RESUMOS DO I UEADSL

DIA 14

RESUMOS

 

NUMERO

  

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O trabalho em vias de proposta se fará com o principal intuito de relacionar o ideal libertário do software livre à possibilidade de avançar tecnologicamente em áreas distintas do conhecimento. As experiências que emanam do contato com o  software livre, bem como a criatividade que uma ação de aperfeiçoamento do programa proporciona estarão em pauta, numa tentativa de demonstrar que a única via consistente para o desenvolvimento de uma ciência sólida se encontra no conceito de liberdade que provém da ação.

 

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A pirataria de software refere-se a práticas que envolvem cópias de software não autorizadas. Assim como outros casos de pirataria, trata-se do desrespeito de contratos e convenções internacionais onde ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais. Dados recentes indicam que a taxa mundial de pirataria é de 41% e estima-se que para cada 10 computadores, 6 utilizam algum tipo de software ilegal. Normalmente os produtos pirateados são consumidos por causa do seu baixo custo, cerca de 93% mais barato. Diante do preço elevado dos produtos originais, o usuário é tentado a escolher o pirata, acessível gratuitamente. Porém tal consumo ilegal traz um prejuízo aproximado de 30 bilhões de reais por ano. Além do prejuízo na arrecadação de impostos, a pirataria ainda gera desemprego, rouba invenções e idéias de terceiros, pratica concorrência desleal e alimenta o crime organizado. Apesar do progresso que vem sendo feito, a taxa de pirataria global de software para PC aumentou em dois pontos percentuais pontos em 2009, atingindo 43%. Esse aumento é resultado do rápido crescimento dos mercados de PCs em países emergentes, especificamente Brasil, Índia e China. Em 2009, esses três mercados juntos foram responsáveis por 86% no crescimento do fornecimento de PCs. A Internet em banda larga propicia ainda mais a transferência dos softwares de maneira gratuita, em aplicativos especialmente desenvolvidos para isso. Os compartilhadores P2P, além de programas que fazem uso do sistema torrent, são algumas das opções mais utilizadas na disseminação dos piratas. Mas sem dúvida o principal motivo que leva tantas pessoas a praticarem a pirataria de software é a ideia de que esses atos não parecem ser criminosos, ou já que “quase todo mundo faz”, a justiça não tem como punir todos que praticam. A falta de fiscalização e medidas mais duras quanto à pratica também favorecem a ação dos “pirateiros”.

 

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O presente trabalho tem como intuito avaliar o atual cenário de difusão e uso de comunidades virtuais, tais como Orkut, Facebook ou Twitter. Baseado no pensamento freudiano, ele refuta a tese do puro espaço para discussão e integração de participantes, apoiando-se na idéia de que tais espaços servem, também, como uma espécie de teatro moderno, em que as personas afloram e os participantes interagem através de sinais calculados e premeditados, na tentativa de moldar uma imagem pessoal, uma espécie de máscara virtual a ser exibida.

 

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A internet tornou-se nas últimas décadas a mais rica e variada fonte de informações que a humanidade já experimentou em toda sua existência. É possível em apenas alguns segundos carregar dados informativos de qualquer lugar do mundo, dentro da nossa própria casa. Porém, ao mesmo tempo que podemos experimentar um universo cultural, capaz de trazer grandes benefícios para as pessoas, observamos a rápida propagação de informações menos valiosas, de caráter destrutivo e nocivo para a melhoria da sociedade como um todo. Frente a estas questões, que hoje vivenciamos mesmo sem perceber, vale a pena refletirmos quanto ao uso da internet no nosso cotidiano. Como fazer da internet uma possibilidade mais voltada para o bem individual e coletivo? Temos feito bom uso desta poderosa ferramenta? E quanto ao futuro, qual será o rumo que a internet tomará? Longe de trazer uma resposta definitiva sobre estas questões, o presente texto traz reflexões e busca despertar idéias para moralização desta expressão de cultura livre.

