RESUMOS DO I UEADSL

   
      

DIA 15

NUMERO

    

15/11/2010 - segunda

7

Esse artigo evidencia a utilidade das comunidades virtuais como ferramentas eficazes para discussão de ideias, o que, no âmbito da Universidade, pode representar geração e transmissão de conhecimentos. O fácil acesso, a praticidade e a agilidade permitem a integração entre diversos grupos heterogêneos.

   

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O trabalho identifica a eficiencia do software livre em tematicas relacionadas ao dia-a-dia da Universidade e do aluno, foco na questao da EAD principalmente. As dificuldades enfrentadas por quem utiliza o EAD sao enumeradas, e opino sobre a maior das solucoes educacionais ou o problema que esta crescendo a cada dia. Sendo o conhecimento uma propriedade, temos direito ao seu acesso independente da forma que se optar.

   

15/11/2010 - segunda

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Para definir cultura livre ,primeiro,vamos entender, o que é direitos autorias.E por que esse direito é tão conflitante com a cultura livre/software livre. Quando se fala em direitos autorais a primeira impressão que vem na mente é a remuneração,essa impressão e uma idéia muito limitada de direitos autorais de acordo com estudiosos  do Direito.A intenção da Lei nº 9.610/98 e de exclusividade autoral de acordo com artigo 28  que traz a definição exata dessa exclusividade O art. 29, logo a seguir, traz as respostas sobre o que quer dizer essa exclusividade? O que, na prática, significa essa exclusividade? aquém diz que essa lei visa também incentivar a produção.podemos concluir que direitos autorais tem a funcionalidade de de proteger e incentivar o autor. De acordo com a Wikipédia cultura livre é  a visão da cultura promovida por um heterogêneo movimento social baseada na liberdade de distribuir, modificar trabalhos e obras criativas. A wikpedia trata o software livre como seguinte definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. Podemos comcluir com essa pesquisa que cultura livre é entregar a sua obra com intuito social ao mundo para que esta seja modificada, usada e destribuida com a mais plena liberdade.software livre e a aplicação da cultura livre em relação aos programas de computador ou seja a destribuiçao

   

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Seja porque você fez uma chamada usando um telefone portátil, recebeu uma mensagem no seu Pager, checou seu e-mail através de um PDA ou acessou a internet através de uma rede sem fio, você se depara com uma rede “wireless” (sem fio). Se um usuário, aplicação ou empresa deseja tornar seus dados portáteis, móveis e acessíveis, então redes sem fio são a resposta. Além disso, as redes sem fio se mostram muito úteis em lugares públicos: bibliotecas, hotéis, cafeteiras, instituições de ensino e aeroportos.  As redes sem fio sofrem vários problemas dado a sua transmissão através de ondas eletromagnéticas tais como interferência, instabilidade de conexão e principalmente privacidade. Desta forma, é interessante estudar mais profundamente os problemas que assolam as redes sem fio, principalmente as redes sem fio locais, por serem as mais difundidas.

   

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A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas.

   

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 Educação a distância é um processo de ensino muito utilizado hoje em dia pelas universidades como forma de contribuição para formação e capacitação de pessoas que, talvez por falta de tempo, não tenham condições para cursar uma universidade presencialmente.Esse meio de ensino é mediado por tecnologias, onde não há contato direto entre professores e alunos, para isso, existe a mediação mais usual que é a internet.Outras tecnologias também podem ser utilizadas,como cada um achar conveniente. Na educação a distância podem existir momentos presenciais,entretanto basicamente,professores e alunos estão juntos através das tecnologias de comunicação.Não existe discriminação quanto ao momento exato de se fazer uma disciplina virtualmente, basta que haja comprometimento e um bom desempenho individual com relação à aprendizagem. Esse conceito que existe sobre educação a distância vem sendo modificado aos poucos porque, hoje, existem video-aulas, videoconferências,professores que disponibilizam suas matérias através de suas imagens e sons,dentre vários outros artifícios que são utilizados.A diferenciação que se tem sobre as duas formas de ensino são o ambiente de estudo,já que na aula presencial é a sala de aula e no virtual pode modificar o ambiente de acordo com cada um.Tudo isso favorece ao aluno para que se tenha uma melhor absorção de conteúdo. Com isso, a relação entre o corpo docente e discente fica mais aproximada pelo fato de tantos avanços tecnológicos e ainda hoje, convivemos com uma certa desvalorização desse ensino.Em contrapartida, o que se vê é o grande número de faculdades e de pessoas que estão adotando ou já adotaram esse recurso e isso representa um crescimento absurdo de pessoas com nível superior.Favorecendo,inclusive, o mercado de trabalho que não está interessado em comparar cursos on-line ou presenciais, o interesse é o resultado, conhecimento e prática.Por tudo isso apresentado,não discrimine a educação a distancia, porque além de ser positiva para o mercado de trabalho é um meio de inclusão social.

