Manual do Professor

Unit 1 – English Around the World


Lesson 1 – Yes, we speak English!

1) Apresente as ilustrações para os alunos e peça que eles conversem com um colega sobre o uso do inglês nestas publicidades. Questione-os porque o inglês é tão utilizado em publicidades e nome de lojas e restaurantes. Pergunte se eles já viram outras publicidades com palavras em inglês, se perto da casa deles existem lojas com nomes em inglês, etc. Você pode montar cartazes com outras publicidades e levar para a sala de aula.

Opção de atividade: Peça para os alunos selecionarem publicidades que apresentem palavras em inglês e montarem cartazes para serem afixados na escola.

2) Pergunte para os alunos se eles conseguem lembrar de palavras em inglês que utilizamos no nosso dia-a-dia. Anote as sugestões dos alunos no quadro. Se eles não se lembrarem a princípio, dê exemplos, como: shampoo, videogame, etc.

3) Peça para os alunos lerem o quadrinho do exercício 2, prestando atenção na palavra em inglês utilizada “Feedback”. Pergunte se eles já ouviram esta palavra e se já ouviram a sua tradução, “retorno”, sendo usada no mesmo contexto. Leve o aluno a perceber que algumas palavras em inglês são mais utilizadas em nosso país que a sua correspondente em português.

Opção de atividade: Leve como material de apoio xerox de quadrinhos ou tirinhas de jornais e, ou, revistas com balões em branco para que os alunos criem textos em português com palavras em inglês que utilizamos no nosso dia-a-dia.

4) No exercício 3, diga que os alunos serão dicionaristas e deverão ilustrar palavras em inglês que usamos em nosso dia-a-dia. Eles podem trabalhar em dupla para que haja cooperação.

5) No exercício 4, os alunos deverão substituir as imagens pelas palavras correspondentes, chame atenção que as palavras são de origem inglesa.

Dudu mora em Belo Horizonte e ele adora ir ao shopping center para lanchar no McDonalds. Hoje à tarde ele foi com o Alex e eles se divertiram muito. Eles comeram hamburguer e hot dog e tomaram milk shake. Aproveitaram para comprar o CD novo do Linkin Park e também uma calça jeans da hora. Depois eles foram para a casa do Dudu jogar videogame e andar de skate, mas só depois de assistir ao Disk MTV. Já era tarde quando a mãe do Dudu levou o Alex para casa em sua pick-up novinha. Amanhã será um novo dia!!!
6) O exercício “Search” deve ser feito em casa como Homework, pois é necessário que os alunos façam uma pesquisa em revistas, jornais e pelas ruas do bairro. Assim como os outros exercícios desta unidade, o objetivo é levar o aluno a perceber a influência do inglês na língua portuguesa, despertando, assim, a necessidade para o estudo da língua inglesa. Na próxima aula, verifique o resultado desta pesquisa.

7) Sugestão de projeto: Peça aos alunos que tragam para a próxima aula folhetos de promoções de supermercados que apresentem rótulos e embalagens de produtos com palavras em inglês. Na próxima aula, a sugestão é que em dupla os alunos confeccionem um folheto semelhante, recortando imagens dos folhetos que eles trouxeram. Os alunos deverão criar um nome para o supermercado em inglês.

Tema Transversal - Trabalho e Consumo: Ao trabalhar com publicidades é importante despertar a atenção do aluno para questões como o consumismo, a necessidade de ter uma visão crítica sobre anúncios e propagandas, quais são os recursos publicitários, etc.

Interdisciplinaridade: O professor de MATEMÁTICA poderá utilizar o folheto confeccionado pelos alunos para trabalhar com operações, descontos, frações, etc. O professor de CIÊNCIAS poderá utilizar o folheto, selecionando os produtos alimentícios para trabalhar prazo de validade, valor nutricional, forma de produção (natural ou industrializado), etc.

8) O exercício 5 tem o objetivo de mostrar ao aluno o resultado da influência e mistura de culturas e línguas diferentes. Sugerimos que o professor incentive seus alunos a fazer qualquer tipo de pesquisa que se refira à expressão musical brasileira nos países de língua inglesa e qual é a influência das músicas de língua inglesa no Brasil.

Música – Samba do Approach

A atividade deve ser conduzida da seguinte maneira:

a) Os alunos devem ler o texto e tentar completar com as palavras que estão no quadro. Algumas palavras repetem cinco vezes e esta informação se encontra ao lado de cada uma. Esta atividade pode ser feita em dupla ou individualmente.

b) Os alunos devem ouvir a música quantas vezes o professor achar necessário e verificar se o texto foi completado corretamente.