 

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É óbvio que as Universidades são muito mais do que meros edifícios onde se ensina, se pesquisa e se faz ciência – são microcosmos sociais, lugares com normas, linguagem e cultura próprias. É onde os estudantes se congraçam e se socializam com seus futuros colegas de profissão, estabelecendo redes de contato que poderão ser úteis no futuro. Contudo, o convívio contínuo com a linguagem universitária, o direcionamento social e acadêmico a que se submete o universitário, pode terminar por afasta-lo tanto culturalmente quanto socialmente das camadas mais baixas da sociedade. Como identificar esse fenômeno, e o que fazer para combate-lo?

 

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Recentemente nota-se um fenômeno que é o crescimento do Ensino à Distância.Até pouco tempo atrás, a noção mais exata do que seria tal ensino configurava-se em minha mente na imagem do famoso “TELECURSO 2000”. Esse é um programa apresentado na TV Globo há muitos anos, exibindo verdadeiras aulas na TV de maneira pragmática.Uma característica marcante do mesmo é a ausência de exames avaliativos. Dessa maneira, apenas “freqüenta” as aulas do mesmo quem está realmente interessado. Isso porque no contexto em que vivemos infelizmente os alunos só fazem algo quando aquilo é avaliado. Assim sendo, como é possível medir o nível de aprendizado dos espectadores?! Bem, isso é realmente complicado. Seguindo na linha desse raciocínio, hoje constato que há a propagação de inúmeros  cursos à distancia. Temos até mesmo faculdades reconhecidas pelo MEC  que conferem aos alunos de tais cursos um diploma de graduação.  Mas,quando analisa-se os parâmetros utilizados para testar a absorção de conhecimento de tais alunos, é necessário fazer uma análise cautelosa. Atualmente tenho cursado em minha faculdade duas matérias de caráter não – presencial. É  a primeira vez que participo de algo do tipo e, ao longo desse período, tenho feitos algumas conclusões acerca do assunto. Tenho avaliado os prós e contras de tal metodologia. E, ante a isso, constato que para se cursar algo à distância há duas palavras que são fundamentais: interesse , comprometimento e integridade. A primeira dessas justifica-se pelo fato de que quando se prática tal método o nível de seu aprendizado é você quem determina. Ou seja, há muitas opções  de construção do conhecimento pela quantidade de recursos oferecidos.  A segunda delas implica  perseverança , pois devido à distância do local físico,do campus da universidade   por exemplo, a tendência de desaminar no meio do caminho é maior. Isso porque quando estamos juntos de outras pessoas que partilham do mesmo objetivo que o nosso, somos impelidos a persistir. E, a terceira palavra - mas não menos importante - é fundamental. Integridade porque as possibilidades de se burlar o sistema do ensino à distância são maiores do que as de burlar um curso presencial. Desta maneira, o ensino a distância configura-se em uma ferramenta valiosa de ensino, mas que deve ser utilizada e adotada com seriedade e comprometimento extra.

 

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O tema abordado no artigo é Ensino a Distância, assunto explorado a partir das metodologias utilizadas, seu histórico e alcance atual. São abordados pontos positivos e negativos do Ensino a Distância, como facilidade de acesso, redução de custos, dificuldades de avaliação, falta de contato pessoal, aceitação e valorização de cursos feitos a distância em comparação com cursos presenciais, dentre outros aspectos. São discutidas, ainda, percepções a respeito dessa modalidade de ensino a partir do ponto de vista de estudantes que já cursaram ou estejam cursando disciplinas online. Além disso, foi realizada uma breve análise do horizonte do Ensino a Distância no Brasil, principalmente com o aumento da cobertura de banda larga e as possibilidades da Web 2.0, dentre outras novas tecnologias que podem ajudar a modalidade a se tornar mais largamente utilizada. Para tal, foram utilizadas fontes na internet, como artigos e blogs que tratam sobre o assunto, além de reportagens e estatísticas disponíveis em fontes como IBGE, OCDE e ComScore Latin América, dentre outros.