   

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A comunicação verbal é um dos principais meios de interação entre as pessoas. Através das formas Linguísticas estabelecem-se relações de afeto, hierarquia, cooperação e troca entre os indivíduos. O estudo da linguagem é essencial para as relações humanas. Atualmente, as empresas exigem cada vez mais conhecimentos técnicos dos profissionais e saber idiomas é um dos principais deles. No entanto, mais necessário do que ser poliglota é saber se comunicar.

   

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Este documento objetiva mostrar como combater os vírus de computador sem o uso dos antivírus. A técnica utilizada é interessante para Lan Houses, Cyber Cafés e centros de Inclusão Digital por reduzir custos com licenças de software. Um dos principais desafios destas empresas é garantir a segurança e funcionamento de seus equipamentos. O uso destes feitos por usuários inexperientes ou mal intencionados pode danificar o funcionamento do sistema operacional. O dano também pode ser causado por vários tipos de vírus. Tais anseios podem ser resolvidos através da utilização de máquinas virtuais combinados com macros de teclado e mouse.

   

15/11/2010 - segunda

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O artigo irá mostrar quais os maiores riscos que um usuário pode correr ao utilizar a internet e quais tipos de ataques cada perfil de usuário está mais sujeito a sofrer, oferecendo também dicas de como se proteger e se tornar menos vulnerável. Hoje em dia qualquer usuário conectado a internet, independentemente do objetivo e da tarefa a ser realizada, está sujeito a ataques e invasões de vírus e pessoas de má índole. Os motivos pelos quais alguém tentaria invadir seu computador são inúmeros, entre eles o seu computador pode ser utilizado para alguma atividade ilícita, para ler e enviar emails em seu nome, furtar senhas de banco e contas de usuário, disseminar vírus, etc. Diante disto torna-se necessário se proteger e isto só se consegue com informação, a fim de que nossa postura como usuário possa mudar e se tornar mais segura.

   

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“Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. O software livre está cada vez mais conhecido e procurado nos dias de hoje. Essa nova tendência de uso da tecnologia, que cotidianamente está ganhando mais adeptos, apresenta verdadeiros benefícios tanto para usuários comuns, quanto para profissionais da área. Para entender o conceito de software livre, você deve pensar em "liberdade de expressão"

   

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O software livre oferece a possibilidade de ser modificado e melhor adaptado pelo usuário final. O Linux é um sistema operacional que possui um alcance global e pode ser utilizado por qualquer pessoa, com um baixo custo de implantação. A grande vantagem desse produto é que o seu desenvolvimento não se limita a uma corporação e todos os seus usuários podem colaborar para a sua otimização, em comunidades espalhadas pela internet.

   

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O Software Livre é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos tempos na história da computação. Vemos como um dos exemplos mais proeminentes de software livre: o Linux.O Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores; o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados. Entre suas várias características, encontramos: memória virtual, multitarefa, biblioteca compartilhada, oferece recursos de ultima geração,entre outros. Uma de sua principais vantagens é o seu custo. Outra vantagem é quanto aos recursos de memória. O Linux requer pouquíssima memória, necessita apenas de 4MB a 16 MB de memória RAM.

   

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O ensino a distância representa uma forma de romper barreiras e levar o conhecimento a regiões onde não há a infra-estrutura necessária para o estabelecimento de um curso presencial. O uso de softwares livres pode fornecer o suporte tecnológico, diminuindo os custos com qualidade e confiabilidade. Além de sistemas operacionais como Linux e servidores como Apache, gerenciadores de conteúdo como Moodle são grandes opções para a infra-estrutura de um projeto de ensino on-line.

   

15/11/2010 - segunda

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Há muitas décadas vivemos a mercê das grandes empresas de tecnologia de informação. Com o crescimento no consumo e uso de computadores e outros gadgets, estas corporações tornaram-se fornecedores praticamente únicas de softwares e soluções em geral, formando um truste, eliminando e englobando a concorrência, tornando os usuários e consumidores bonecos manipuláveis verdadeiros escravos do seu mercado. Por muito tempo o mundo teve de engolir a ação deste monopólio, demorou tempo até que governos olhassem para a causa no lado jurídico, enquanto isso os conglomerados enriqueciam. E o jogo desleal acabava com qualquer idéia oposta. Então depois de muita opressão, surge o Conceito de Software Livre, nasce o Linux, uma comunidade começa a se formar, as idéias começaram a virar realidade, finalmente o usuário pode ser ouvido e participar ativamente, não sendo mais obrigado a engolir tudo que lhe vendem a força. Hoje em dia podemos desfrutar de todos esses avanços, mas a luta pelo direito do conhecimento continua; Muito sobre software livre ainda é desconhecido para as pessoas em geral, o vicio gerado pelo monopólio das grandes corporações ainda existe, muitas pessoas não pretendem mudar o que está funcionado, porque uma vida inteira foi trabalhada em uma plataforma, formou-se uma cultura de que o que é privado (software proprietário) é melhor. Existe o preconceito quanto a Software Livre, quanto ao Linux. Indiretamente ou diretamente a maioria das pessoas que usam qualquer ferramenta tecnológica seja um computador, celular ou outros eletrônicos em geral tiveram contato com software livre. E só de pensar no fato de que temos opções de que não somos bonecos, de que podemos escolher, é uma grande conquista, muito ainda precisa ser feito. Muito alem de comercial é uma questão cultural, é a popularização do poder que é o conhecimento. A democracia do saber.

