Login:

Senha:



 


Bem-vindos ao II Congresso Brasileiro de Retórica.

 

Representando a Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), tenho a alegria de dar as boas-vindas aos participantes do II Congresso Brasileiro de Retórica, a se realizar em Belo Horizonte, de 27 a 30 de agosto de 2012, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais.

A SBR foi fundada durante o I Congresso Brasileiro de Retórica, em setembro de 2010, em Ouro Preto. Assim, o II Congresso é o primeiro realizado, de fato, pela SBR, como sociedade acadêmica, com uma primeira diretoria eleita. O II Congresso dá continuidade ao anterior, buscando consolidar e tornar mais visíveis as pesquisas em uma área que tem crescido sobremaneira no Brasil e no exterior. As atividades na programação geral e as 176 comunicações indicam isso.

O nosso débito com instituições e pessoas que tornaram possível o II Congresso não é pequeno, muito ao contrário. Agradecemos aos professores e pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras, aos estudantes de graduação e de pós-graduação, pela presença e apresentação de trabalhos. Agradecemos às instituições de fomento à pesquisa, às sociedades acadêmicas, aos órgãos da UFMG  e a seus respectivos diretores, todos elencados aqui. Agradecemos aos pareceristas pela avaliação das propostas, bem como aos monitores e técnicos, pela divisão de tantas tarefas. Gostaria, ainda, de tornar público meu agradecimento aos membros da primeira diretoria e dos conselhos, especialmente a Narbal de Marsillac e William Menezes, pelo seu enorme empenho para resolver tantos problemas burocráticos na constituição e registro de nossa Sociedade, e aos membros do comitê organizador local do II Congresso, Helcira Lima, Jacyntho Brandão e Marcelo Marques, pela cooperação e apoio constantes.

É oportuno e estimulante lembrar que na cultura contemporânea a investigação em retórica adquire uma grande amplitude, requerendo a perspicácia e o empenho de pensadores de diversas áreas para o desenvolvimento de um campo de pesquisa importante e para a abertura de novas perspectivas, especialmente, no que diz respeito à interação com áreas correlatas. Isto porque, em parte, são muitos e de natureza variada os equívocos interpretativos que se fixaram historicamente e cuja correção exige análise cuidadosa.  Com todo esse fascinante trabalho pela frente, sejam bem-vindos tanto os convidados, quanto os que submeteram propostas de comunicação. Seja bem-vindos, também, os ouvintes, inscritos ou não. Com certeza, todos contribuirão para desenhar os contornos de uma disciplina que, por sua abrangência, exige o trabalho conjunto de muitos estudiosos.

Que tenhamos um congresso agradável e produtivo!

 

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica

 

 

 

 

logoCAPES.jpg logoFapemig.gif logoUFMG.jpg logoFAFICH.JPG LogoPoslit2.jpg

LogoCENEX.jpg

logoNEAM.JPG

 Archai.jpg logo_pgf.jpg  

logoSBR.jpg

  LogoFALE2.jpg sbec.gif

 

© 2014   II Congreso Brasileiro de Retórica Versão 11.01.13