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RESUMOS DO I UEADSL

         
           

DIA 19

          

1

Por meio deste artigo pretendo fazer uma reflexão do uso e importância da Wikipédia na consulta de informações científicas e gerais. Muitos estudantes a utilizam como fonte segura de informações para pesquisas e trabalhos; seus gráficos, dados e artigos são considerados confiáveis, mas realmente são? Com uma abordagem neutra e embasada procurarei responder a essa pergunta.

         

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A partir do processo de globalização e do que se pode denominar de encurtamento do tempo e espaço, diferentes acontecimentos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia e da intensificação da comunicação puderam ser notados. Com o surgimento da internet e do ambiente virtual, observa-se uma alteração de todo osistema num âmbito mundial, passando pelo social, econômico e também atingindo o cultural. Em relação a este último, nota-se a criação da cibercultura e também a sociabilidade, ou seja, uma nova forma de estabelecimento de relações sociais por meio da rede (CASTELLS,1999a). Com a disseminação das informações de forma mais abrangente, cada vez mais dinâmica entre os indivíduos e que ultrapassa até os limites geográficos, percebe-se a formação de grupos sociais que objetivam compartilhar interesses que possuem em comum e no caso do espaço cibernético, a formação de comunidades virtuais. O artigo proposto objetiva analisar a formação das comunidades virtuais como forma de criação de identidade entre os indivíduos integrantes deste processo. Procura-se exemplificar a análise feita no artigo a partir da criação de comunidades que objetivam a disseminação da educação à distancia.

         

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O dicionário Aurélio define Anarquia como: “s.f. Sistema político e social segundo o qual o indivíduo deve ser emancipado de qualquer tutela governamental. / Estado de um povo que, virtual ou realmente, não tem mais governo. / P. ext. Desordem, confusão: uma instituição onde reina a anarquia; a anarquia dos espíritos”. E o navegante virtual possui tutela governamental? No entanto o mundo virtual é desorganizado e confuso? Estamos criando um mundo com tijolos assentados por braços diversos e estamos indo bem.

         

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O presente trabalho tenta responder como o design é aplicado nas mídias colaborativas. Tomando como base as contribuições de Chris Anderson (2006), o artigo descreve brevemente o novo cenário da web para entender quais as demandas dos novos “usuários/adaptadores”. Em seguida, são avaliadas quais as contribuições que o design de interfaces pode exercer nesse contexto. Por fim, é feita uma análise crítica dos portais Wiki, em especial o Wikinews.

         

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A internet representa uma ampla dimensão de conhecimento, e pode ser muito útil na educação. É notável o fato de que, através dela podemos estar em qualquer lugar do mundoou em qualquer época da história no tempo de um clique. Ela é dinâmica, nos proporciona amizades diversas, destruindo distâncias que seriam impossíveis de serem percorridas em dias, que diríamos de segundos! Ou seja, com tantos atrativos, a internet representa um ótimo aliado no ensino. Contudo, ela pode também apresentar desvantagens, e serão essas questões que irei ponderar em meu trabalho. Portanto, tratará do uso da internet no ensino e das consequências que ela pode trazer (boas ou más).

         

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O trabalho trata sobre a possibilidade de desenvolvimento que a aplicação de softwares livres gera, sendo eles aplicados em alguma atividade especifica desenvolvida por uma instituição, empresa, etc.  Um grande exemplo é da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que possui um grande número de computadores migrados para operação com softwares livres onde estima-se um valor economizado com licenças de sistemas operacionais e de pacotes de softwares de escritório  de R$1.800.000,00 que podem ser investidos em outros setores da universidade como o de infraestrutura. Assim, o mesmo raciocínio é aplicado para a gestão de um país. Podemos ver que inseridos em um ambiente de rápida comunicação e necessidade de avanços cada vez mais significativos, os sistemas proprietários por definição constituem um tremendo obstáculo a inovação. Este por si só já se enquadra como o fator mais prejudicial ao desenvolvimento de um país. Em segundo plano encontram-se as questões econômicas citadas no parágrafo anterior, pois softwares proprietários possuem elevado custo de aquisição de licenças e manutenção, tornando a organização em questão dependente do fornecedor.