 

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Abordando o tema Educação à Distância, será realizada uma análise crítica definindo suas principais vantagens e desvantagens . Analisaremos também o perfil dos alunos  na metodologia  EAD, caracterizando  qual perfil melhor se adapta ao EAD e qual perfil tem maior dificuldades nesta metodologia, afim de direcionar os interessados na sua escolha entre a EAD ou a  Educação Presencial.

 

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Educar é tentar passar conhecimentos utilizando qualquer meio para isso a internet é hoje um meio alternativo muito útil para esta finalidade. Educação a distancia é um modo diferente de se ensinar, mas muito eficaz quando feito com seriedade e compromisso.

 

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A internet é sem dúvida nenhuma um grande marco para a humanidade na disseminação da informação. O problema é que muitos usuários a utilizam sem protegerem suas informações adequadamente, levando a diversos problemas como o furto de dados importantes. Além disso existe o perigo de vírus e trojans que podem danificar o computador e corromper diversos dados. Portanto, é necessário utilizar corretamente e com cuidado esse grande recurso, o qual pode ter o apoio de muitos softwares livres para reforço da segurança.

 

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Todos nós sabemos que qualquer programa de computador tem suas falhas e que dependendo da importância deste programa tais falhas são usadas por indivíduos que buscam ou atrapalhar os usuários de tais programas ou usar os dados presentes nos mesmos para beneficio próprio. Com a crescente disseminação de sistemas para educação a distância quais são as falhas que podem ser aproveitadas por indivíduos mal intencionados ou até mesmo os próprios estudantes querendo burlar as formas de aprendizado ou até mesmo acabar com a ferramenta de ensino. É sobre isso que irei falar em meu trabalho, apresentando possíveis falhas e seus impactos e utilizando muitas vezes o moodle como exemplo.

 

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Uma das maiores vantagens para os usuários de software livre é proveniente do fato de que a liberdade de acesso ao código-fonte permite um fluxo constante no processo de atualização e correção de bugs. Softwares livres não são presos as suas empresas desenvolvedoras como são os softwares proprietários: geralmente existe uma gigantesca comunidade por trás da manutenção dos mesmos, organizada de tal forma que o reporte de erros/falhas promove a rápida solução de problemas. Esta característica faz do software livre uma alternativa muito segura na qual um usuário não está confiando apenas no nome de uma empresa proprietária, mas na expertise de desenvolvedores e interessados em todo o mundo. O Software Livre e sua filosofia podem minimizar os efeitos dos programas considerados nocivos, baseando-se na sua política de colaboração. No âmbito dos Sistemas Operacionais, por exemplo, o Windows é um dos mais visados atualmente por vírus, spywares e outros softwares potencialmente prejudiciais. Esses programas procuram coletar informações sobre o usuário, alterar as configurações do computador, comprometer o desempenho, excluir e danificar dados. Além disso, muitos sites como bancos, servidores de e-mails e redes sociais também podem ser atacados por essas aplicações. Permitir que vários usuários espalhados geograficamente possam contribuir no desenvolvimento do produto é uma das principais vantagens do Software Livre. Essa característica faz com que as discussões sobre segurança entre os desenvolvedores sejam mais frequentes e o produto tende a crescer com isso. A todo o momento, desenvolvedores e usuários verificam novas falhas e podem reportá-las imediatamente à comunidade de software livre ou corrigi-las diretamente. Cabe a toda a comunidade estar atenta às ameaças e desenvolver um produto seguro. Porém, até que ponto as pessoas devem se preocupar com a segurança na rede? No mundo da Internet, quebras de segurança ocorrem a todo instante e quase nunca a polícia consegue rastrear e punir os seus malfeitores. Dentre as invasões mais trágicas e assustadoras promovidas por hackers até hoje está o worm WANK (Worms Agains Nuclear Killers) que fez com que aparecesse um banner em todos os computadores do sistema da NASA, como um protesto contra o lançamento de uma sonda a Júpiter. Outro caso assustador foi a invasão ao CDUniverse.com, onde foram roubados 300 mil números de cartão de crédito por um hacker de codinome Maxim que exigiu 100 mil dólares como chantagem para destruir os dados.

