Esquemas

Esquema Estrutural

Os esquemas são ferramentas tecno-linguísticas que utilizaremos nessa disciplina. Começaremos pelo esquema estrutural.

Sabe um índice? Pois é, um bom índice costuma ser um excelente exemplo de esquema estrutural.

Este tipo de esquema mostra as ideias apresentadas exatamente na ordem em que aparecem no texto.

No índice os títulos estão relacionados entre si, enquanto os sub-títulos relacionam-se entre si e com um único título. São como frutas e galhos: cada galho é um título, e estão todos os galhos relacionados pela posição em que aparecem no tronco. As frutas estão relacionadas entre si pela posição em que aparecem no galho, mas somente relacionam-se com este galho em questão.

Eu gosto de um exemplo: a história do Pinóquio. A história começa com Gepeto, que constrói um boneco de madeira. Conforme a história anda, nós temos uma bifurcação: de um lado, Pinóquio vivendo suas aventuras e, de outro lado, Gepeto procurando-o e acabando na barriga da baleia.

Se fossemos fazer um esquema estrutural bem simples dessa história, teríamos algo assim:

Evidentemente a história do Pinóquio é linear, uma hora falamos de uma coisa, outra hora falamos de outra: então porque a ordem em que aparecem as coisas no texto não é a do esquema? Porque o esquema estrutural, se por um lado mantém a ordem do aparecimento das ocorrências temáticas no texto, por outro organiza esse aparecimento conforme seu conteúdo. Quando o texto usa uma expressão do tipo "conforme salientado anteriormente", ele está, em linguagem de esquema, colocando uma flechinha ligando o que está dizendo agora com o que foi dito no tal "anteriormente".

Podemos fazer um esquema assim tanto de um texto já escrito quanto para organizar um texto que ainda vamos escrever. É mais comum pensar no esquema para iniciar um texto, organizando as ideias e sua sequência, mas fazer um esquema de um texto já existente é, além de um excelente treino, uma ótima forma de estudar um texto complexo.



Ana Cristina Fricke Matte é professora da faculdade de letras da UFMG e coordenadora acadêmica do Grupo Texto Livre de Suporte à Documentação em software livre.