         

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O presente trabalho visa a analisar a importância da utilização das novas tecnologias e em especial o Software Livre na educação a distância e de que forma estas ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar os educandos, de forma a facilitar o processo de ensino - aprendizagem de línguas estrangeiras,

         

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Nosso objetivo é divulgar um projeto muito interessante que foi criado especificamente para os deficientes auditivos e que está ainda em fase de testes, de um software que converte a fala na língua portuguesa para a forma de texto. Essa tecnologia é muito interessante e trará a oportunidade de pessoas que não sabem se comunicar pela língua de sinais, e antes não conseguiam se comunicar com quem tem esse problema, agora  de se comunicarem de uma forma bem simples com essas pessoas.

         

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As tecnologias da informação e comunicação impõem mudanças nos métodos de ensino dos professores de línguas nacionais e estrangeiras, além de enriquecer o ambiente de aprendizagem onde o aluno tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.        A introdução de inovações tecnológicas na vida social sempre provoca polêmicas quando relacionado ao aprendizado de línguas; mas a inserção de novos métodos de ensino no aprendizado é inevitável.

         

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Os computadores pessoais são utilizados atualmente para realizar inúmeras tarefas, como transações bancárias, compras de produtos e serviços, comunicação, armazenamento de dados, etc. Por isso, é extremamente importante que os usuários se preocupem com a segurança do computador conectado à internet, uma vez que a web os oferece inúmeros riscos do tipo roubo de senhas e números de cartões de crédito, utilização de contas por alguém não autorizado, visualização de dados pessoais ou comerciais por terceiros, entre outros.

         

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Os crimes virtuais acontecem todos os dias e você pode ser a próxima vítima se não ficar atento. Mostraremos os tipos de ataques hackers mais comuns e apresentaremos dicas para evitar cada um desses ataques. A intenção desse trabalho é impedir que hackers tenham acesso ao seu perfil em redes sociais e à sua conta bancária.

         

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Existem sistemas online de ensino à distância com objetivos e complexidades diferentes. Temos desde os sites mais simples que disponibilizam apenas aulas por slides, até portais completos em que aluno e professor interagem intensamente. Independente da magnitude, esses sistemas devem garantir a segurança e privacidade dos usuários. As ferramentas de ensino livres tornam-se então uma opção muito bem vinda, porque o desenvolvimento e detecção de falhas geralmente são mais rápidos.

         

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Hoje em dia está cada vez mais difícil a navegação na internet com total segurança.As ameaças como vírus de computador,propagandas enganosas e roubo de informações estão se tornando problemas recorrentes para os usuários.Por isso,cada usuário deve proteger seu computador com um bom antivírus e também saber em qual tipo de site pode-se confiar para o fornecimento de dados pessoais.

         

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O Que se espera com este trabalho é aprofundar a discussão sobre os saltos que poderão ser obtidos, tanto quantitativos quanto qualitativos, nos avanços em Ciência, Educação, Cultura etc, devido a utilização da Internet, e principalmente, à expansão no uso de Software Livre. Com a democratização do acesso à Internet pelos grandes contingentes humanos, e potencializado pelo Software Livre, o que se obtém é a informação fluindo mais, e mais livremente, chegando aonde ela não chegaria sem esses recursos. Um dos efeitos mais imediatos é o de se obter um maior número de pessoas pensando; o que faz, entre outras coisas, com que um número maior de sugestões para solução de determinados problemas, possam ser apresentadas para verificação.

         

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O trabalho terá como tema principal Educação a Distância e Software Livre. Essa modalidade de ensino tem rescido muito ultimamente no país. O uso de software livre é muito importante para as pessoas que optam por essa modalidade. Porém esse tipo de software não é muito utilizado ainda. Sera tratado os principais problemas e os principais benefícios de seu uso.

         

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Em ambientes acadêmicos ou com viés esquerdista é comum encontrarmos artigos e opiniões que impõem uma falsa verdade, de maneira muitas vezes parcial e tendenciosa. Temos como exemplo a disciplina da UFMG, Oficina de Língua Portuguesa, que procura introduzir o tema Software Livre para seus alunos através de textos que pecam em imparcialidade e sensatez. Como resultado, temos pessoas má instruídas que acabam por crer que o Software Livre é sempre melhor. Em nosso artigo vamos demonstrar o outro lado da moeda: os benefícios e desvantagens de cada abordagem com um olhar capitalista, que representa os interesses e investimentos atuais da indústria de tecnologia da informação.