 

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Muitas pessoas, mesmo com o avanço em números de softwares livres, ainda preferem utilizar softwares piratas. Há no mundo digital várias pessoas dedicadas somente a “crackear” jogos, softwares, sistemas operacionais entre outros. Isso leva à utilização desses pela grande maioria. A discussão é: será que isso leva realmente a uma inclusão digital democratizada? Porque a preferência pelos softwares piratas ao invés dos softwares livres. Esse artigo visa esse tema como discussão pretendendo analisar os reais motivos que levam as pessoas muitas das vezes a essas preferências.

 

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Usuários do Windows resistem à mudança de sistema operacional, embora a maioria utilize cópia ilegal. Este, apesar de popular, possui desvantagens: é menos seguro e estável. Os problemas encontrados na migração do sistema são: interface e incompatibilidade de programas. Isto pode ser superado através do Ubuntu e de emuladores, que permitem ao usuário do sistema livre utilizar programas incompatíveis. A ajuda do Linux e a quantidade de informações que são obtidas na internet facilita a adaptação.

 

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Em virtude da recente difusão de softwares livres no meio acadêmico, era de esperar que alunos estivessem familiarizados com programas gratuitos e de código aberto. No entanto, não é isso o que se reflete entre os estudantes. Este artigo relatará as opiniões mais comuns entre alunos de graduação da UFMG sobre softwares livres, obtidas em campo. Além disso, procurará explicar por que essa propagação ainda não se deu por completo, quais são as principais características que afastam o meio acadêmico dos softwares livres e criar meio de modificar tal situação.

 

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Introdução no tema e no universo de software livre. Diferenças entre software livre e software gratuito. Vantagens na utilização de software livre na sociedade atual. Porque empresas de países em desenvolvimento tem adotado este tipo de software. Programas mais populares e razões para tal popularidade. Previsões para o futuro do o universo de softwares livres.

 

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A popularização do software livre pode trazer benefícios não apenas para grandes empresas e para usuários experientes. Usuários iniciantes podem aprender de maneira prática a usar programas de código aberto e aproveitar suas diversas vantagens. Vários fatores possibilitam esse fato como por exemplo, interfaces mais amigáveis, maior acesso à internet entre outros. A partir disso, o usuário pode também passar a ser um colaborador para a comunidade de software livre.

 

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O software livre já é uma grande tendência entre os internautas. Trata-se de uma maneira barata e segura de se resolver problemas ligados à computação. No entanto, nem todos conhecem e, como conseqüência, não usufruem das vantagens oferecidas pelo software livre. Esse desconhecimento é comum principalmente entre as pessoas que trabalham ou estudam em áreas muito distantes da computação, como biológicas, por exemplo. Surge então a importância da divulgação, sem exageros, do software livre na própria universidade.

 

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Software Livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição, ou seja, significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem ter de pagar. Um programa é software livre se os usuários tem liberdade. Você deve também ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial. A diferença prática entre código aberto e software livre está em seus objetivos, filosofia e modo de agir, e não nos softwares ou licenças. De modo geral, as licenças que atendem à já mencionada Definição de Software Livre também atendem à Definição de Código Aberto, e assim pode-se que se um determinado software é livre, ele também é de código aberto, e vice-versa. O software gratuito, por si só, é um software que você usa sem precisar pagar. Você não tem acesso ao seu código-fonte, portanto não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente pode usá-lo, da forma como ele foi disponibilizado, enquanto o software livre é significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um possa alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem pagar. Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros. Enfatizamos, portanto que o software é um conceito de extrema importância no mundo da computação são inúmeras as vantagens dos softwares livre e um número cada vez maior de pessoas e empresas estão conhecendo suas vantagens, conseqüentemente, o software só tende a crescer e se tornará tão presente em nossas vidas a ponto de virar uma evolução da computação.