   

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O objetivo deste trabalho é verificar a adequação do ambiente organizacional público brasileiro com a adoção de     software livre no setor público brasileiro, e as recentes medidas tomadas pelo Governo observando as vantagens      obtidas com essa adoção.

   

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Ubuntu é uma distribuição linux e seu significado é "humanidade para os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos". Hoje o Ubuntu é amplamente utilizado por usuários comuns e pequenas e médias empresas. Sua usabilidade tem melhorado cada vez mais, além disso, Ubuntu é gratuito e todo problema de segurança é rapidamente resolvido pela comunidade, o que o torna um sistema seguro e confiavel.

   

15/11/2010 - segunda

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A educação on-line pode ser entendida como atos didáticos desenvolvidos em meios como a Internet, videoconferência e teleconferência. Existe uma grande variedade de cursos, com número variado de alunos, interação variada e diferentes tecnologias utilizadas. Para grandes grupos, o processo de organização on-line é muito mais complexo do que o realizado no presencial, exigindo uma nova organização. Os papéis do professor se multiplicam, exigindo grande capacidade de adaptação e criatividade.

   

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O trabalho aborda a influência do software livre no universo do ensino superior tendo em vista as vantagens que essa nova ferramenta trará para a educação no país, como a proximidade entre regiões. Com o ensino a distância ,os alunos que vivem em regiões que não dispõem de recursos educacionais tem as mesmas condições de ensino que as pessoas de outras classes privilegiadas.

   

15/11/2010 - segunda

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Uma das novas maneiras de expandir o conhecimento e conseguir um ensino mais abrangente é a utilização da educação à distância e softwares livres. Na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), tanto a educação à distância quanto softwares livre são adotadas e um exemplo é a utilização tanto por alunos professores do Moodle, que é um software livre dedicado à aprendizagem executado em um ambiente virtual. Outra ferramenta utilizada pela UFMG é o Scilab que é um ambiente para desenvolvimento ou prototipação de software numérico de propósito geral.

   

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A internet dentre muitas outras vantagens, serviu para a criação de métodos de aprendizado à distância. Isto, com certeza, contribuiu muito com a educação em nosso país. Tendo como grandes vantagens a flexibilidade de horários oferecidos a usuários que muitas vezes não teriam tempo para participar de aulas presenciais, a facilidade da troca de ideias dentre os participantes e a velocidade de comunicação. Com isso percebemos que foi criado um meio que facilita o acesso à educação.

   

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O ensino contemporâneo dispõe de diversos mecanismos tecnológicos aptos a tornar o aprendizado mais interessante e estimulante.No entanto, a lei de direitos autorais, mais do que proteger o autor, pode ser um sério obstáculo à efetividade do direito à educação em toda a sua plenitude. O artigo irá ponderar aspectos da garantia constitucional à educação e à cultura e os limites impostos pela lei de direitos autoral brasileira.

   

15/11/2010 - segunda

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O aumento na quantidade de cursos de Educação a Distância traz consigo a necessidade de uma análise qualitativa destes cursos. Há também a necessidade de retirada de alguns mitos que nasceram sob a divulgação desta nova forma de ensino, em especial a de que se trata de uma modalidade “mais fácil” de educar e de ser avaliado o conhecimento.

   

15/11/2010 - segunda

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O texto ressalta a importÂncia de se usar métodos da informática para garantir um apredizado focado em tecnologia,dinÂmica,comunicação,interação.Os alunos,principalmente os adolescentes,preferem aulas via web a aulas tradicionais ,pois eles consideram os foruns de discussões maneiras mais cômodas de exporem suas idéias ,sem o constrangimento de uma aula presencial.Os software livres possibilitam excelentes ferramentas de divulgação dos trabalhos de alunos e o compartilhamento de boas idéias.

   

15/11/2010 - segunda

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O artigo apresenta em linhas gerais a contribuição de um produto da Creative Common, que a chamada Marca Domínio Público. O artigo mostra a recepção dessa ferramenta na promoção de uma democratização da leitura, permitindo que obras livres de restrições de direitos autorais sejam facilmente encontradas na internet.

   
      
      
      
      
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