         

85

Todos nós já sabemos que software livre é qualquer programa de computador que possa ser usado, copiado, estudado, alterado e redistribuido, sem restrições. São softwares que tenham o código fonte disponível, e que atendam as leis definidas pela Free Software Foundation: Liberdade para usar o programa para qualquer finalidade; Liberdade de estudar a estrutura de funcionamento do programa e adapta-lá as necessidades do usuário; Liberdade de redistribuir cópias e levar os benefícios conquistados para outras pessoas; Liberdade de fazer modificações no programa. Como exemplos dessa nova realidade na área da internet temos GNU/Hurd, GNU/Linux, BSDs, OpenSolaris, Emacs, BIND, Firefox, Konqueror, etc. Dentre eles gostaria de destacar o Linux que a cada dia tem exercido um papel mais importante nessa área. O artigo que pretendo escrever vai abordar esse assunto, ou seja, as inovações trazidas pelo software livre, tendo como peça chave o Linux, sua origem, história, as atualizações que ocorreram dentro de sua estrutura  ao longo dos tempos, a distribuição ilimitada ao redor do globo, a disputa com outros sistemas na rede e a evolução que o sistema significa na área da informática. Afinal, não é qualquer sistema que pode ser considerado  uma “coleção” de software livres e as vezes não livres, criados por indíviduos, grupos e organizações ao redor de mundo todo. O Linux transformou o mundo em usuário e colaborador da sua estrutura. Quem já se perguntou sobre o fundador do projeto, Linus Torvalds? Já se questionou sobre o modo como é realizada a distribuição e principalmente sobre a última atualização, divulgada este mês do sistema? Poderá encontrar informações no artigo que pretendo escrever. O Linux, representa inovação e interação, pois a cada segundo um usuário pode estar aperfeiçoando sua estrutura e contribuindo para o seu crescimento. Um sistema com esse porte, merece ser destacado e discutido.  

         

98

Quando um sistema é seguro, com tecnologias avançadas de criptografia e sistemas complexos de proteção, leva a entender que tal sistema é pago, sendo que foi feito com total controle por equipe especializada. Agora como podemos levar essa segurança para o software livre, sendo que esse não foi produzido em uma encubadora? Isso não é verdade. Uma idéia que se tenta disseminar na comunidade de software livre é que os softwares têm que apresentar alta qualidade na tecnologia de algoritmos de proteção. Entretanto, quando isso ocorre, possivelmente o sistema aberto foi  transformado por uma empresa, adaptando-o a sua necessidade de segurança, e consequentemente, o software não será disponibilizado para todos gratuitamente, apesar de ser executado em uma plataforma livre.

         

100

Um software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições, segundo definições da Free Software Fundation (ou Fundação para o software livre. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. Pretende-se com esse trabalho identificar os principais softwares considerados livres e avaliar os possíveis benefícios que esses softwares trazem para a Educação.

         

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A utilização de Software livre no mundo tem se tornado cada vez maior. Aos poucos ganhou força entre os envolvidos com a informática que passaram a desenvolver continuamente a nova ferramenta. O processo contínuo na aquisição do Software Livre no mundo vem influenciando toda uma geração. Tais fatores podem ser destacados, como: Economia e geração de rentabilidade; Maior procura e demanda no mercado gerando novos empregos; Diversificação na oferta de tipos de programa; Fonte de utilização por empresas estatais.

         

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Pretendo discorrer sobre o tema Software Público Brasileiro, pois nunca havia ouvido falar sobre este projeto e achei interessante a existência de uma iniciativa do Governo Brasileiro, que envolve todos os estados do país, quanto a este assunto. Irei focar no uso dos softwares públicos na educação.

