Colóquio Internacional

A herança de Arguedas

aos 40 anos de sua ausência

Justificativa

Este evento se organiza como um gesto de celebração e atualização da obra de José María Arguedas. Escritor, professor e antropólogo, este peruano cuja obra se encontra na vertente dos estudos literários e culturais latinoamericanos atuais, tornou-se uma referência para a compreensão das mudanças ocorridas no continente nas últimas décadas em razão dos conflitos gerados pelos processos modernizadores, que se deram especialmente em torno da migração e acelerada urbanização das cidades peruanas.

Por este motivo sua obra foi objeto de minucioso exame por parte de grandes estudiosos de nossa tradição crítica, como Ángel Rama, Antonio Cornejo Polar e Martín Lienhard, que se debruçaram sobre os fenômenos discursivos ocorridos na região andina, de onde provinha Arguedas, lugar em que uma antiga tradição oral, acossada pelo assédio das tecnologias da escrita, entrava em processos de acelerada transculturação.

Aos 40 anos de sua morte, este evento pretende identificar os caminhos de entrada aos acervos da narrativa andina peruana contemporânea, herdeira daquele escritor, bem como uma série de postulados através dos quais o texto arguediano não cessa de interrogar a crítica latinoamericana atual. Finalmente, é necessário recordar que este colóquio se apresenta como um dos primeiros eventos realizados em nosso país em torno da temática andina peruana e de Arguedas em especial, reunindo ainda poucos, mas importantes estudiosos da sua obra.

↵ voltar