 

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O software livre incorpora novas formas e modelos de se fazer negócio na indústria  de software, tanto para empresas usuárias como fornecedoras, onde o software livre  oferece diversas vantagens estratégicas envolvendo aspectos técnicos, ideológicos,  sociológicos e principalmente econômicos, com foco diferente para cada grupo de  usuários. É notório também que independente de questões específicas, há por partes  dos gestores à vontade de sempre utilizar as redes de tecnologias predominantes.  Essas redes crescem por um sistema de realimentação positiva onde quanto mais  usuários possuir, maior é seu valor, que por sua vez atrai mais usuários. Apesar das  claras vantagens do software livre no ambiente empresarial, há uma resistência em sua adoção porque os gestores sentem que se assim o fizer, estarão deixando de  participar de uma rede muito forte, com a qual estão acostumados a se relacionar.  Essa é uma característica marcante do aprisionamento tecnológico imposto pelo  modelo de software proprietário, a quem não interessa que seja mudado.

 

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tema central do meu trabalho será a incerção do software liver nos smartphones. Hoje os aparelhos celulares têm uma capacidade de processamento de dar inveja no antigo K6-2, aparelhos como o Iphone 4 da Apple e Milestone da Motorola tem processador de 1GHz com mémoria RAM de 512 Mb. Vários aplicativos são programados no mundo todo para as plataformas de celulares disponiveis. Vejo que essa idéia, já existente, é um grande avanço na tecnologia e liberdade para o usuário moderno. Milhoes de usuários expert's adeririam à essa modalidade de software.

 

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Qual o poder exercido por companias estrangeiras nas decisões de questão nacional? Porque podemos confiar nas nossas eleições eletrônicas? Qual o software que é utilizado nas urnas eletrônicas? O que ele faz? Com essa pergunta, é possível descrever quão importante é questionarmos o software que o governo usa.

 

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O paradigma do código aberto é uma estratégia promissora para aumentar a maturidade, qualidade e eficiência das atividades de desenvolvimento de software. Esta observação, no entanto, não foi discutida em detalhe e é muito criticada pela comunidade de engenharia de software, cujas afirmações associadas com o código aberto parecem ser fracas e pouco articuladas. Este artigo propõe algumas reflexões e observações sobre a natureza do software open source. O objetivo é identificar os conceitos peculiares do código aberto, para distingui-los dos aspectos que podem ser igualmente aplicados em software proprietário.

 

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Os Softwares Livres facilitam a Educação a Distância nas Universidades, pois não têm custos e são bastante práticos. Aulas a distância são interessantes porque exigem menos tempo do aluno e na maioria das vezes são tão eficazes quanto as presenciais. Para uma boa Educação a Distância o aluno tem que ter interesse e dedicação.

 

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No artigo pretendemos discutir os benefícios e malefícios da era tecnológica para a educação. Com os computadores e, especialmente a internet, o acesso a conteúdos se tornou muito mais fácil. As pesquisas podem ser mais abrangentes e completas. No entanto, se não forem bem utilizadas, as ferramentas virtuais podem contribuir para a formação de uma geração pouco criativa e dependente dos meios tecnológicos.