         

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O Softaware Livre, pelo fato de ser livre, traz a inovação de poder ter seu código-fonte alterado. Sendo assim, o que era considerado difícil para algumas pessoas se torna mais fácil. Se um programa representa um entrave na hora do manuseio do mesmo, basta que a pessoa altere seu código-fonte de acordo com suas necessidades. Isso torna o manuseio do programa mais claro para as pessoas, facilitando o seu uso. Isso fez com que muitas pessoas que não ''faziam parte da era da informática'' pudessem ser inseridas nela já que agora elas podem alterar os programas de acordo com o seu entendimento. Um novo mundo foi apresentado à elas, coisa que não seria possível sem o softaware livre. O emprego da educação à distância nas universidades, e conseqüentemente, do Softaware Livre, trouxe a oportunidade de entrar nesse novo mundo. Às vezes, a pessoa pode até ter conhecimento da informática, mas não teve ainda a oportunidadade de usa-la de forma abrangente como é a matéria online. Então, o emprego da matéria online, trouxe benefícios até mesmo para aqueles que já sabiam manusear programas, mas nunca tiveram uma oportunidade como essa. Sem contar que essa experiência que é nova para muitos, pode ajudar no futuro, principalmente no mercado de trabalho. O mundo está exigindo cada vez mais das pessoas, e ter conhecimento sobre informática e softaware livre seria uma boa ferramenta para implementar o currículo.

         

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O Software Livre tem sido um dos instrumentos utilizados na Educação. Palestras tem sido ministradas no sentido de valorizar e apontar os softwares livres como ferramenta importante para o desempenho escolar, desde o ensino fundamental ao superior. Ideias são somadas, no objetivo de tornar tais programas aceitos, uma vez que os pagos acabam sendo um tabu (o que se paga é melhor). E a proposta é a de proporcionar qualidade aos seus usuários e possibilitar à academia, fontes de pesquisa na sua amplitude.

         

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A educação presencial é a forma de ensino que se conhecia até o surgimento da educação a distância. A educação a distância atinge localidades distantes da cidade.Dessa maneira,ela proporciona um acesso ao conhecimento para quem não tem a oportunidade de fazer um curso presencial. Apesar da tecnologia,há quem prefira aulas na modalidade presencial,acreditando ter aulas de melhor qualidade,podendo tirar suas dúvidas na hora com o professor.Alguns alunos mais antigos alegam que não se acostumaram ainda com a tecnologia.Eles dizem que dominam só o necessário nos computadores (como abrir um e-mail) e acham que por isso,não dariam conta de acompanhar uma aula a distância,seria necessário aprofundar um pouco mais nas ferrramentas tecnologicas.         A educação a distância ultrapassa barreiras ,levando a variedade de conhecimento e permitindo compartilhamento de assuntos.Na modalidade presencial tem como vantagem ter o professor acompanhando o aluno.Mas ambas tem como objetivo o conhecimento,porém de forma diferente.

         

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O objetivo do projeto proposto é dissertar sobre dois assuntos distintos: A cultura livre e o Ensino à Distância. Neste trabalho o principal ponto proposto é a dissertação sobre como é participar de um projeto inovador como o ensino a distância e como é tratar neste tipo de atividade a cultura livre. A discussão se estenderá a assuntos sobre quais foram os pontos fortes, fracos e curiosos vistos do ponto de vista de aluno da matéria e, também, como seria interessante estender estes tópicos a outros níveis. Quais matérias poderiam ser tratadas da mesma forma. E que outros assuntos poderiam ser discutidos em ambientes semelhantes.

         

132

O trabalho se trata de uma rápida análise do cenário do ensino à distância nas faculdades e universidades.

         

138

Com a informatização, as facilidades que ela nos proporciona e o avanço da tecnologia, surgiram debates sobre a educação à distância, o que poucos sabem é que esse método vem sendo usado desde o século XIII de acordo com alguns pesquisadores. Seu início foi marcado no século XVIII, quando um jornal dos Estados Unidos enviava as matérias anexadas ao mesmo. Porém, existem controvérsias sobre o surgimento da mesma, pois alguns pesquisadores relatam que seu início foi em 1881, pela Universidade de Chicago, através do curso de língua hebraica, e outros consideram seu surgimento em 1890, na Alemanha, ambos por correspondência. (Escola Brasil. Jussara de Barros. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/ educacao/educacao-distancia.htm> Acessado em: 16 outubro 2010.) No Brasil esse método só passou a ser utilizado a partir dos anos sessenta, através do rádio. Hoje em dia temos a ajuda da tecnologia, como a internet, muitas pessoas se formam em diversos cursos, como línguas, técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros, através desta. Existem, porém, aqueles que não são a favor desse modo de ensino, alegando que em grande maioria as pessoas podem ter problemas, por exemplo; a falta de convivência com os colegas de classe, como saber se a pessoa realmente entendeu ou não a matéria em questão, entre outros problemas. Mas como sabemos a aceitação aqui no país foi realmente excelente, pois proporcionou a muitas pessoas a oportunidade de estudar, e ter conhecimento. Apesar de todos os problemas com relação à educação à distância é preciso pensar que ela também favorece milhões de pessoas.

