado é o que aceita as restrições do sistema, o descontente é o que manda o sistema às favas e o interessado é o que não aceita as restrições e busca soluções. Então eu diria que temos um quarto balão, o do usuário interessado. E dele eu tiraria dois outros:

  • a) um seria o usuário que é interssado mas não tem experiência em linux, está sozinho e não consegue jogar; ele não é um descontente porque ele quer usar linux e não vai desistir por causa disso, mas ele não tem suporte pra resolver o problema.

  • b) o outro é o usuário que encontra a solução e está feliz da vida.

    Entre eles o que há? o Ubuntu Games, pelo menos segundo a palestra do Coringão.


    Vamos redesenhar isso:


  • centro de tudo: jogos
  • acima: usuário desinteressado
  • à esquerda: usuário adaptado
  • à direita: usuário descontente
  • e abaixo, sai uma fila de balões conectados na seguinte ordem:
  • usuário interessado >> usuário sem suporte >> Ubuntu Games >> usuário satisfeito

    Ou seja, podemos dar os parabéns para o Coringão, ele conseguiu mostrar que, no universo dos jogos no linux, o Ubuntu Games tem um papel fundamental.

    Agora, finalmente, podemos desenhar o esquema:


  • Citando:
    legenda:
    u = usuário


    Ana Cristina Fricke Matte é professora da faculdade de letras da UFMG e coordenadora acadêmica do Grupo Texto Livre de Suporte à Documentação em software livre.