 

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Quando a universidade divulgou o lançamento da plataforma moodle para seus alunos, muito se dizia sobre a evolução do ensino a distância e que desta forma, a universidade estaria facilitando a vida de seus alunos e modernizando seus serviços. Mas será que está plataforma traz somente grandes vantagens? Após algum tempo de uso do moodle pelos alunos, já é possível ouvir reclamações quanto à plataforma, especialmente quanto a usa organização e design. Basta explorar a plataforma por alguns minutos para se perder em meio a tantas janelas que abrem separadamente e em meio à quantidade de informações, distribuídas de forma confusa e apertadas umas as outras. Outra reclamação pertinente é o pouco uso da ferramenta pelos professores. Poucos usam e muitos não, e os que usam cobram que seus alunos fiquem atentos a ela, ou seja, não existe uma padronização. Outra questão que surge como ponto de discussão nesse tema é sobre as chamadas “matérias on-line”, ou seja, que são ofertadas e realizadas pelo moodle. Grande parte dos alunos buscam estas matérias como uma forma de ganhar créditos com facilidade, mas isso nem sempre acontece. Algumas “matérias on-line” são, de fato, mais simples, e trazem, por conseqüência, um aprendizado menor. Porém temos, cada vez mais, um número maior de “matérias on-line” onde o nível de exigência e igual ou maior que qualquer outra matéria presencial (aquela assistida dentro de sala de aula). Por outro lado, é fato que se houvesse uma maior organização por parte da Universidade, a plataforma moodle poderia otimizar o tempo de trabalho dos professores e melhorar as condições de estudo dos aluno, pois a evolução tecnológica dentro da educação pode trazer vantagens para todos. Conclui-se que desde que seja usada corretamente e que haja um “entrosamento” entre as normas da Universidade, a adequação dos professores e o correto uso dos estudantes, a plataforma moodle iria trazer muito mais vantagens para todos, que não teriam que se preocupar em criticar uma ferramenta que, a princípio, foi criada para ajudar a todos.

 

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O software livre, além de possuir diversas aplicações pedagógicas, hoje pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação e inclusão digital. Pois hoje em nosso planeta, o computador e a internet estão acessíveis a apenas 5 % de nossas crianças. Na utilização de softwares proprietários o licenciamento é necessário, pois a cada dia aumenta a fiscalização das fábricas em busca de seu único objetivo, a obtenção de lucros. Nesse caso, ficaria muito caro para qualquer empresa, e até mesmo o governo, adquirir todas as licenças necessárias. A Secretaria Municipal da Educação da cidade de Horizontina vêm demostrando com sucesso a adoção do software livre na educação. Primeiramente a escolha em adotar o software livre foi pela economia, onde se estruturaria apenas um laboratório de informática com softwares proprietários, optando por sistemas livres. Após a aplicação desses softwares, notou-se um conjunto de benefícios muito maior do que o que se havia imaginado antes, como um sistema seguro, de fácil interação, e provido de diversas ferramentas de cunho pedagógico. Inserir a escola na cultura da informação é equipá-la com um arsenal de recursos disponíveis, como o computador e a internet. Todavia, esses recursos têm valor apenas se tiverem o seu uso submetido a um tratamento pedagógico adequado. A educação municipal da cidade de Horizontina, após implantar toda e infra-estrutura vêm capacitando o corpo docente e demais funcionários no uso do computador com software livre, apresentando o arsenal que possui a distribuição Linux Edubuntu, fazendo com que o computador se torne uma extensão da sala de aula, e também oportunizando os primeiros contatos ao PC a funcionários das escolas. E todas essas facilidades sem a necessidade de pagamento de licenças. Basta instalar o programa e utilizar. As pessoas aprendem e se divertem.

 