         

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O objeto é desenvolver um trabalho que aborde os aspectos ligados a educação à distância, citando os fatos e questionamentos mais correntes, tais como: a qualidade da educação realizada à distância, os mitos e verdades sobre esse tema, o espaço que esse meio de transmitir o conhecimento abrange no Brasil, a importância do professor e suas qualidades para lecionar uma turma online e outros. Paralelamente, será abordada a importância do Texto Livre, e das Comunidades de Softwares Livres como contribuintes no processo de aprendizado dos alunos que cursam à distância.

         

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Ao entrar no ensino superior o aluno encontra diversas dificuldades para participar da educação a distancia e escrever textos em sites. O aluno deveria receber esse incentivo na educação básica o que transformaria esse preconceito em fazer disciplinas on line em uma ferrementa que só tem a acrescentar na formação acadêmica do estudante.

         

154

O ensino a distância nada mais é que um ensino-aprendizagem, onde alunos e professores não estão juntos fisicamente, mas sim conectados por tecnologias, como a Internet. Esse tipo de educação está cada vez mais inserido no nosso meio, podemos te -la no ensino fundamental,médio,superior e até mesmo na pós-graduação. É um ensino que facilita aqueles que não possuem oportunidade de aprender numa sala de aula e facilita até mesmo trocas de experiência, idéias e o compartilhamento de conhecimentos com quem se está interagindo.

         

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O software livre além de possuir diversas aplicações pedagógicas, hoje, pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação e inclusão digital. Inserir a escola na cultura da informação é equipá-la com um arsenal de recursos disponíveis, como o computador e a internet. Todavia, esses recursos têm valor apenas se tiverem os seus uso submetido a um tratamento pedagógico adequado.

         

160

No ano de 2009 criei, juntamente com a professora do ensino público e Mestranda em Literatura Fatima Bessa e meu sócio, mestre em cinema pela Belas Artes, José Ricardo Miranda, um programa de oficinas que incentivassem o ensino da cultura africana, da leitura de telas, da pré-produção, produção e pós-produção cinematográfica aos alunos do ensino municipal da Escola Florestan Fernandes, em Belo Horizonte. Incentivar a leitura de telas e ensinar a manipular a imagem digital é fator importante na formação de qualquer pessoa do mundo pós moderno. Nas oficinas em questão os alunos tiveram que aprender como resenhar os livros de contos africanos que são fornecidos pelo governo federal às escolas públicas, assim como adaptar para roteiro cinematográfico os resumos produzidos. As etapas concluídas foram um sucesso na escola. Os alunos, inclusive alguns que nunca tinham lido sequer um livro, leram e resenharam os contos africanos de suas escolhas e produziram em grupo, roteiros cinematográficos. Dos roteiros passamos para a produção dos filmes. Outra surpresa foi a capacidade de se organizarem e distribuir tarefas. As funções de uma equipe real de produção foram assumidas pelos próprios alunos. A produção dos filmes foi bastante produtiva. Alguns conceitos de montagem que não ficaram muito claros, seriam sanados com mais propriedade na fase de edição. Com o fim das filmagens, o objetivo era levar os grupos separadamente para uma ilha de edição montada na própria escola. Como o sistema operacional livre não é algo amplamente difundido em escolas públicas, foi impossível trabalhar esta fase. Para isso teríamos que contar com softwares piratas, o que não seria boa escolha para a escola, ou instalar, em todas as maquinas, o sistema operacional Linux e qualquer software livre de edição que atendesse ao propósito cinematográfico. Como o tempo era escasso, a equipe de oficineiros teve que editar os filmes por conta própria, saltando uma importante etapa da oficina de leitura de telas. Apesar do sucesso, a oficina ficou com um buraco no que tange à explicação do conceito de montagem. Tudo isso seria solucionado se tivéssemos uma política de uso e ensino de softwares livres nas escolas públicas.