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Qual tipo de ensino, ou método é o mais eficiente para o estudo de uma língua estrangeira, é uma  questão ainda controversa nos dias de hoje. Através desse estudo, pretendemos realizar um  mapeamento das estratégias dos alunos, identificar como estas afetam o processo de aquisição de  língua estrangeira ou segunda língua, de modo a possibilitar uma compreensão de como se dá esse  processo, numa tentativa de melhorar as relações em sala de aula, e a fim de promover um  aprendizado mais efetivo. De modo que o evento instrucional possa então ser direcionado a facilitar  a aprendizagem pela exploração das estratégias. Este trabalho tem também como propósito estudar certas características envolvidas no processo de  aquisição de segunda língua, em especial na aquisição da habilidade oral da língua. Desse modo, irá  focar sua atenção no aluno e como este atua no processo de aquisição de uma língua estrangeira.  Para isto iremos investigar as estratégias utilizadas pelos alunos de língua estrangeira em sua  aprendizagem no contexto da sala de aula. Além disto, analisaremos como as características e  crenças individuais dos alunos influenciam sua aquisição de língua estrangeira. Questionaremos se  há relação entre as características individuais do aluno (a serem definidas) e as estratégias  escolhidas por estes para aprender um novo conteúdo de língua estrangeira. O foco deste trabalho é o questionamento sobre como algumas características individuais (motivação, atitude e estilo) podem influenciar positiva ou negativamente no processo de aquisição  de segunda língua, em especial da capacidade comunicativa, e de que modo essas características  influenciam, ou não, na escolha de estratégias de aprendizagem por parte do aluno. Desse modo,  podendo trazer contribuições significativas para a compreensão do processo de aquisição de língua  estrangeira, podendo, assim, favorecer uma intervenção positiva nesse processo.

 

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Estudar e avaliar as ferramentas utilizadas pelo curso de alemão disponibilizado pelo Canal de Radiofusão alemão Deutsch Welle no que diz respeito à sua eficiência para os estudantes brasileiros da língua alemã. Seriam estas ferramentas adequadas ao estudante brasileiro? Abordariam temas e questões que pudessem ser atrativas para os estudantes e ao mesmo tempo fomentassem pontes de ligação entre a cultura brasileira e a alemã? A interculturalidade se faz presente de forma a facilitar a apreensão do idioma?

 

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O recente avanço das tecnologias de informação e comunicação vem propiciando um aumento da importância da educação à distância (EAD) em diversos setores da educação. O principal foco do trabalho será discutir as abordagens convencionais da EAD bem como sua evolução no contexto brasileiro. Além disso, serão listadas vantagens e desvantagens desta, considerando, por exemplo, critérios de referência de qualidade segundo o MEC.

 

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O artigo elaborado tratará da importância do software livre como ferramenta educacional, permitindo a inclusão digital e difusão da possibilidade de aliar a Educação com novas tecnologias.  O software livre como um sistema operacional robusto, econômico, que necessita de pouco suporte, seguro, mas que também exige apoio, infraestrutura e recursos humanos, que nem sempre os municípios podem oferecer.

 

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Bom todos nos sabemos da importância de se escrever bem , principalmente , nós , graduandos de letras e com as vantagens que o software livre nos oferece fica bem mais fácil . Hoje existem parceiros determinantes que colaboram bastante e nos fornecem um grande auxílio na escrita. Temos por exemplo a parceria da Underlinux um software livre que apoiá diversos assuntos como o EAD e as comunidades de texto livres. Com as comunidades de textos livres podemos divulgar promover e discutir nossos textos com varias pessoas ao mesmo tempo e com o software livre isso melhora , pois além de ser gratuito , ele auxilia na criação de blogs e promove eventos onde discutimos a escrita, o ensino a distancia , projetos de ciência ,entre outros. São eventos como este o UEADSL, o EVIDOSOL,e mais outros que nos dão a chance de melhorar cada vez mais a escrita e também nos coloca a par de assuntos de extrema importância para nós universitários.Com isso graças as vantagens e apoio de softwares livres afinamos nossa escrita,participamos de projetos importantes, contribuímos para a melhoria da educação e adquirimos cada vez mais experiências novas com a inserção da tecnologia na educação.

 

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O presente artigo busca instigar a reflexão dos usuários dos meios de comunicação  e disseminação da informação sobre o uso do software livre. A partir do avanço das  tecnologias da informação, o software livre obteve mais visibilidade, mas ainda falta  muito para desvendar e usufruir dos seus recursos disponíveis.

 
   
   
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