         

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Pretendo tratar neste artigo “Software Livre na escola” a importância da informática na vida escolar dos alunos, neste mundo totalmente informatizado, no qual fatos, notícias e acontecimentos são compartilhados em tempo real. “Software Livre na escola” é um projeto audacioso desenvolvido em países europeus, que pode ser copiado pelo governo brasileiro, a fim de fomentar o acesso à informática, quebrando o paradigma de quadro negro, professor, regras e sala de aula.

         

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A educação é o setor, que tem oferecido o maior potencial de crescimento nos próximos anos. A iniciativa privada vem explorando diversas possibilidades nesta área, estabelecendo parcerias e lançando raízes em um mercado em expansão e com necessidades nas mais diversas áreas, desde a educação formal a cursos profissionalizantes. O uso do computador na educação, seja em cursos totalmente a distância como em cursos onde o computador é apenas um item a mais, propiciando um melhor acesso a professores, material didático e outras atividades, é sem dúvida alguma imprescindível. A tecnologia e a infraestrutura necessária para o emprego de computadores na educação, dependendo da solução adotada, pode se tornar proibitiva, gerando mais um fator de exclusão. Somente instituições com elevados recursos financeiros para investimento nesta área poderiam oferecer a seus alunos acesso a esta tecnologia fundamental nos dias de hoje. O software livre, embora não seja uma solução universal, pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação, a distância e mediada por computador. A quantidade de relatos do uso bem sucedido do software livre em escolas e universidades são prova da viabilidade desta alternativa. Apesar do preconceito em geral contra o emprego de soluções baseadas em software livre para a educação em geral, os casos de sucesso são numerosos e representam uma prova eloqüente de sua viabilidade. O emprego de software livre na educação é uma questão primordial a qualquer projeto educacional, tanto no setor público como privado. Fatores tais como liberdade, custo, flexibilidade são estratégicos para a condução bem sucedida de projetos educacionais mediados por computador. Apesar do preconceito que cerca o software livre, disseminados em sua maior parte por pessoas ou empresas a quem este modelo é prejucial, existem diversas instituições, muitas delas de renome, baseando toda sua estratégia de negócios ao redor de software livre. Para o setor educacional, muitas vezes carente de recursos, o software livre é uma alternativa bem mais viável e até mesmo objetiva em certos pontos.

         

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Os softwares livres ainda esbarram em determinadas barreiras que os impede de sobressair sobre seus concorrentes fechados. A primeira questão que aparece é a do hábito. As pessoas se habituaram com os softwares que já estão no mercado a mais tempo. Além disso, elas se sentem mais seguras utilizando um programa que já é mais bem difundido. É como comprar um carro. Se você comparar um carro popular mais antigo com um luxuoso importado do mesmo ano, o importado é mais barato. Você teria mais recursos e conforto, pagando menos. Mas em qualquer esquina você acha alguém que conhece e dá manutenção em um popular. Já o importado... Esse e outros paradoxos serão abordados no trabalho.

         

176

De como uma empresa bancária do porte do Banco do Brasil  S/A tornou-se a maior,  da América Latina,  em termos de uso do software livre GNU/Linux; além de ilustrar com dados referentes aos objetivos da implantação deste sistema operacional, pretendo mostrar as vantagens observadas pelos profissionais de suporte à tecnologia de informação no que tange aos aspectos de atendimento eficaz  junto ao  clientes terminais(caixas-eletrônicos) , sua segurança de uso do código-fonte e os resultados que podem ser observados no que tange à economia resultante da aplicação deste software, incluindo aqui o uso da Lei 8666  até o desenvolvimento de seu setor de recursos humanos que procura obter imediatas  soluções  operacionais específicas.

         

177

Pretendo expor a definição de software livre, o seu uso, a oposição que tem com o software restritivo, diferenças e semelhanças com software em domínio público e copyleft. Bom esse será o meu esquema de apresentação.

         

181

O reconhecimento do Software Livre vem proporcionando cada vez mais uma melhora na acessibilidade do Ensino a Distancia. Possuindo uma estrutura simples e prática, dispõem de uma melhoria de comunicação entre alunos e professores, pois passam a ter melhor acesso a fontes pesquisas, elaboração de trabalhos, analises e afins.

         
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